Guia de viagem para Inti Raymi em Cusco
O Inti Raymi é um festival cultural comemorado todo dia 24 de junho na cidade de Cusco, Peru. Inti” significa “sol” e “Raymi” significa “sol”. Em outras palavras, esse festival é um ritual religioso em homenagem ao sol, cujas origens remontam a quinhentos anos da época dos incas. A partir de meados do século XX, os cidadãos de Cusco retomaram essa cerimônia, que havia sido reprimida no século XVI, quando o Vice-Reino do Peru foi estabelecido. Atualmente, essa celebração reúne milhares de pessoas, tanto peruanos quanto estrangeiros. Como é celebrada, quanto custa e qual é sua imensa história? E qual é a sua imensa história? Descubra tudo neste guia completo sobre o Inti Raymi.
- Inti Raymi, o festival do sol
- Como visitar Cusco durante o Inti Raymi?
- Inti Raymi e outras atividades na viagem a Cusco, Peru
- Perguntas e respostas sobre o Inti Raymi, o festival do sol
- É perigoso visitar Cusco durante o Inti Raymi?
- Como comprar um ingresso para o Inti Raymi?
- Como ver o Inti Raymi de graça?
- Quanto tempo dura o Inti Raymi?
- Qual é o melhor assento no Inti Raymi?
- Quando foi celebrado o primeiro Inti Raymi em Cusco?
- Como contratar um guia para o Inti Raymi?
- O Inti Raymi é adequado para pessoas de qualquer idade?
- Como é o clima durante o Inti Raymi em Sacsayhuaman?
- Quem é o responsável pela organização do Inti Raymi?
Inti Raymi e outras festividades em Cusco – O Inti Raymi é a manifestação cultural mais importante durante o período inca em Cusco, Peru. Sua origem remonta ao mesmo período inca, onde também era a festa mais importante, juntamente com o Capac Raymi (em dezembro). O Inti Raymi é comemorado todo dia 24 de junho, mas em todo o calendário de Cusco há muitas outras festividades de grande valor histórico. Destacam-se a procissão do Senhor dos Tremores (segunda-feira de Páscoa), a Festa de Corpus Christi (na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade), a festa em homenagem ao Senhor de Qoyllur Riti (entre o final de maio e o início de junho) e a festa da Virgem de Carmen de Paucartambo (entre 15 e 18 de julho), entre outras. Todas as festividades têm suas origens na época inca e colonial e são uma amostra da grande diversidade cultural de Cusco, no Peru.
Inti Raymi, o festival do sol
Definição de Inti Raymi
Inti Raymi são palavras quíchuas, a língua dos incas e de muitos habitantes de Cusco atualmente, que significam “Festival of the Sun” (Festival do Sol). Inti” significa “Sol” e “Raymi” significa “Festa”.
O Inti Raymi era o festival religioso mais importante do calendário inca, juntamente com o Capac Raymi, que era celebrado em dezembro. O festival do sol era celebrado em junho, durante o equinócio de inverno (entre 23 e 26 de junho, aproximadamente). Os astrônomos incas estavam cientes da proximidade do sol com a Terra e o adoravam como um novo ano solar.
No entanto, no século XVI, com a chegada dos espanhóis, essa festa religiosa foi suprimida e as celebrações cristãs foram estabelecidas em seu lugar. Em meados do século XX, o povo de Cusco voltou a dar significado a essa festa com uma grande encenação.
Hoje, o significado do Inti Raymi é revalorizar o passado inca pelo povo de Cusco. É mostrar a grande história dos incas para o mundo. Acredita-se que, nesse dia, a cidade de Cusco receba mais de dez mil visitantes.
Localização
O Inti Raymi é comemorado na cidade de Cusco, que foi a capital do império inca (Tahuantinsuyo). Naquela época, a “cidade sagrada” também sediava esse importante festival religioso.
Os palcos onde as apresentações são encenadas são três e têm muitas semelhanças com o Inca Inti Raymi (de acordo com várias crônicas do século XVI): o Coricancha, a Plaza de Armas de Cusco e a fortaleza de Sacsayhuamán.
