Huamanmarca, entrada para a selva de Cusco
No distrito de Huayopata, muito próximo de Santa María na província de La Convención. A apenas 40 minutos de Quillabamba, podemos visitar um sítio arqueológico, que na época dos Incas representou o ponto de partida para a selva. Huamanmarca tem vistas incríveis e estruturas típicas do império Inca.
- O que é?
- Onde se localiza?
- Como chegar a Huamanmarca?
- O que você vai encontrar?
- Alguns fatos importantes
- Custo de entrada
- Horário de atenção
- Algumas recomendações
- Perguntas frequentes
Huamanmarca – Santa Maria – Cusco
O que é?
Huamanmarca é um centro arqueológico inca. O nome deste recinto vem de duas palavras Quechua “huaman” e “marca” que significaria em espanhol “Terras do falcão”. Os restos dessas construções incas refletem que foi um importante centro cerimonial e provavelmente representou o início ou o ponto de partida para a selva.
Onde se localiza?
Está localizado no distrito de Huayopata, a poucos quilômetros do distrito de Santa María, na província de La Convención. De Cusco pode ser alcançado pela rota para Quillabamba, ou seja, subir até o passo de Málaga e descer até a selva de Cusco. Huayopata é um dos primeiros distritos que podem ser vistos depois de descer dos Andes.
Fica a exatos 172 km de Cusco, quase quatro horas de viagem. Depois de visitar essas construções, você pode visitar o bairro de Santa Teresa, visitar os banhos Termas de Cocalmayo e fazer a Rota do Café.
Huayopata é considerada a capital do chá orgânico. Obrigado Tea Huyro produção.
Como chegar a Huamanmarca?
Para chegar a Huamanmarca de Cusco é bastante simples. Você só tem que pegar um ônibus na Av. Antonio Lorena em direção a Santa María. A viagem é em estrada asfaltada, por isso é confortável. Huamanmarca fica a poucos quilômetros de Santa María.
O que você vai encontrar?
Uma vez em Huayopata, chegar a Huamanmarca é fácil. Fica muito perto da estrada principal. A estrada de acesso é feita por um caminho de paralelepípedos que leva diretamente à praça central. A maioria das estruturas que podem ser encontradas tem uma planta retangular, existem outras estruturas subterrâneas e circulares.
A principal característica das paredes é que são feitas de pedras colocadas como tijolos e assentadas com barro. Como as construções incas em Cusco. Algumas pedras são esculpidas, outras são esculpidas com finos acabamentos. Os telhados eram de água dupla que deviam estar cobertos de ichu.
As construções nas proximidades da praça principal são estruturas de paredes duplas com nichos quadrangulares e trapezoidais. Há também algumas arquibancadas, plataformas e alguns muros de contenção. Além disso, você pode encontrar os restos de uma igreja colonial. No entanto, o lugar que atrai todos os olhos é o ushno circular.
Restos arqueológicos de Huamanmarca
Infelizmente, devido a saques e alguns incêndios, grande parte do sítio arqueológico foi danificada.
Alguns fatos importantes
- Este complexo foi descoberto por María Rostorowski em 1961. Ela ressalta que era um palácio construído pelo Inca Yupanqui durante seu governo.
- Durante o domínio espanhol era conhecido como Condormarca.
- Há registro de que era um centro administrativo que anexou as rotas de Cusco e aquelas que atualmente pertencem à Convenção, ou seja, a selva de Cusco.
- Pelos vestígios arqueológicos encontrados e pela arquitetura pode-se deduzir que foi um importante centro religioso.
- Edifícios do tipo imperial podem ser encontrados.
- Outra característica que lhe confere importância é que se encontra como ponto de conexão com outras cidades de importante apogeu durante o Tawantinsuyo.
- Atualmente, graças à Direção Regional de Cultura, conseguiu-se um bom restauro.
- Para que possa ser visitado, é claro, sem danificar o local e sem causar danos ou danificar os edifícios.
- Durante o mês de junho você pode ver o “Huamanmarca Raymi”.
Entre as muralhas de Huamanmarca, há uma pedra esculpida que representa uma cobra ou lagarto. Indicando que a partir desse ponto começou a entrada para a selva Tawantinsuyo.
Custo de entrada
O complexo arqueológico de Huamanmarca não possui ingresso. A entrada é gratuita.
Horário de atenção
O horário de visitação é das 8h às 17h. Recomenda-se fazer a visita durante a manhã e depois visitar outros pontos próximos, como as fontes termais de Cocalmayo ou visitar Quillabamba.
Algumas recomendações
- Recomenda-se roupas leves. Embora ao sair de Cusco seja necessário levar roupas quentes. O mesmo para a devolução.
- Tenha dinheiro.
- Traga seu DNI ou documento de identidade.
- Use protetor solar.
- Use um chapéu e, se possível, óculos de sol.
- Tenha repelente de mosquitos à mão.
- Tenha um poncho impermeável caso chova.
- Traga água ou uma bebida hidratante.
Perguntas frequentes
1. Onde está Huamanmarca?
Huamanmarca fica na selva de Cusco. Exatamente no distrito de Huayopata da província de La Convencion. Muito perto da estrada principal.
2. Você só pode visitar Huamanmarca com agências de turismo?
Não, mas é o mais recomendado. Se você contratar uma agência de turismo poderá aproveitar o passeio sem problemas de transporte e alimentação. Você pode até chegar a Santa Teresa sem nenhum problema.
3. O que levar?
É aconselhável trazer agasalhos e calçados confortáveis, além de dinheiro e documento de identidade.
4. Como está o clima?
Toda a província da convenção é considerada a “cidade do verão eterno”. Nas estações chuvosas, de novembro a maio tem uma temperatura de 12°C. a 28°C. Enquanto na estação seca, de junho a outubro tem uma temperatura de 14°C. a 32°C.
5. Quanto tempo dura todo o passeio?
Em uma viagem de Cusco pode levar aproximadamente 8 a 9 horas voltando para a mesma cidade. Se você sair de Quillabamba, levará apenas entre 2 ou 3 horas. Uma vez nesse local, recomenda-se visitar Santa Teresa e todas as suas atrações.
6. Quando ir?
É possível ir em qualquer época do ano. Mesmo que chova, é bastante refrescante devido ao calor. No entanto, não se esqueça do seu impermeável para evitar qualquer inconveniente.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024