Machu Picchu: Intipunku ou Ponte Inca, qual escolher?
Machu Picchu oferece novas alternativas de aventura, como as rotas curtas de trekking para Intipunku e a Ponte Inca. Ambas são construções incas pouco conhecidas, mas foram de vital importância durante o período inca. Ambas eram usadas como pontos de controle para entrar ou sair da cidadela. Os dois locais podem ser acessados por meio de caminhadas por belas paisagens andinas. Os ingressos de entrada para os dois locais também incluem uma visita a Machupicchu pelo circuito 1, o circuito panorâmico. Saiba mais!
- As novas opções de aventura em Machu Picchu
- A caminhada até Intipunku, a Porta do Sol
- Caminhada até a Ponte Inca de Machu Picchu
- Visita ao Intipunku: circuito, preços e horários
- Visita à Ponte Inca: circuito, preços e horários
- Diferenças e semelhanças entre o Intipunku e a Ponte Inca
- Perguntas e respostas sobre a visita ao Intipunku e à Ponte Inca em Machu Picchu
A rede de estradas incas, o histórico qhapac ñan
As qhapac ñan eram as estradas históricas incas construídas pelo imperador Pachacutec no século XV para organizar melhor o império nascente de Tahuantinsuyo (império dos quatro reinos). As qhapac ñan cobriram mais de 30.000 quilômetros através da Cordilheira dos Andes, da costa e de parte da floresta tropical da América do Sul. Elas alcançavam extensas regiões do Peru, Bolívia, Equador, Chile, Colômbia e Argentina. Parte dessas estradas ligava Cusco a Machu Picchu. O acesso à cidadela inca era feito pelo Intipunku, o Portão do Sol, o ponto de controle de entrada e saída. Outro ponto de controle era a Ponte Inca, localizada na extremidade leste. Essas estradas ligavam a cidade inca a outras regiões da floresta amazônica, como Choquequirao ou Vilcabamba. Atualmente, tanto Intipunku quanto a Ponte Inca podem ser visitados por meio de dois ingressos diferentes: a) o ingresso para Machu Picchu com Intipunku e b) o ingresso para Machu Picchu com a Ponte Inca.
As novas opções de aventura em Machu Picchu
Em Machu Picchu, há novas opções de aventura que não existiam antes. São as caminhadas para o Templo da Lua e Intipunku. Com essas duas rotas, há seis caminhadas curtas no total dentro do recinto inca. As outras quatro são: a caminhada até Huayna Picchu, a caminhada até Huchuy Picchu, a caminhada até a montanha Machu Picchu e a caminhada até a Ponte Inca.
Todas as rotas de trekking em Machu Picchu podem ser feitas com diferentes ingressos, tais como: a) o ingresso para Machu Picchu com Huayna Picchu, b) o ingresso para Machu Picchu com Montanha, c) o ingresso para Machu Picchu com Huchuy Picchu, d) o ingresso para Machu Picchu com Templo da Lua, e) o ingresso para Machu Picchu com Intipunku e f) o ingresso para Machu Picchu com Ponte Inca.
Algumas rotas, como a que leva a Huayna Picchu ou à montanha Machu Picchu, estão abertas todos os dias do ano. No entanto, as outras rotas de trekking para Huchuy Picchu, Templo da Lua, Ponte Inca e Intipunku só estão disponíveis durante a alta temporada turística, de 1º de junho a 15 de outubro.
Além disso, as trilhas de caminhada para Huayna Picchu, a montanha Machu Picchu, a Ponte Inca, Huchuy Picchu e o Templo da Lua só estão disponíveis para visitantes maiores de 18 anos.
Todas as trilhas incluem uma visita ao sítio arqueológico de Machu Picchu por meio de um dos três circuitos disponíveis. As rotas para Huayna Picchu, Huchuy Picchu e o Templo da Lua são complementadas pela visita a Machu Picchu através do circuito 3. Enquanto isso, as rotas para a Montanha Machu Picchu, o Intipunku e a Ponte Inca são complementadas pela visita a Machu Picchu através do circuito 1.
