Machu Picchu: Quando o número de visitantes é maior?
Machu Picchu recebe cerca de 1,6 milhão de visitantes por ano. Ou seja, uma média de 4.300 pessoas por dia. Esse número pode aumentar em algumas épocas do ano e diminuir em outras. Os meses e dias de grande número de visitantes são conhecidos como a “alta temporada turística”. Esses meses variam de abril a outubro, mas principalmente em maio, junho, julho e agosto. Além disso, a cidade inca também fica lotada em feriados como o Natal (25 de dezembro) e o Dia de Ano Novo (1º de janeiro). Saiba mais sobre os dias e meses com o maior número de visitantes em Machu Picchu.
- Visitas diárias em Machu Picchu
- Alta e baixa temporada de visitas em Machu Picchu
- Capacidade dinâmica em Machu Picchu – O que é isso?
- Como obter ingressos para Machu Picchu na alta temporada turística?
- Outros serviços em Machu Picchu durante a alta temporada turística: trens, hotéis, etc.
- Perguntas e respostas sobre Machu Picchu na alta temporada turística
Por que a disponibilidade de ingressos para Machu Picchu é baixa?
Se você nunca ouviu falar de Machu Picchu antes, então ela está escondida sob uma rocha desde 1911. Machu Picchu está no topo da maioria das listas de viagens e foi escolhida em 2007 como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Isso faz com que, em alguns casos e em determinadas épocas, conseguir um ingresso para Machu Picchu seja muito difícil e até decepcionante. Especialmente nos meses de maio, junho, julho e agosto, que são considerados a alta temporada turística. A baixa disponibilidade de ingressos se deve à prevenção do tráfego excessivo de pessoas que pode causar o colapso da cidade inca. Apesar do desconforto com as baixas taxas de entrada, isso garante que Machu Picchu possa continuar a existir no futuro.
Visitas diárias em Machu Picchu
Todos os dias, cerca de 4.300 pessoas visitam as construções de pedra de Machu Picchu. Esse número de visitantes é distribuído em três circuitos, que podem ser feitos por meio de dez tipos de ingressos.
Além disso, um número diário de visitantes (cerca de 350, em média) acessa Machu Picchu pela rota de caminhada de 4 dias conhecida como Trilha Inca. Devido ao grande número de pessoas que chegam a Machu Picchu, esse é um dos destinos turísticos mais fotografados do mundo.
No entanto, isso também representa o risco de colapso do sítio arqueológico. Portanto, desde 2024, a visita a Machu Picchu foi reorganizada em diferentes circuitos. Estes são os dez tipos de ingressos para a cidade inca:
- Entrada Machu Picchu Clássica Foto
- Entrada Machu Picchu Clássico
- Entrada Machu Picchu Clássico Terraço inferior
- Entrada Machu Picchu templos inferiores
- Entrada Machu Picchu com Huayna Picchu
- Entrada Machu Picchu com a montanha
- Entrada Machu Picchu com Huchuy Picchu
- Entrada Machu Picchu com Intipunku
- Entrada Machu Picchu com a Ponte Inca
- Entrada Machu Picchu com a Grande Caverna
Alta e baixa temporada de visitas em Machu Picchu
Devido às temporadas de férias, principalmente nos Estados Unidos, Europa e América, os meses em que a maioria dos visitantes chega a Machu Picchu são maio, junho, julho e agosto. Esses meses são conhecidos como a alta temporada turística. O restante do ano é conhecido como baixa temporada turística. Saiba mais sobre as características de ambas as épocas do ano ao visitar a cidade inca:
- Alta temporada para o turismo em Machu Picchu – Machu Picchu fica mais lotada de visitantes, especialmente pela manhã. Isso significa que o acesso aos trens, ônibus e ao sítio arqueológico exige filas de 5 a 15 minutos. Os hotéis tendem a ser mais movimentados. O mesmo se aplica aos restaurantes. Os ingressos devem ser comprados com 2 a 3 meses de antecedência (on-line). Os meses de maio, junho, julho e agosto coincidem com a estação seca, quando há menos chuva, mas as temperaturas são mais baixas à noite.