No entanto, em toda a cidade, especialmente nas ruas do centro histórico, há festa por toda parte. Há festivais gastronômicos, feiras de artesanato e alegria em todos os cantos da cidade.
Quando é comemorado?
O Inti Raymi é comemorado todos os anos em 24 de junho. Essa data tem semelhança com o festival inca de Inti Raymi, que ocorria entre 23 e 26 de junho, no equinócio de inverno no hemisfério sul (quando o sol estava mais próximo da Terra no hemisfério sul).
Mapa
História do Inti Raymi
As origens do Inti Raymi remontam ao período mítico em que Manco Capac se estabeleceu no vale de Cusco (por volta do século XII). Embora seja mais uma lenda, presume-se que os incas honravam o sol por meio de oferendas e sacrifícios de lhamas. Essa festa gradualmente se tornou o moderno Inti Raymi, registrado nas crônicas de Guamán Poma de Ayala e do Inca Garcilaso de la Vega.
Em 1430 d.C., o então imperador Pachacutec reorganizou o festival Inti Raymi, tornando-o a principal cerimônia religiosa do Tahuantinsuyo. As crônicas afirmam que era um grande ritual liderado pelo próprio Inca e pelo sumo sacerdote que fazia pagamentos à terra, oferendas de centenas de lhamas, chicha, folhas de coca e pedras preciosas. O Inca Inti Raymi era muito maior e mais solene do que o festival moderno.
O Inca Inti Raymi durou vários dias, entre 20 e 26 de junho. Entretanto, seus preparativos foram muito mais longos. As pessoas que participavam da cerimônia tinham que manter dias de jejum, pois a cerimônia principal acontecia no Coricancha, o templo do sol.
Durante o Inti Raymi, a população de Cusco era alimentada durante todos os dias da festa. O Inca comemorava os sucessos do exército em suas novas conquistas. Os caciques e representantes de todas as regiões conquistadas eram convidados a admirar o grande poder do império inca. Dessa forma, eles demonstravam sua superioridade aos povos conquistados.
Para os incas, o Inti Raymi representava o renascimento do sol, um novo período anual em seu calendário. Também marcava a época da colheita, quando a prosperidade e o sucesso eram previstos para o novo ciclo do sol. Inclusive, como era costume nas festividades religiosas incas, as múmias dos governantes anteriores desfilavam pela cidade até seus palácios.
O Inti Raymi continuou a ser celebrado ano após ano até a chegada dos espanhóis no século XVI. A chegada dos europeus marcou um período de mais de cinco séculos de erradicação dessa grande celebração. Os aldeões que demonstravam o menor sinal de religiosidade inca eram severamente punidos como “pagãos”.
Até o século XX, em junho de 1944, depois de mais de cinco séculos, os cidadãos de Cusco (liderados pelo ator Faustino Espinoza Navarro, que interpretou o papel do Inca) reorganizaram uma encenação do festival Inti Raymi Inca. Eles basearam seu trabalho nas crônicas da época. O objetivo era revalorizar o passado inca e dar continuidade à tradição de seus ancestrais de Cusco.
Gradualmente, o Inti Raymi de Cusco ganhou popularidade em todo o mundo. O festival do sol foi tão importante para Cusco que hoje é um feriado não trabalhado em toda a região andina. Estima-se que nesse dia (24 de junho) a cidade receba cerca de 10.000 visitantes. É uma das manifestações culturais mais importantes do Peru.
Clima em Cusco durante o Inti Raymi
A cidade de Cusco sedia o festival Inti Raymi todo dia 24 de junho. Essa cidade andina peruana tem um clima temperado com noites frias. Em junho, o mês do Inti Raymi, o clima é ameno durante o dia, com pouca chance de chuva. A temperatura máxima pode chegar a 23ºC, enquanto as temperaturas mínimas noturnas podem cair para até 2ºC. Durante o Inti Raymi em Sacsayhuaman (14h), a temperatura pode chegar a 23ºC, portanto, é recomendável proteger-se do sol quente. Há pouquíssima chance de chuva durante o período do show.
