Há incêndios em Machu Picchu?
Desde a sua construção, o Santuário Histórico de Machu Picchu tem sofrido incêndios de várias escalas. Durante a invasão espanhola, por exemplo, o Templo do Sol pegou fogo. Em 2018, um pequeno incêndio florestal ocorreu na área ao redor da cidade inca. O fogo foi apagado alguns dias depois, graças à equipe de bombeiros de Cusco.
- Quantos hectares Machu Picchu cobre?
- Os incêndios podem ocorrer em Machu Picchu?
- Por que os incêndios ocorrem em Machu Picchu?
- Machu Picchu é seguro em caso de incêndio?
- Há bombeiros em Machu Picchu?
- Que espécies de flora e fauna podem ser afetadas pelos incêndios?
- Casos de incêndios perto de Machu Picchu Picchu
- Recomendações de segurança em Machu Picchu
- Perguntas e respostas sobre situações de emergência em Machu Picchu Picchu
Cidade inca de Machu Picchu
Desde sua descoberta em 1911, nunca ocorreu um incêndio dentro do sítio arqueológico de Machu Picchu. No entanto, os incêndios ocorrem frequentemente nas cidades que vivem ao redor do local. A razão? Na maioria das vezes são causados involuntariamente pelos camponeses. Todos os incêndios são apagados em poucos dias.
Quantos hectares Machu Picchu cobre?
- O Santuário Histórico de Machu Picchu cobre mais de 35 mil hectares de selva amazônica. Todo este imenso território é protegido pelo Estado peruano. Inclui várias espécies de flora e fauna.
- O sítio arqueológico de Machu Picchu está localizado dentro do Santuário Histórico. Em seus arredores estão as montanhas Huayna Picchu, Putucusi, Salkantay e muito mais.
Os incêndios podem ocorrer em Machu Picchu?
- Os incêndios são muito improváveis em Machu Picchu.
- Desde sua descoberta em 1911, nenhum incêndio foi registrado no sítio arqueológico.
- O Santuário Histórico de Machu Picchu corre maior risco de sofrer incêndios florestais. No entanto, isso não afeta de forma alguma o turismo no sítio arqueológico inca.
Por que os incêndios ocorrem em Machu Picchu?
- A maioria dos casos de incêndios em Machu Picchu são causados inadvertidamente por agricultores locais que queimam suas terras para plantar outros produtos agrícolas.
- As autoridades peruanas realizam continuamente campanhas de conscientização entre os camponeses das cidades próximas a Machu Picchu.
Machu Picchu é seguro em caso de incêndio?
- Machu Picchu é um local protegido pelo Estado peruano, por isso existem regulamentos que proíbem a queima de campos ao redor. Isso torna quase impossível um futuro incêndio na cidade inca.
- Se ocorrer um incêndio, o sítio arqueológico de Machu Picchu é protegido por seguranças em caso de acidentes. Eles são treinados para proteger a integridade dos turistas e dos monumentos arqueológicos.
Há bombeiros em Machu Picchu?
- A cidade de Machu Picchu não tem um quartel de bombeiros próximo. Em caso de incêndio, os bombeiros mais próximos ficam na cidade de Cusco.
- A entidade responsável pelo combate a este tipo de emergência é o Sernanp (Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado).
Grupo de pessoas que ajudaram a apagar o incêndio de 2018 em Machu Picchu
Que espécies de flora e fauna podem ser afetadas pelos incêndios?
Em caso de incêndios em Machu Picchu, a flora e a fauna do Santuário Histórico podem sofrer sérios danos:
- Urso de óculos – Espécie de urso nativa das florestas tropicais da América do Sul. É famosa por suas manchas pretas nos olhos (parecem óculos).
- Orquídeas – Planta com espécies de várias cores e tonalidades. Eles se distinguem principalmente por sua simetria bilateral. Em Machu Picchu existem mais de 400 espécies.
- Galo da Rocha – Ave nativa das florestas tropicais da América do Sul, cujo macho tem uma cor preta e laranja muito bonita. Foi declarada a ave nacional do Peru.
- Vizcachas – Roedor da Cordilheira dos Andes que se alimenta principalmente de ervas. Habitam principalmente regiões de altitude. Em Machu Picchu, eles podem ser vistos durante a Trilha Inca.
- Sachacabras – Pequeno mamífero cervídeo que habita a selva da Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Tem chifres e orelhas pequenas. Pode ser visto no Santuário Histórico de Machu Picchu.