A caminhada até Intipunku, a Porta do Sol
O Intipunku Trek é uma nova opção em Machu Picchu. Por muitos anos, a única maneira de visitá-la era por meio da Trilha Inca para Machu Picchu, que passa pelo histórico qhapac ñan até o topo da cidade inca pelo Portão do Sol. Posteriormente, tornou-se possível visitá-la livremente com o ingresso de entrada para Machu Picchu, embora essa opção tenha sido fechada mais tarde.
Em 2024, foi criado o ingresso Machu Picchu com Intipunku, que lhe permite fazer a caminhada de 2 quilômetros de subida da cidade inca até a “Puerta del Sol”. Essa rota também passa pelo qhapac ñan e é cercada por belas paisagens naturais. A rota é feita por caminhos de pedra construídos pelos incas. Do topo do Intipunku, você tem belas vistas panorâmicas de Machu Picchu.
O Intipunku é uma construção inca feita de pedras e composta por portões, paredes (posto de controle) e nichos para adoração ao sol. Os primeiros raios de sol chegam a ele com uma visão completa do sítio arqueológico e das montanhas ao redor.
A caminhada Intipunku está disponível para visitantes de todas as idades, pois as trilhas são muito seguras. No entanto, a visita turística só ocorre de 1º de junho a 15 de outubro, quando aumenta o número de visitantes a Machu Picchu.
O ingresso Machu Picchu com Intipunku permite que você faça uma caminhada até essa construção inca. Esse ingresso também permite que você complemente a experiência com uma visita ao sítio arqueológico pelo circuito 1, o circuito panorâmico.
Caminhada até a Ponte Inca de Machu Picchu
A caminhada até a Ponte Inca é uma opção fácil e aventureira para uma visita a Machu Picchu. A visita a essa construção inca sempre esteve incluída no ingresso de entrada. Entretanto, nos últimos anos, devido ao grande número de visitantes, foi criado um único ingresso que permite visitá-la.
O ponto de entrada para a Ponte Inca está localizado dentro de Machu Picchu, a apenas alguns passos da área da Casa do Guardião. Lá, os visitantes devem registrar sua entrada (bem como sua saída) e depois fazer a caminhada de quase 1 quilômetro ao longo de penhascos planos, mas assustadores. Os turistas podem chegar à Ponte Inca em apenas 30 minutos ou até menos.
A ponte inca é feita com uma base sólida de pedras e um grande tronco de madeira. Essas pontes eram características da época dos incas. Elas podiam ser facilmente removidas em caso de invasões. Em Machu Picchu, ela comunicava a cidadela inca com os reinos do leste, por meio de importantes cidadelas, como Choquequirao e Vilcabamba.
A caminhada pela Ponte Inca está disponível para visitantes com mais de 18 anos de idade. Embora os caminhos sejam seguros, há alguns trechos assustadores devido à proximidade de penhascos. A visita turística a essa construção inca só está disponível de 1º de junho a 15 de outubro, quando aumenta o número de visitantes em Machu Picchu.
O ingresso Machu Picchu com Ponte Inca permite a caminhada até essa construção inca. Esse ingresso também permite que você complemente a experiência com uma visita ao sítio arqueológico pelo circuito 1, também conhecido como circuito panorâmico.
Visita ao Intipunku: circuito, preços e horários
O ingresso para Machu Picchu com Intipunku permite que você faça a rota de trekking até o Portão do Sol. Ele também permite que você visite Machu Picchu pelo circuito 1. Esse circuito inclui a visita à Casa do Guardião, o melhor ponto de vista do sítio arqueológico. De lá, você pode ver as principais construções incas à distância, como: o Intihuatana, o Templo Principal, o cume de Huayna Picchu e muito mais. A visita ao Intipunku é aberta a visitantes de qualquer idade, portanto, é adequada para toda a família. A rota está aberta ao público de 1º de junho a 15 de outubro. Recomenda-se comprar o ingresso on-line com dois ou três meses de antecedência. Também é possível fazer a compra pessoalmente em Cusco, embora haja o risco de não encontrar disponibilidade.