As três etapas históricas
O Inti Raymi acontece em 24 de junho em três cenários históricos para os Incas e para o povo de Cusco:
- Inti Raymi em Coricancha – O show do Inti Raymi no templo de Coricancha é o primeiro, aquele que dá início ao festival do sol. O show começa às 9 horas da manhã e dura aproximadamente 45 minutos. O palco está localizado na esplanada do Coricancha. O público está localizado na avenida El Sol e nas ruas adjacentes, com vista para o palco. Em outras palavras, o evento é gratuito para o público. Apenas alguns visitantes que comprarem seus ingressos on-line terão acesso aos 200 assentos disponíveis. O espetáculo conta com cerca de trezentos atores e atrizes, interpretando o Inca, sua esposa, o auqui, as virgens do sol e muito mais. O espetáculo conta com música ao vivo e vocais de soprano. O drama conta a história da permissão do sol para iniciar o Inti Raymi em seu templo principal (o templo do sol).
- Inti Raymi na Plaza de Armas – O show do Inti Raymi na Plaza de Armas de Cusco é o segundo, aquele que reúne muitas pessoas em todas as ruas que cercam o antigo Inca Huacaypata. O palco é a praça inteira e sua piscina principal, onde uma plataforma é organizada para que o Inca conduza a cerimônia da folha de coca. O público pode ser encontrado ao redor da praça, nas ruas e nas varandas de restaurantes e bares com vistas preferenciais. O evento também é gratuito para o público. Não há assentos, apenas os espaços públicos que ficam lotados de pessoas três a quatro horas antes do espetáculo. O espetáculo também conta com trezentos atores e atrizes que realizam a cerimônia em homenagem ao sol. O Inca e sua esposa, a coya, desfilam pela praça sob os aplausos dos espectadores. O espetáculo começa às 11 horas e dura em média 45 minutos.
- Inti Raymi em Sacsayhuaman – O show Inti Raymi em Sacsayhuaman é o terceiro, o último e o mais importante show em homenagem ao sol. O show começa às 14h e tem duração média de 2 horas e 30 minutos. O palco fica no centro da esplanada, com as gigantescas paredes de pedra inca ao fundo. Somente as pessoas que compraram um ingresso on-line com meses de antecedência podem assistir ao show. Há assentos para cerca de 3.500 pessoas. Apenas algumas pessoas, se o fizerem com várias horas de antecedência, poderão assistir ao espetáculo de uma colina atrás dos espectadores. Esse espetáculo conta com cerca de 500 atores e atrizes, uma banda ao vivo e cantores sopranos. O espetáculo é em quíchua, o idioma dos incas, e mostra o inca conduzindo a cerimônia do fogo, a oferta de uma chama negra (simulação) e as ofertas de danças pelos membros dos quatro suyos ou regiões. O deus do sol prevê prosperidade para o império de Tahuantinsuyo, para a alegria de todos. No final da apresentação, o público pode entrar para tirar fotos com os atores e atrizes.
As três sedes do Inti Raymi
O show Inti Raymi em Sacsayhuaman é o principal, que oferece três grupos de assentos diferentes para o visitante:
- Tribuna vermelha em Sacsayhuaman – O ingresso para a tribuna vermelha em Inti Raymi é o mais procurado, pois oferece um espaço onde a sombra cai mais cedo do que nas outras tribunas. Esses assentos estão dispostos no lado oeste da plataforma principal na esplanada de Sacsayhuaman. Tem capacidade para cerca de 800 pessoas. Permite uma visão de perto a partir de uma perspectiva lateral do palco. É o ingresso com o custo mais alto. A compra é feita on-line com 2 ou 3 meses de antecedência, caso contrário você corre o risco de não encontrar disponibilidade. É recomendado para toda a família, incluindo crianças e idosos.
- Arquibancada laranja em Sacsayhuaman – O ingresso para a arquibancada laranja em Inti Raymi é um dos mais solicitados pelos visitantes, pois oferece o maior número de lugares disponíveis (cerca de 2.500 assentos) e permite uma perspectiva mais central e completa do show, já que os assentos estão dispostos ao norte do palco principal em Sacsayhuaman. Esse grupo de assentos não tem proteção contra o sol. É também o ingresso mais caro. Os ingressos também podem ser comprados on-line com um ou dois meses de antecedência, pois a disponibilidade geralmente se esgota rapidamente. Recomenda-se levar chapéu, boné, óculos escuros, protetor solar e água reidratante.
