Sítio Arqueológico de Huchuy Qosqo (Qaqyaqawana)
Huchuy Qosqo era um vilarejo localizado a mais de 3.550 m.a.s.l. em um pequeno platô no topo de uma montanha. Desse lugar, é possível ter belas vistas do outro lado do vale, apreciar montanhas cobertas de neve de beleza exuberante, como a montanha coberta de neve Pitusiray e, ao fundo dessa vista privilegiada, a cidade de Calca.
Sabe-se pelos cronistas que foi o Inca Wiracocha quem ordenou a construção da cidade de Huchuy Qosqo; diz-se que, em sua idade avançada, ele se sentiu cansado e quis deixar o governo e se afastar do movimento da capital do império de Tahuantinsuyo (Cusco) e buscar paz e tranquilidade nesse lugar; ela foi construída em um território ocupado por vários assentamentos humanos que, com o tempo, seriam dominados e incorporados ao império dos Incas. Um desses assentamentos deve ter sido exatamente em Huchuy Qosqo.
- Onde está localizado o Huchuy Qosqo?
- O que significa Huchuy Qosqo?
- Complexo Arqueológico Huchuy Qosqo (Qaqyaqawana)
- O que ver em Huchuy Qosqo (Qaqyaqawana)?
Edifícios no muro de pedra de Huchuy Qosqo
Onde está localizado o Huchuy Qosqo?
Huchuy Qosqo está localizado na comunidade rural de mesmo nome, a pouco menos de 5 km da cidade de Calca, no departamento de Cusco, no Vale Sagrado dos Incas; exatamente em um cume a 570 m acima da bacia do rio Urubamba (Vilcanota). A rota de Huchuy Qosqo é muito bonita; ao caminhar por suas trilhas, você poderá visitar algumas comunidades andinas, centros arqueológicos e desfrutar de belas paisagens. Muitas pessoas aproveitam a oportunidade para visitar Huchuy Qosqo em sua viagem a Machu Picchu.
O que significa Huchuy Qosqo?
Huchuy Qosqo significa “Pequeno Cusco”, mas também tem outros nomes; um seria Qaqyaxaqixawana e outro Qaqyaqhawana, este significa “de onde se observam os relâmpagos”; e, sem dúvida, é um bom nome, pois, estando 800 metros acima do Vale Sagrado dos Incas, você tem a oportunidade de ver o dramático espetáculo de luzes e sons, no momento em que os relâmpagos e os trovões descem do céu e se chocam contra o solo. Outros dizem que o local provavelmente era conhecido na época dos incas como “Caquia Jaquijahuana”.
Relâmpagos em Huchuy Qosqo
Complexo Arqueológico Huchuy Qosqo (Qaqyaqawana)
O recinto localizado em Huchuy Qosqo é chamado de Qaqyaqawana, um nome quíchua que se refere ao local onde o relâmpago é visto. Esse sítio arqueológico está localizado no terço superior da montanha chamada Qaqya (trovão) e exibe um dos trabalhos mais impressionantes de modificação topográfica por meio do uso de terraços, modulando as bordas de penhascos e ravinas verticais sobre o Vale de Vilcanota, culminando em plataformas que eram usadas como esplanadas cerimoniais, em torno das quais ainda podem ser encontradas várias estruturas arquitetônicas feitas de pedra e adobe. Materiais utilizados e trabalhados com grande critério, obtendo-se um fino acabamento.
Além disso, as estruturas do recinto estão distribuídas de tal forma que se assemelham arquitetonicamente à cidade de Cusco; é por essa razão que, no início do século XX, recebeu o nome de Huchuy Qosqo (pequena Cusco). Uma das características mais marcantes desse sítio arqueológico é o uso de material lítico combinado com adobe e lama. Isso demonstra o conhecimento e o domínio dos diferentes materiais de construção, usados com alta tecnologia, especialmente o adobe; as paredes construídas com esse material, com séculos de idade, ainda desafiam as fortes inclemências climáticas da área, os movimentos sísmicos e, é claro, a passagem do tempo.
Vista panorâmica do sítio arqueológico de Huchuy Qosqo
O que ver em Huchuy Qosqo (Qaqyaqawana)?
Aqui está uma lista do que você pode ver em Huchuy Qosqo; no momento, não é necessário ter um ingresso ou pagar para entrar em Huchuy Qosqo.
- Uma estrutura de três andares, sendo os dois primeiros em forma de poliedros regulares e o último andar feito de adobe. O recinto tem formato retangular e um enorme projeto arquitetônico.
- Um longo edifício retangular feito de paralelepípedos em uma plataforma eminente, esse edifício tem um grande número de portas voltadas para o vale.
- Você encontrará muitos outros recintos menores espalhados, a maioria dos quais em mau estado de conservação. Muito próximo a essas ruínas, você encontrará uma trilha inca orientada para Cusco. Há também alguns pequenos recintos soltos como postos avançados e postos de guarda localizados na borda do penhasco, a fim de ter a visão mais ampla possível do vale.
Janelas internas do recinto de Huchuy Qosqo
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Caminhada Huchuy Qosqo“
“Bela experiência, o circuito é único, pelas paisagens, pelas vistas panorâmicas e pelas montanhas ou Apus (espíritos das montanhas) que o cercam e o recebem. A entrada para o setor de Leon Punko é impressionante, você caminha por uma maravilhosa trilha inca até Huychuy Qosqo, um impressionante centro arqueológico.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024