O ingresso para Machu Picchu com Intipunku oferece tarifas promocionais para cidadãos da Comunidade Andina de Nações: peruanos, colombianos, bolivianos ou equatorianos. Também oferece descontos para estudantes universitários de graduação (menos de 25 anos). Por fim, oferece descontos para visitantes com menos de 18 anos de idade. Os menores de idade devem estar sempre acompanhados por uma pessoa maior de idade.
Esses são os horários de admissão:
- Grupo 1: entrada para Machu Picchu das 8h às 8h45 (rota disponível para todas as idades, mas somente na alta temporada, de 1º de junho a 15 de outubro).
- Grupo 2: entrada para Machu Picchu das 9h às 9h45 (rota disponível para todas as idades, mas somente na alta temporada, de 1º de junho a 15 de outubro).
- Grupo 3: entrada para Machu Picchu das 10h às 10h45 (rota disponível para todas as idades, mas somente na alta temporada, de 1º de junho a 15 de outubro).
- Grupo 4: entrada para Machu Picchu das 11h às 11h45 (rota disponível para todas as idades, mas somente na alta temporada, de 1º de junho a 15 de outubro).
Esses são os preços para Intipunku:
Entrada para Machu Picchu com Intipunku | ||
---|---|---|
Entrada para Machu Picchu | Estrangeiros | Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia (CAN) |
Adultos em geral | 152 S/. | 64 S/. |
Estudantes universitários | 77 S/. | 32 S/. |
Crianças com menos de 18 anos de idade | 70 S/. | 32 S/. |
Visita à Ponte Inca: circuito, preços e horários
O ingresso Machu Picchu com Ponte Inca permite que você faça a rota de trekking para essa construção inca pouco explorada em seus limites orientais. Ele também permite que você visite Machu Picchu pelo circuito 1, que inclui uma visita à Casa do Guardião, o melhor ponto de vista do sítio arqueológico e o melhor lugar para tirar a foto clássica. De lá, você pode ver ao longe as principais construções incas, como: o Intihuatana, o Templo Principal, o topo do Huayna Picchu, o Huchuy Picchu e muito mais. A visita à Ponte Inca só é permitida a maiores de 18 anos. A rota está aberta ao público de 1º de junho a 15 de outubro. Não é permitido atravessar a ponte, apenas observá-la de um mirante. Recomenda-se comprar esse ingresso on-line com dois ou três meses de antecedência. Também é possível fazer a compra pessoalmente em Cusco, embora haja o risco de não encontrar disponibilidade.
O ingresso para Machu Picchu com a Ponte Inca oferece tarifas promocionais para cidadãos da Comunidade Andina de Nações: peruanos, colombianos, bolivianos ou equatorianos. Também há descontos para estudantes universitários (com menos de 25 anos de idade). Visitantes com menos de 18 anos não são permitidos, portanto não oferecem esses descontos.
Esses são os horários de admissão:
- Grupo 1: entrada para Machu Picchu das 8h às 8h45 (rota disponível para maiores de 18 anos, mas somente na alta temporada, de 1º de junho a 15 de outubro).
- Grupo 2: entrada para Machu Picchu das 9h às 9h45 (rota disponível para maiores de 18 anos, mas somente na alta temporada, de 1º de junho a 15 de outubro).
- Grupo 3: entrada para Machu Picchu das 10h às 10h45 (rota disponível para maiores de 18 anos, mas somente na alta temporada, de 1º de junho a 15 de outubro).
- Grupo 4: entrada para Machu Picchu das 11h às 11h45 (rota disponível para maiores de 18 anos, mas somente na alta temporada, de 1º de junho a 15 de outubro).