- Tribuna verde em Sacsayhuamán – O ingresso para a tribuna verde em Inti Raymi é o mais barato e o que oferece descontos para cidadãos peruanos. Tem disponibilidade para aproximadamente 700 pessoas. Está localizada no lado leste do palco principal em Sacsayhuamán, com visão de perto, especialmente na entrada dos atores e atrizes, incluindo o Inca e sua esposa, a coya. Esse grupo de assentos não tem proteção contra o sol de Cusco, portanto, recomenda-se levar chapéus, óculos escuros, protetor solar, água reidratante e lanches. Os ingressos podem ser comprados on-line com um ou dois meses de antecedência. A disponibilidade é limitada, especialmente para visitantes peruanos que desejam comprar seus ingressos com desconto especial.
Ingresso de assento especial para o Coricancha – Além dos ingressos de assento especial para o Inti Raymi em Sacsayhuaman (assentos vermelho, verde e laranja), o Inti Raymi oferece um grupo de assentos para o primeiro show na esplanada do Coricancha (começa às 9h e dura 45 minutos). Esse ingresso custa aproximadamente US$ 40, dependendo se você comprar o ingresso no site oficial ou em uma agência de turismo autorizada. O assento oferece espaço para cerca de 250 visitantes. Todos os assentos oferecem lugares preferenciais para não perder o show inaugural do Inti Raymi. Recomenda-se comprar com dois ou três meses de antecedência, pois a disponibilidade é limitada e se esgota rapidamente.
Como visitar Cusco durante o Inti Raymi?
Como visitar Cusco?
Cusco está localizada na Cordilheira dos Andes, no Peru. A melhor maneira de visitá-la é por meio de um voo internacional para a cidade de Lima e, de lá, outro voo para a cidade de Cusco (aproximadamente 1 hora).
Para apreciar o espetáculo Inti Raymi, é necessário viajar alguns dias antes do dia 24 de junho, quando a festa acontece na cidade de Cusco. Alguns dias antes ou depois, o visitante pode visitar as atrações turísticas de Cusco, incluindo o Vale Sagrado dos Incas, a Montanha das 7 Cores, a Lagoa Humantay e, é claro, Machu Picchu.
O Inti Raymi em Coricancha
O primeiro show do Inti Raymi será realizado no dia 24 de junho na esplanada do Coricancha, na cidade de Cusco. Esse show é gratuito para todas as pessoas, sejam elas locais, peruanas ou estrangeiras. Por isso, desde as primeiras horas do dia (o show começa às 9 horas), o local se enche de pessoas sem deixar um bom espaço para apreciar o show para os visitantes que chegam uma hora antes.
Há a opção de comprar um ingresso para um dos assentos na frente da esplanada. Esses assentos permitem mais segurança e conforto, para que você possa se sentar em um lugar preferencial em vez de ficar em pé para assistir ao espetáculo.
Caso você não compre um ingresso, é recomendável ir à Avenida El Sol pelo menos duas horas antes do início do espetáculo. Dessa forma, você poderá encontrar um espaço melhor para não perder o show. O Inti Raymi em Coricancha dura aproximadamente 45 minutos.
O Inti Raymi na Plaza de Armas
O segundo show do Inti Raymi acontece na Plaza de Armas, também chamada de Huacaypata ou Plaza Mayor de Cusco. Esse show é gratuito para todos, sejam moradores locais, peruanos ou estrangeiros. Portanto, desde as primeiras horas do dia 24 de junho, os arredores da praça ficam lotados de pessoas que procuram obter a melhor vista do show.
Nesse show, não há ingressos ou assentos disponíveis para ninguém. Há apenas um palco com convidados, como prefeitos ou personalidades peruanas. Portanto, uma boa opção é solicitar, com meses de antecedência, uma reserva em um restaurante ou bar com varandas com vista para a praça e para o show do Inti Raymi.