- Molles – Espécies arbóreas cultivadas em abundância na Cordilheira dos Andes. Esta espécie pode atingir 15 metros de altura. É cultivada em abundância nos arredores de Machu Picchu.
- Eucalipto – Árvore com mais de 700 espécies distribuídas no mundo. É amplamente utilizado nas cidades que cercam Machu Picchu. Pode atingir até 60 metros de altura. Suas folhas são usadas como descongestionantes.
Casos de incêndios perto de Machu Picchu Picchu
Incêndio florestal em Collpani 2019
- Em agosto de 2019, ocorreu um incêndio florestal no setor Collpani, no distrito de Aguas Calientes. As chamas se espalharam por 20 hectares, mas não afetaram em nada o sítio arqueológico de Machu Picchu. O fogo foi extinto sem problemas. Este foi inadvertidamente iniciado na propriedade de um agricultor local.
Incêndio florestal a 5 quilômetros de Machu Picchu em 2018
- Em setembro de 2018, um incêndio florestal de médio porte ocorreu a 5 quilômetros do sítio arqueológico de Machu Picchu. A fumaça afetou o passeio normal dos turistas pela cidade inca. O fogo foi controlado após 2 dias e afetou apenas os campos e os eucaliptos da área.
Incêndio florestal na linha de trem Ollantaytambo – Machu Picchu em 2017
- Em outubro de 2017, ocorreu um incêndio florestal próximo ao setor de Cusichaka, na linha de trem Ollantaytambo – Machu Picchu. O fogo não afetou nenhum vestígio arqueológico, apenas as pastagens selvagens da área. O trânsito de turistas para Machu Picchu não foi afetado durante os poucos dias que durou o incêndio.
Dano causado por um incêndio perto do santuário histórico de Machu Picchu
Recomendações de segurança em Machu Picchu
- Entre as coisas que você não pode levar para Machu Picchu está qualquer objeto que possa causar fogo aberto que possa ameaçar a integridade das estruturas da cidade inca.
- Se ocorrer um incêndio nos arredores de Machu Picchu, colabore com os bombeiros e o pessoal encarregado dessas emergências. Eles são treinados para atuar em situações de emergência.
- Sob nenhuma circunstância, não use isqueiros ou cigarros dentro do sítio arqueológico. Esses objetos são proibidos em Machu Picchu.
- Dentro do sítio arqueológico de Machu Picchu existem sinais de saída e evacuação em caso de emergência. Obedeça calmamente às instruções e evacue o local Inca em caso de incêndio.
Perguntas e respostas sobre situações de emergência em Machu Picchu Picchu
1) Que emergências podem ocorrer em Machu Picchu?
Machu Picchu é um lugar seguro. No entanto, em seus setores remotos podem ocorrer incêndios devido às atividades agrícolas dos habitantes de Cusco.
2) Houve incêndios em Machu Picchu?
Sim, em 2017, 2018 e 2019 os incêndios florestais ocorreram em áreas distantes do Santuário Histórico de Machu Picchu. Esses incêndios foram extintos em tempo hábil.
3) Machu Picchu pode fechar para emergências?
Sim, emergências podem e causaram o fechamento inesperado de Machu Picchu. Em 2020, por exemplo, a emergência sanitária devido ao Covid 19, manteve o sítio arqueológico fechado por cerca de 1 ano.
4) Existem áreas seguras em Machu Picchu?
Sim, Machu Picchu tem áreas de evacuação em caso de emergência.
5) O que não é permitido levar para Machu Picchu?
Em Machu Picchu não é permitido carregar cigarros, isqueiros e qualquer instrumento que possa causar incêndios. Também não é permitido transportar material que ameace a integridade das pessoas ou do sítio arqueológico inca.
6) Machu Picchu é seguro para ir com crianças?
Sim, Machu Picchu é um lugar permitido para pessoas de todas as idades. As crianças podem desfrutar de um passeio histórico ao ar livre.
7) Qual é o maior perigo em Machu Picchu?
Machu Picchu possui áreas próximas a precipícios, mas que possuem cordas e implementos para garantir a segurança do visitante. No entanto, o maior perigo é a altura e o efeito sobre o físico das pessoas, especialmente para adultos mais velhos.
8) Pode ocorrer um incêndio durante minha visita a Machu Picchu?
Como em qualquer parte do mundo, podem ocorrer incêndios em Machu Picchu. No entanto, as autoridades adotaram várias medidas de precaução e orientação para visitantes e moradores locais.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024