- Baixa temporada turística em Machu Picchu – Machu Picchu é menos movimentada, especialmente à tarde. O acesso a trens, ônibus e ao sítio arqueológico é mais fácil. Os hotéis tendem a ser mais baratos. O mesmo se aplica aos restaurantes. Os ingressos devem ser comprados com 1 a 2 meses de antecedência (on-line). É possível até mesmo fazer compras de última hora. Janeiro, fevereiro e março coincidem com a estação das chuvas, quando as paisagens estão mais verdes.
Machu Picchu na alta temporada
Capacidade dinâmica em Machu Picchu – O que é isso?
Desde 2024, as autoridades de Machu Picchu autorizaram uma capacidade dinâmica na alta e na baixa temporada. Ou seja, na alta temporada, de 1º de junho a 15 de outubro, a capacidade máxima diária de visitantes é de 5.600 pessoas. O mesmo se aplica a feriados como Natal (25 de dezembro), Ano Novo (1º de janeiro) e Fiestas Patrias (28 de julho). No restante do ano, de 16 de outubro a 31 de maio, a capacidade máxima diária é de 4.500 pessoas por dia.
Os assentos dinâmicos permitem que mais visitantes tenham acesso a Machu Picchu nos dias de pico. Devido à disponibilidade limitada, os ingressos devem ser comprados on-line com dois ou três meses de antecedência. Caso contrário, há o risco de não conseguir encontrar ingressos, especialmente nos meses de alta temporada turística (maio, junho, julho e agosto).
Os ingressos estão à venda on-line. Os turistas que não conseguiram um ingresso podem comprar um dos mil ingressos disponíveis pessoalmente no vilarejo de Aguas Calientes (vilarejo de Machu Picchu). No entanto, a compra desses ingressos também se esgota rapidamente. Por esse motivo, o ingresso é emitido para o dia seguinte ao da compra. Isso também é mais frequente na alta temporada turística: maio, junho, julho e agosto.
Como obter ingressos para Machu Picchu na alta temporada turística?
- A alta temporada em Machu Picchu vai de junho a agosto e é caracterizada por um grande número de visitantes, ingressos para Machu Picchu esgotados (na maioria dos casos) e preços altos se você não reservar tudo com antecedência. Para obter ingressos para Machu Picchu na alta temporada, é preciso considerar o seguinte: horários de reserva, passagens de trem, hotéis e outros serviços adicionais, como guias e outros passeios.
Tipos de passagens e com que antecedência você deve comprar sua passagem:
Novos tipos de ingressos para Machu Picchu | Experiência | Compra antecipada em maio, junho, julho e agosto |
---|---|---|
Entrada Machu Picchu Clássica Foto | Oferece a experiência de Machu Picchu no circuito 1 (foto clássica). | 2 meses antes |
Entrada Machu Picchu Clássico | Oferece a experiência de Machu Picchu no circuito 2 (rota mais completa). | 3 meses antes |
Entrada Machu Picchu Clássico Terraço inferior | Oferece a experiência de Machu Picchu no circuito 2 (rota mais completa com foto no terraço inferior). | 3 meses antes |
Entrada Machu Picchu templos inferiores | Oferece a experiência de Machu Picchu no circuito 3 (rota real). | 2 meses antes |
Entrada Machu Picchu com Huayna Picchu | Ele oferece a experiência de Machu Picchu no circuito 3 (rota real) e a caminhada até a montanha Huayna Picchu (2 km). | 3 meses antes |
Entrada Machu Picchu com a montanha | Ele oferece a experiência de Machu Picchu no circuito 1 (foto clássica) e a caminhada até a montanha Machu Picchu (2,5 km). | 2 meses antes |
Entrada Machu Picchu com Huchuy Picchu | Ele oferece a experiência de Machu Picchu no circuito 3 (rota real) e a caminhada até a montanha Huchuy Picchu (1 km). | 2 meses antes |
Entrada Machu Picchu com Intipunku | Ele oferece a experiência de Machu Picchu no circuito 1 (foto clássica) e a caminhada até Intipunku, o Portão do Sol (2 km). | 2 meses antes |
Entrada Machu Picchu com a Ponte Inca | Ele oferece a experiência de Machu Picchu no circuito 1 (foto clássica) e a caminhada até a Ponte Inca (1 km). | 2 meses antes |
Entrada Machu Picchu com a Grande Caverna | Ele oferece a experiência de Machu Picchu no circuito 3 (rota real) e a caminhada até o Templo da Lua (2,5 km). | 2 meses antes |
Outros serviços em Machu Picchu durante a alta temporada turística: trens, hotéis, etc.
