Intipunku, a porta do sol em Ollantaytambo
Todo mundo conhece o famoso Intipunku localizado no topo de Machu Picchu. No entanto, poucos visitantes sabem que existe outro Intipunku no topo de uma das montanhas que cercam a cidade de Ollantaytambo. As fotos que podem ser obtidas de lá, com a nevada Verónica ao fundo, são incríveis. Para chegar até lá é preciso uma árdua caminhada de aproximadamente 3 quilômetros de subida. Este grande esforço vale a pena.
- O que é Intipunku?
- Localização
- Como chegar a Intipunku
- Mapa da rota
- A Porta do Sol
- A árdua caminhada
- Paisagens andinas
- Fotos do Intipunku em Ollantaytambo
- Clima
- Algumas recomendações
- Mais informações sobre a Porta do Sol
- Diferença entre o Intipunku de Machupicchu e o Intipunku de Ollantaytambo
- Perguntas frequentes sobre o Intipunku de Ollantaytambo
Intipunku – Ollantaytambo
Intipunku é uma palavra quechua que significa “Porta do Sol”. Há dois famosos “Intipunkus”: um no topo do sítio arqueológico de Machu Picchu e o outro no topo de Ollantaytambo (na comunidade de Cacchicata). Para chegar a esta última construção inca, você tem que escalar por cerca de 2 horas. Lá você pode obter fotos incríveis da ‘Porta do Sol’ e do Vale Sagrado dos Incas.
O que é Intipunku?
- O Intipunku é uma construção feita de pedras como centro de adoração aos deuses incas: as montanhas, o sol, as estrelas, a lua e a terra.
- Seu nome vem de uma palavra Quechua que significa ‘porta do sol’. Durante as manhãs e principalmente nos solstícios de verão, os raios do sol passam por esta porta, com aproximadamente 2,20 metros de altura e 1 metro de largura.
- Como no famoso Intipunku localizado em Machu Picchu, os incas realizavam cerimônias religiosas de grande importância. Através desta porta você tem uma vista espetacular da nevada Verónica, também chamada de Wakay Willka: lágrimas sagradas.
- Hoje o Intipunku de Ollantaytambo é uma atração turística raramente visitada por turistas porque não está incluída em um passeio tradicional. Você só pode ir lá sozinho. A entrada é gratuita. Claro, você deve fazer uma árdua caminhada de 3 quilômetros para chegar lá.
Localização
- Intipunku fica no topo de uma montanha no Vale Sagrado dos Incas, a 3.900 metros acima do nível do mar.
- Pertence ao distrito de Ollantaytambo (província de Urubamba), no topo da comunidade de Cachiccata.
- Geograficamente, situa-se acima das margens do rio Vilcanota. No topo destacam-se as vistas da nevada Veronica e Wakaywillca.
Como chegar a Intipunku
Para chegar a esta atração turística da cidade de Cusco, você deve seguir a seguinte rota:
- De qualquer parte da cidade de Cusco, você deve pegar uma minivan de transporte público no ponto de ônibus da rua Pavitos (no centro histórico de Cusco).
- A viagem até Ollantaytambo é de aproximadamente 60 quilômetros e dura 1 hora e 45 minutos (custa 10 soles). Uma vez nesta cidade, você deve pegar um moto-táxi até a comunidade de Cachiccata.
- A viagem de mototáxi até Cachiccata é de 6 quilômetros e leva quase 20 minutos. Chegando lá, basta fazer uma árdua caminhada morro acima até o Intipunku.
- A caminhada é de aproximadamente 3 quilômetros (2 horas dependendo do ritmo do turista). Fazer isso é grátis. A viagem de volta segue o mesmo trajeto da ida.
Mapa da rota Intipunku
A Porta do Sol
- O Intipunku tem uma estrutura semelhante a uma porta através da qual se tem uma vista espetacular das montanhas, especialmente a nevada Verónica, considerada sagrada pelos incas.
- Seu nome significa precisamente ‘Porta do sol’. Pela manhã, os raios do sol atingem suas estruturas de pedra. Além da porta, existem pequenas paredes de pedra com adobe que sustentam nichos onde eram colocados objetos sagrados em rituais sagrados.
- Para chegar à porta do sol, os incas construíram estradas que mais tarde se uniram à famosa rota dos incas, o qhapac ñan.
A árdua caminhada
- Para chegar à porta do sol, você deve fazer uma árdua caminhada de aproximadamente 3 quilômetros de subida. O ponto de partida é a comunidade de Cachiccata.
- A rota chama-se: “Trek Cachiccata – Intipunku”. O percurso dura de 2 a 3 horas, dependendo da condição física de cada turista.
- O percurso pedestre tem placas que indicam o caminho correto que leva ao Intipunku. Existem desvios que também levam às pedreiras de Qachiqata. Um pouco mais longe você pode chegar às cachoeiras Perolniyoc.
- A caminhada tem dificuldade média-alta. A caminhada é recomendada para turistas maiores de 8 anos que gostam desse tipo de caminhada.
- O trecho de volta segue o mesmo caminho da viagem de ida.
Paisagens andinas
- Uma vez no topo do Intipunku, você pode apreciar belas paisagens andinas, como: Verónica nevada, a cidade de Ollantaytambo, o rio Vilcanota, os terraços e campos cultivados do Vale Sagrado dos Incas e muito mais.