Esses são os preços para a Ponte Inca de Machu Picchu:
Entrada Machu Picchu con Puente Inca | ||
---|---|---|
Entrada para Machu Picchu | Estrangeiros | Peru, Colômbia, Equador ou Bolívia (CAN) |
Adultos em geral | 152 S/. | 64 S/. |
Estudantes universitários | 77 S/. | 32 S/. |
Diferenças e semelhanças entre o Intipunku e a Ponte Inca
Trekking em Machu Picchu | Ponte Inca de Machu Picchu | Intipunku, o Portão do Sol |
---|---|---|
Excursão a Machu Picchu | Circuito panorâmico 1 | Circuito panorâmico 1 |
Foto clássica em Machu Picchu | Foto clássica em Machu Picchu da Casa do Guardião | Foto clássica em Machu Picchu da Casa do Guardião |
Horários de entrada | O ingresso oferece 4 horários de entrada: 8, 9, 10 e 11 horas. | O ingresso oferece 4 horários de entrada: 8, 9, 10 e 11 horas. |
Idade disponível | A visita à Ponte Inca está disponível apenas para visitantes maiores de 18 anos. | A visita ao Intipunku está disponível para visitantes de todas as idades. |
Distância e tempo aproximado de caminhada | Quase 2 quilômetros no total (1 hora de ida e volta). | Quase 4 quilômetros no total (2 horas de ida e volta). |
Tempo aproximado de visita em Machu Picchu | A visita ao circuito 1 leva cerca de 1 hora. | A visita ao circuito 1 leva cerca de 1 hora. |
Compra antecipada | Recomenda-se fazer a compra on-line com 2 meses de antecedência. | Recomenda-se fazer a compra on-line com 2 meses de antecedência. |
Construções incas incluídas em Machu Picchu | Inclui apenas a visita à Casa do Guardião em Machu Picchu. | Inclui apenas a visita à Casa do Guardião em Machu Picchu. |
Ruta disponible en temporada alta | Sim, rota disponível de 1º de junho a 15 de outubro de cada ano. | Sim, rota disponível de 1º de junho a 15 de outubro de cada ano. |
Perguntas e respostas sobre a visita ao Intipunku e à Ponte Inca em Machu Picchu
1) Quanto custa para visitar o Intipunku de Machu Picchu?
Esse ingresso custa 152 soles para adultos estrangeiros e 64 soles para adultos peruanos. Também oferece descontos para menores de 18 anos, estudantes universitários e cidadãos da Colômbia, Bolívia e Equador.
2) Quanto custa para visitar a Ponte Inca de Machu Picchu?
Esse ingresso custa 152 soles para adultos estrangeiros e 64 soles para adultos peruanos. Também oferece descontos para estudantes universitários e cidadãos da Colômbia, Bolívia e Equador.
3) Quanto tempo leva para visitar Intipunku?
Essa rota de trekking tem 4 quilômetros de ida e volta. O visitante leva em média 2 horas ou um pouco mais.
4) Quanto tempo leva para visitar a Ponte Inca?
Essa rota de trekking tem menos de 2 quilômetros de ida e volta. O visitante leva em média 1 hora ou um pouco menos.
5) A visita turística a Intipunku está disponível o ano todo?
Não, essa rota de trekking só está disponível durante a alta temporada turística: de 1º de junho a 15 de outubro.
6) A visita turística à Ponte Inca está disponível durante todo o ano?
Não, essa rota de caminhada só está disponível durante a alta temporada turística: de 1º de junho a 15 de outubro.
7) O acesso ao Intipunku é para todas as idades?
Sim, o Intipunku está aberto a visitantes de todas as idades.
8) O acesso à Ponte Inca é para todas as idades?
Não, a Ponte Inca permite o acesso somente a visitantes maiores de 18 anos.
9) O que é melhor: o Intipunku ou a Ponte Inca?
O Intipunku é uma rota mais aventureira com melhores vistas, por isso é considerada uma das melhores em Machu Picchu.
10) Qual é o circuito incluído nos ingressos para Intipunku e Ponte Inca?
Ambos os ingressos incluem o circuito 1 de Machu Picchu. Esse circuito inclui a visita à Casa do Guardião.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Um sonho que se tornou realidade“
“Foram quatro dias na Trilha Inca e chegar a Intipunku é uma experiência muito especial, com belas paisagens. Voltaremos em outro ano para fazer mais trilhas e visitar lugares que não conhecemos em Machu Picchu. Vale muito a pena.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, setembro 23, 2024