Se o visitante puder chegar à praça de duas a três horas antes do início do show, ele poderá conseguir um espaço na multidão. Devido às multidões, é aconselhável ter cuidado com os pertences pessoais. O show começa às 11 horas e dura aproximadamente 45 minutos.
O Inti Raymi em Sacsayhuamán
O terceiro e último show do Inti Raymi é realizado na fortaleza de Sacsayhuaman, localizada a 1 quilômetro da Plaza de Armas de Cusco. Esse show, ao contrário dos shows em Coricancha e na Plaza de Armas, está aberto apenas aos visitantes com um ingresso. Infelizmente, os visitantes que desejarem comprar um ingresso no local não poderão fazê-lo, pois a disponibilidade é limitada.
Há uma opção pouco conhecida para assistir ao show do Inti Raymi sem ingresso. É possível ir a uma colina próxima à esplanada de Sacsayhuaman, que oferece vistas um pouco distantes, mas permite ver parte do show. Entretanto, essa colina é muito cercada pelos cidadãos de Cusco, que ocupam esse espaço até quatro horas antes.
A maneira mais segura de assistir a esse espetáculo em Sacsayhuaman é comprar um ingresso on-line e com antecedência. O site oficial para venda de ingressos é teleticket.com.pe/inti-raymi-2024. Outra opção é contratar o ingresso com uma agência de turismo autorizada, como a entradaintiraymi.com.
Preços atualizados do Inti Raymi
Esses são os preços para o show do Inti Raymi em Sacsayhuamán e, opcionalmente, para o primeiro show em Coricancha:
INGRESSOS PARA O INTI RAYMI | SACSAYHUAMAN | CORICANCHA + SACSAYHUAMAN | ||
ESTRANGEIRO | PERUVIANO | ESTRANGEIRO | PERUVIANO | |
Zona Verde | 125 USD | 52 USD | 170 USD | 78 USD |
Zona laranja | 195 USD | 195 USD | 240 USD | 240 USD |
Zona vermelha | 195 USD | 195 USD | 240 USD | 240 USD |
Passeios do Inti Raymi
Uma maneira segura de fazer o passeio ao Inti Raymi é contratar uma agência de turismo que ofereça tudo o que você precisa para uma visita segura: traslado do seu hotel, transporte turístico para o show em Sacsayhuaman, guia turístico profissional, box lunch e entrada em um dos estandes disponíveis: assentos vermelho, verde ou laranja.
Os passeios ao Inti Raymi são oferecidos por agências de turismo especializadas e com experiência nesse tipo de evento. A excursão pode custar de 200 a 300 dólares, dependendo do tipo de serviço. O itinerário do passeio pode variar, mas todos eles oferecem o show em Sacsayhuaman na companhia de um guia turístico profissional.
O que levar?
Se você for fazer uma excursão ou visitar o Inti Raymi em Cusco, recomendamos que traga o seguinte:
- Chapéu ou boné.
- Protetor solar.
- Óculos de sol.
- Telefone celular com ingressos ou ingresso impresso (para o show em Sacsayhuaman).
- Água para reidratação.
- Lanches.
- Carteira de identidade ou passaporte.
Comida, guia, transporte e muito mais
O passeio Inti Raymi já inclui alimentação (geralmente um box lunch), guia turístico bilíngue em espanhol ou inglês, serviço de transporte de Cusco para a fortaleza de Sacsayhuaman e taxas de entrada. Entretanto, os visitantes também podem adquirir esses serviços por conta própria, tomando as precauções necessárias.
Na cidade de Cusco, há muitos restaurantes de alta qualidade que oferecem o melhor da gastronomia peruana. Como o show em Sacsayhuaman começa às 14 horas, recomenda-se almoçar ao meio-dia.
O serviço de guia turístico só pode ser contratado on-line por meio de uma agência de turismo autorizada. No dia do show (24 de junho), não será possível encontrar um guia turístico disponível em Cusco ou no portão de Sacsayhuaman.
O serviço de transporte também pode ser contratado com uma agência de turismo ou por conta própria no dia do evento. A opção mais segura é pegar um táxi que o levará até o portão de entrada pela estrada Circunvalación. A outra opção é caminhar a partir da Plaza de Armas, subindo uma ladeira que o deixará um pouco cansado. A caminhada é em aclive e leva cerca de 1 hora.