- É aconselhável levar uma câmera ou mesmo um drone com você. A entrada no Intipunku é gratuita. As melhores fotos podem ser tiradas bem cedo pela manhã. Por isso, é recomendável iniciar a caminhada às 5h da manhã ou até antes.
Clima
- No alto do Intipunku o clima é temperado frio com temperaturas que variam de no máximo 22ºC. (manhãs e tardes) a um mínimo de 0ºC. (à noite e de manhã cedo).
- As chuvas podem acontecer todos os dias do ano. No entanto, a possibilidade de chuva é mais frequente de novembro a março (principalmente em fevereiro). No resto do ano as chuvas são menos frequentes.
Algumas recomendações
- Durante a sua visita ao Intipunku, leve consigo sapatos confortáveis e resistentes . Também roupa cómoda e desportiva, bem como chapéu, protetor solar, repelente de mosquitos, poncho em caso de chuva, frutas, lanches, bebidas reidratantes e tudo numa mochila adequada.
- Leve dinheiro consigo, pois os vários serviços turísticos não aceitam cartões de crédito ou débito. Serviços de transporte e restaurantes só aceitam dinheiro em soles peruanos, não em dólares ou euros.
Mais informações sobre a Porta do Sol
- A entrada para Intipuku é gratuita.
- Não há passeios comerciais para este destino turístico. No entanto, você pode contratar um guia turístico profissional para acompanhá-lo durante a caminhada. Os preços variam de acordo com a agência de turismo escolhida ou a tarifa acordada com o guia turístico.
- O Intipunku de Machu Picchu é uma das construções mais incríveis da ‘cidadela inca’. Para chegar ao topo, você deve caminhar 1 quilômetro até o topo deste edifício. O Intipunku era a porta de acesso à cidadela inca na época dos incas. Hoje você também pode chegar lá pela Trilha Inca de 4 dias, assim como os incas faziam.
Diferença entre o Intipunku de Machupicchu e o Intipunku de Ollantaytambo
Detalhes | Intipunku de Machu Picchu | Intipunku de Ollantaytambo |
Ubicación | Sítio Arqueológico de Machu Picchu | Comunidade de Cachiccata em Ollantaytambo |
Altura | 2.745 m.a.s.l. | 3,900 m.a.s.l. |
Caminata | 1 hora de subida | 3 horas de subida |
Clima | Tropical temperado | Temperado frio |
Paisaje | Selva alta | Alto Andes |
Precio | Com o tour Trilha Inca para Machu Picchu | Gratuito |
Construcciones | Um grupo de edifícios de pedra esculpida com vista para Machu Picchu | Um portal de pedra esculpido pelos incas com vista para o Vale Sagrado |
Perguntas frequentes sobre o Intipunku de Ollantaytambo
O que significa Intipunku?
Intipunku é uma palavra quíchua que significa “porta do sol”.
Onde fica Intipunku?
O Intipunku está localizado no topo de uma montanha pertencente à comunidade de Cachiccata, em Ollantaytambo (a 61 quilômetros da cidade de Cusco).
A caminhada até Intipunku em Ollantaytambo é difícil?
Sim, a caminhada é uma subida em uma seção íngreme. A duração é de 2 a 3 horas, dependendo da resistência física da pessoa.
Quanto custa para visitar o Intipunku de Ollantaytambo?
Não há ingressos para o Intipunku de Ollantaytambo. A entrada é gratuita para todos os turistas.
Qual é a diferença entre o Intipunku de Ollantaytambo e Machu Picchu?
O Intipunku em Ollantaytambo tem vistas incríveis do Vale Sagrado dos Incas, enquanto o Intipunku em Machu Picchu oferece vistas panorâmicas da bela cidadela inca.
Qual é a altura do Intipunku de Ollantaytambo?
Intipunku está a 3.900 metros acima do nível do mar.
Como é o clima em Intipunku?
O clima em Intipunku é temperado frio com ventos fortes. A temperatura varia de 0ºC (à noite) a 16ºC (durante o dia). As chuvas podem ocorrer a qualquer momento, especialmente de janeiro a março.
Qual carro pegar para visitar Intipunku?
A primeira etapa é viajar de Cusco para Ollantaytambo. Para isso, é preciso pegar as minivans que saem da rua Pavitos. Em seguida, pegue um táxi ou moto-táxi até a comunidade de Cachiccata. Lá começa a caminhada.
É perigoso visitar Intipunku?
Não. A rota é dura, difícil, mas não perigosa. Recomenda-se seguir as trilhas marcadas com calçados apropriados e uma mochila com lanches, bebidas e o que considerar necessário.
Como ver o nascer do sol do Intipunku de Ollantaytambo?
Muitos turistas procuram ver o nascer do sol de Intipunku, um espetáculo natural incrível. Para isso, é necessário sair de Cusco por volta das 2h e começar a caminhada até Intipunku às 4h. Você poderá ver o nascer do sol aproximadamente às 6h.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Sun Gate!“
“Fomos de miniban até cachicata e depois caminhamos por uma trilha ascendente até o portão do sol, saímos bem cedo para ver o nascer do sol.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024