Huayna Picchu e Machu Picchu em dias diferentes
Huayna Picchu é o destino mais popular entre os visitantes. O ingresso para a montanha Waynapicchu também dá acesso a Machu Picchu. Embora os horários disponíveis ofereçam a oportunidade de visitar os dois sítios arqueológicos, muitos turistas querem ter tempo para aproveitar essas atrações incríveis. É possível visitar esses dois sítios em dias diferentes?
- Diferença entre Machu Picchu e Huayna Picchu
- O ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu
- Horários de entrada em Huayna Picchu
- Huayna Picchu e Machu Picchu em dias diferentes
- Huayna Picchu e Machu Picchu em um único dia
- Recomendações
Caminhada pela montanha Huayna Picchu e Machu Picchu em dias diferentes
Diferença entre Machu Picchu e Huayna Picchu
Machu Picchu é a cidade inca construída na montanha de mesmo nome. Em quíchua, significa “Montanha Velha” e suas principais atrações incluem o Templo do Sol, o Templo do Condor, o Intihuatana, o Templo Principal e outros.
Huayna Picchu pode ser traduzido como “montanha jovem”. Essa montanha é a que aparece no final da cidadela nas fotos de cartão postal de Machu Picchu. Essa montanha não abriga apenas construções incas em seu cume. Também é possível encontrar um imponente templo no sopé da montanha. Esse templo é o Templo da Lua ou a Grande Caverna. Desde as mudanças feitas nos ingressos, você pode encontrar um ingresso exclusivo para esse local. Esse é o Machu Picchu + Templo da Lua, mas só pode ser feito durante a alta temporada oficial (01 de junho a 15 de outubro).
Sobre o Intihuatana
O Intihuatana é uma das atrações mais imponentes e importantes de Machu Picchu. É uma pirâmide ou ushnu, onde você pode encontrar construções do tipo imperial. Lá você também pode encontrar um dos mistérios de Machu Picchu, a presença de uma pedra esculpida que parece ser um calendário solar. Infelizmente, esse recinto é um dos mais danificados pela passagem do tempo. É por isso que, desde meados de 2024, os turistas estão proibidos de visitar esse local. Será impossível entrar no Intihuatana, pois nenhum dos ingressos permite a entrada.
Recurso | Huayna Picchu | Machu Picchu |
---|---|---|
Significado | Montanha jovem | Montanha antiga |
Localização | Ao norte da cidadela de Machu Picchu | A própria Cidadela |
Altitude | 2.720 metros | Cerca de 2.430 metros |
Dificuldade da caminhada | Alto, com degraus íngremes e seções verticais | Moderado, com estradas mais largas e menos íngremes |
Duração da caminhada | Aproximadamente 4 horas de ida e volta | Depende da rota escolhida dentro da cidadela |
Visualizações | Vistas panorâmicas da cidadela | Da própria cidadela e de seus arredores |
Atrações adicionais | Templo da Lua | Inúmeros templos, praças, terraços e estruturas incas |
Disponibilidade de ingressos | Muito limitado, geralmente esgotado com antecedência | Em geral, há mais disponibilidade, mas recomenda-se fazer reserva com antecedência |
O ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu
O ingresso para a montanha Huayna Picchu inclui a entrada para Machu Picchu. Esse é o ingresso que se esgota mais rapidamente. Apenas 400 pessoas entram em 2 grupos de 200 visitantes cada. Devido à alta demanda, a reserva deve ser feita com 3 meses de antecedência. Esse ingresso permite que você visite as duas atrações em um dia.
Horários de entrada em Huayna Picchu
Huayna Picchu Grupo 1: Horário 07:00 a.m. a 08:00 a.m.
Esse horário permite que você entre em Waynapicchu entre oito e nove da manhã (você pode entrar em Machu Picchu a partir das 7h). Depois de descer da “Montanha Jovem”, você pode permanecer na Cidade Inca até as 12:00 horas.
Huayna Picchu Grupo 2: Horário 09:00 a.m. a 10:00 a.m.
Esse horário permite que você entre em Waynapicchu entre dez e onze da manhã (você pode entrar e visitar Machu Picchu a partir das 9 horas). Depois de descer da “Montanha Jovem”, você pode ficar na Cidade Inca até as 14:00 horas.