Bilhetes de trem para a alta temporada de Machu Picchu
Na alta temporada, as passagens de trem para Machu Picchu devem ser reservadas com 2 a 3 semanas de antecedência, pois se você não reservar a Trilha Inca com 6 meses de antecedência, a única maneira de entrar em Machu Picchu será de trem. Se não reservar as passagens com antecedência, poderá se decepcionar.
Hotéis na alta temporada em Machu Picchu
Se você vier na alta temporada, deve reservar seu hotel com antecedência, não apenas para encontrar um lugar, mas também para evitar as “tarifas de alta temporada”, que em muitos casos dobram ou até triplicam.
Perguntas e respostas sobre Machu Picchu na alta temporada turística
1) Quando a maioria dos turistas visita Machu Picchu?
A alta temporada turística é quando há o maior número de visitantes em Machu Picchu. Esses meses são maio, junho, julho e agosto. Coincide com os feriados nos principais países da Europa e nos Estados Unidos.
2) Quando a capacidade de visitantes aumenta em Machu Picchu?
Desde 2024, as autoridades de Machu Picchu autorizaram uma capacidade dinâmica na alta e na baixa temporada. Em outras palavras, na alta temporada, de 1º de junho a 15 de outubro, a capacidade máxima diária de visitantes é de 5.600 pessoas. O mesmo se aplica às datas festivas, como Natal (25 de dezembro), Ano Novo (1º de janeiro) e Fiestas Patrias (28 de julho).
3) Quando é a época em que menos turistas visitam Machu Picchu?
Janeiro, fevereiro e março são os meses em que há menos visitantes em Machu Picchu.
4) Como comprar uma passagem para Machu Picchu na alta temporada turística?
Se você deseja comprar uma passagem para Machu Picchu na alta temporada turística (maio, junho, julho e agosto), deve comprar a passagem on-line com 2 ou 3 meses de antecedência.
5) Com quanto tempo de antecedência devo comprar o bilhete Machu Picchu com Huayna Picchu durante a alta temporada turística?
Recomenda-se comprar esse bilhete on-line com dois ou três meses de antecedência. Caso contrário, você corre o risco de não encontrar disponibilidade.
6) Posso comprar um ingresso para Machu Picchu pessoalmente durante a alta temporada turística?
Os turistas que não conseguiram um ingresso podem comprar um dos mil ingressos disponíveis pessoalmente no povoado de Aguas Calientes (povoado de Machu Picchu). No entanto, a compra desses ingressos também se esgota rapidamente. Por esse motivo, o ingresso é emitido para o dia seguinte ao da compra. Isso também é mais frequente na alta temporada turística: maio, junho, julho e agosto.
7) Como é Machu Picchu na alta temporada turística?
Machu Picchu é muito movimentada, principalmente pela manhã. Há mais filas para entrar na cidade inca e embarcar nos transportes turísticos.
8) Em que horário é melhor visitar Machu Picchu durante a alta temporada turística?
Durante esses meses do ano (maio, junho, julho e agosto), é melhor visitar Machu Picchu à tarde, pois há menos tráfego de visitantes.
9) Como é o clima em Machu Picchu durante a alta temporada turística?
Na alta temporada turística (maio, junho, julho e agosto), o clima é seco, com pouca chuva e noites frias, especialmente na cidade de Cusco.
10) Tenho que comprar os serviços para Machu Picchu on-line durante a alta temporada turística?
Sim, assim como a taxa de entrada para Machu Picchu, na alta temporada turística você deve comprar bilhetes de trem, bilhetes de ônibus e reservas de hotel on-line com um ou dois meses de antecedência.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Lugar Sagrado“
“Um lugar mágico, místico e muito especial, que vale totalmente a pena. É melhor fazer isso com um “bom guia”, que o fará entender todo o simbolismo, a espiritualidade e a história do lugar, e você sentirá a energia por si mesmo.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, outubro 30, 2024