Inti Raymi e outras atividades na viagem a Cusco, Peru
O Inti Raymi e Machu Picchu
Machu Picchu parece cheia durante todo o mês de junho, pois é um dos meses em que a maioria dos turistas visita a cidadela inca e, a propósito, aprecia o show Inti Raymi.
Por esse motivo, recomenda-se comprar o ingresso de entrada para Machu Picchu on-line e com dois ou três meses de antecedência. Caso contrário, não haverá disponibilidade. A compra é feita pelo site oficial (machupicchu.gob.pe) ou pelo site de uma agência de turismo autorizada (ingressomachupicchu.com).
O Inti Raymi e a montanha das 7 cores
A montanha das 7 cores, também chamada de montanha do arco-íris, é uma das melhores atrações turísticas de Cusco, juntamente com Machu Picchu. Em junho, o mês de Inti Raymi, a montanha também parece cheia de pessoas.
A grande vantagem de visitar essa atração turística natural em junho é que ela mostra claramente suas cores mais intensas. Nesse mês, além disso, o clima frio pode forçá-lo a levar luvas, gorros e qualquer coisa que o ajude a se proteger do vento gelado das montanhas nevadas de Cusco.
Definitivamente, a opção mais barata é contratar uma excursão com tudo incluído por meio de uma agência de turismo. Ir por conta própria é difícil, pois não há transporte público direto para a rota. Pegar um táxi será muito mais caro do que comprar uma excursão com tudo incluído.
O Inti Raymi e o Vale Sagrado dos Incas
O Vale Sagrado dos Incas é um dos melhores destinos turísticos de Cusco. Em junho, centenas de visitantes visitam seus sítios arqueológicos, como Pisac, Chinchero, Ollantaytambo, Maras ou Moray.
Em junho, o vale fica cheio de pessoas, mas suas paisagens são menos verdes do que o normal, pois é a estação seca, com pouca chuva, em toda Cusco. De qualquer forma, vale a pena visitá-lo.
Os turistas podem escolher um passeio com tudo incluído organizado por uma agência de turismo ou ir por conta própria. Para a última opção, pode-se partir do ponto de ônibus público em Pavitos (em direção a Pisac) ou Pavitos (em direção a Chinchero).
O Inti Raymi e a cidade de Cusco
A cidade de Cusco oferece muitas opções em junho, o mês de suas principais festividades (chamado de mês do Jubileu em Cusco). Durante todos os dias de junho, a cidade realiza demonstrações de danças, música, shows culturais e feiras gastronômicas ao longo de suas ruas históricas.
Entretanto, os visitantes não devem deixar de visitar as principais atrações turísticas, que são: a Catedral, Coricancha, Sacsayhuaman, Qenqo, Pucapucara e Tambomachay. No dia do Inti Raymi, o show principal será em Sacsayhuaman, mas o visitante não poderá visitar suas construções. Uma boa opção é contratar um City Tour em Cusco ou fazer a visita por conta própria comprando o Bilhete Turístico de Cusco (70 soles para estrangeiros e 40 soles para peruanos).
O Inti Raymi e as trilhas de caminhada em Cusco
Junho é o melhor mês para fazer trekking em Cusco. O motivo? Há muito pouca chance de chuva, o que facilita a caminhada.
As principais rotas de trekking em Cusco são: a Trilha Inca, a trilha Salkantay, a trilha Choquequirao, a trilha Lares ou a Inca Jungle. Somente a Trilha Inca de 4 dias tem disponibilidade muito limitada, portanto, o passeio deve ser reservado com 4 a 5 meses de antecedência. Em junho, o mês mais movimentado para o turismo, a disponibilidade para essa trilha se esgota muito rapidamente.
O Inti Raymi e outras atrações turísticas no Peru
Junho, o mês do Inti Raymi, é ideal para visitar outras atrações turísticas em Cusco e no Peru. Para organizar sua viagem adequadamente, recomenda-se reservar o dia 24 de junho para o Inti Raymi e os outros dias para conhecer o melhor do país sul-americano: o Cânion do Colca, Huacachina, Paracas, Arequipa, o Cânion do Colca e muito mais.