Machu Picchu vista do topo da montanha Huayna Picchu
Huayna Picchu e Machu Picchu em dias diferentes
Para aproveitar Machu Picchu e Huayna Picchu com tempo e tranquilidade, é aconselhável fazer o passeio em dias diferentes. Dessa forma, você não terá pressa para visitar a “Montanha Jovem” e a Cidadela Inca no mesmo dia. Para isso, você deve reservar o ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu
Com os ingressos para entrar em Machu Picchu (Circuito Clássico de Machu Picchu). Esses dois ingressos permitem que você visite uma grande parte da cidadela inca. Esses dois ingressos têm os mesmos horários de entrada. No total, você pode encontrar 10 horários, vejamos:
- Grupo 1 – Horário de entrada das 06:00 às 07:00 horas.
- Grupo 2 – Horário de entrada das 07:00 às 08:00 horas.
- Grupo 3 – Horário de entrada das 08:00 às 09:00 horas.
- Grupo 4 – Horário de entrada das 09:00 às 10:00 horas.
- Grupo 5 – Horário de entrada das 10:00 às 11:00 horas.
- Grupo 6 – Horário de entrada das 11:00 às 12:00 horas.
- Grupo 7 – Horário de entrada das 12:00 às 13:00 horas.
- Grupo 8 – Horário de entrada das 13:00 às 14:00 horas.
- Grupo 9 – Horário de entrada das 14:00 às 15:00 horas.
- Grupo 10 – Horário de entrada das 15:00 às 16:00 horas.
Se você reservou sua entrada para Huayna Picchu, também pode fazer o passeio para Machu Picchu no mesmo dia. Entretanto, se você quiser ver e descobrir mais atrações que Machu Picchu tem a oferecer sem pressa, é aconselhável reservar sua entrada para Machu Picchu para o dia seguinte.
Huayna Picchu e Machu Picchu em um único dia
O ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu foi projetado de forma que o visitante tenha tempo para visitar os dois locais incas. A subida e a descida ao “Wayna” levam em média 3 horas e uma visita guiada a Machu Picchu leva duas horas. Portanto, o turista terá uma hora livre para explorar a Maravilha do Mundo por conta própria.
Para visitar Huayna Picchu e Machu Picchu em um dia, o Grupo 1 deve entrar na montanha Waynapicchu às 8h, pontualmente. É aconselhável entrar em Machu Picchu às 7h da manhã para aproveitar ao máximo o tempo. Depois de subir e descer o ‘Wayna’, você poderá fazer o passeio pela Cidadela Inca até as 12h.
É importante fazer esse passeio no início da manhã. É aconselhável passar a noite em Machu Picchu Pueblo para iniciar as atividades a partir das 6:00 da manhã e entrar precisamente às 7:00 horas. É aconselhável fazer o passeio nesse horário para apreciar parte do nascer do sol e fazer a subida em um clima mais ameno. Lembre-se de que você terá que optar por passar a noite em Machu Picchu Pueblo depois de fazer o passeio a Machu Picchu no primeiro dia.
Para visitar Huayna Picchu e Machu Picchu em um dia, o Grupo 2 deve entrar na montanha Waynapicchu às 10h, pontualmente. É aconselhável entrar em Machu Picchu mais cedo (9h) e fazer a visita guiada. Depois de subir e descer o “Wayna”, você poderá visitar a cidade inca até as 14 horas.
Muitas pessoas preferem essa hora do dia, pois a subida nesse horário permite uma vista sem neblina. Além disso, a caminhada é feita sob sol forte, por isso é importante usar e levar protetor solar e repelente de mosquitos. Você também poderá iniciar as atividades em um horário mais confortável, ideal para um café da manhã descontraído. Não se esqueça de reservar em ambos os horários o ônibus ecológico para chegar à área de acesso a Machu Picchu.
Recomendações
- Se quiser visitar os dois passeios em um dia, é importante acordar cedo e aproveitar o primeiro horário para entrar em Huayna Picchu. No caso de reservas para o ingresso do Machu Picchu Clássico, à tarde. Embora essa maneira possa ser muito cansativa.
- É importante observar que a entrada em Machu Picchu é apenas para pessoas com mais de 18 anos de idade (anteriormente era permitida para pessoas com mais de 12 anos de idade).
- Reserve sua entrada para Huayna Picchu com meses de antecedência devido à alta demanda. Especialmente na alta temporada (abril a outubro).
- Novamente, é melhor fazer todo esse passeio em dois dias.
- Se você não conseguiu o ingresso para Huayna Picchu, outra opção é reservar o ingresso para Machu Picchu + Montanha.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Vale a pena!“
“Certifique-se de reservar com antecedência e começar a conhecer a cidade a partir daí, pois é uma subida realmente exigente. Eu recomendo o retorno pela parte de trás, que é muito pouco visitada e tem muita magia.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 31, 2024