Fotos: Este é Inti Raymi
Perguntas e respostas sobre o Inti Raymi, o festival do sol
É perigoso visitar Cusco durante o Inti Raymi?
No dia 24 de junho, a cidade de Cusco parece estar lotada de visitantes. Embora a cidade seja muito segura, é aconselhável tomar cuidado com os roubos silenciosos de celulares ou carteiras. Isso é especialmente verdadeiro se você for aos shows em Coricancha e na Plaza de Armas. Recomenda-se levar sua mochila na frente e ficar de olho em seus bolsos o tempo todo.
Como comprar um ingresso para o Inti Raymi?
Você pode comprar uma passagem para o Inti Raymi pelo site oficial: teleticket.com.pe/inti-raymi-2024 ou com uma agência de turismo autorizada, como a entradaintiraymi.com. A compra deve ser feita com dois ou três meses de antecedência, pois a disponibilidade é limitada.
Como ver o Inti Raymi de graça?
Você pode ver o Inti Raymi gratuitamente nos shows em Coricancha (9h) e na Plaza de Armas (11h), que são gratuitos para todos. Em ambos os casos, recomenda-se ir ao local com horas de antecedência, para que você possa conseguir um espaço adequado. Opcionalmente, o show em Coricancha oferece assentos. O show na Plaza de Armas não oferece nenhum tipo de assento.
Quanto tempo dura o Inti Raymi?
O Inti Raymi em Coricancha começa às 9h e tem duração de 45 minutos. O Inti Raymi na Plaza de Armas começa às 11 horas e também dura 45 minutos. O show do Inti Raymi em Sacsayhuaman, o terceiro e mais importante, começa às 14h e dura aproximadamente 2 horas e 30 minutos.
Qual é o melhor assento no Inti Raymi?
O show Inti Raymi em Sacsayhuaman, o principal espetáculo, oferece três grupos de assentos para os visitantes que compram seus ingressos: assentos laranja, vermelho e verde. O assento laranja é considerado o melhor, pois permite uma visão mais central e completa do show.
Quando foi celebrado o primeiro Inti Raymi em Cusco?
O primeiro Inti Raymi Inca foi celebrado em 1430 por ordem do imperador Pachacutec. Depois, no século XVI, os espanhóis proibiram essa celebração por considerá-la pagã, até 24 de junho de 1944, quando os cidadãos de Cusco organizaram o primeiro Inti Raymi em Sacsayhuamán. Desde então, essa festa tem sido celebrada sem interrupção, exceto nos anos de pandemia.
Como contratar um guia para o Inti Raymi?
O ingresso para o Inti Raymi não inclui o serviço de um guia turístico, o que é recomendado, pois o espetáculo é em quíchua, o idioma dos incas. O guia é encarregado de traduzir e oferecer a melhor compreensão desse importante espetáculo. Você pode contratar um guia por meio de um tour com uma agência de turismo autorizada em Cusco.
O Inti Raymi é adequado para pessoas de qualquer idade?
Sim, o Inti Raymi é adequado para visitantes de todas as idades, incluindo crianças e idosos.
Como é o clima durante o Inti Raymi em Sacsayhuaman?
O clima na cidade de Cusco em 24 de junho é ameno, com dias muito ensolarados e poucas chances de chuva. As temperaturas podem chegar a 23 graus Celsius, especialmente durante o horário do show principal em Sacsayhuaman (começa às 14h). Recomenda-se levar chapéu, boné, protetor solar, água reidratante e o que considerar necessário.
Quem é o responsável pela organização do Inti Raymi?
A Emufec, empresa municipal de festividades e promoção do turismo de Cusco, é a entidade responsável pela organização do Inti Raymi todos os anos. Por meio de outras instituições, ela comercializa os ingressos para os espetáculos em Coricancha e Sacsayhuamán. Ela também é responsável pelo recrutamento de atores e atrizes, pela publicidade e pela organização completa do festival do sol.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Muita cultura e cor“
“Um show diferente dos demais, com muita música, cor, história e cultura. Os Incas foram um grande império, o maior de nosso belo continente.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024