Qual era a função de Machu Picchu?
Há muitas especulações e teorias sobre a construção e a função de Machu Picchu. Mas a maioria dos estudiosos concorda que era um lugar sagrado, onde seus habitantes adoravam os quatro elementos e outras entidades, animais e estrelas, que também consideravam deuses, especialmente o sol. Entretanto, muitos dos detalhes de sua construção ainda são mistérios não resolvidos, atraindo não apenas estudiosos, mas visitantes de todo o mundo.
- Local sagrado e refúgio do Inca Pachacutec
- Local para estudar o clima
- Fonte de produtos exóticos
- Observatório astronômico
- Principal centro urbano
- A casa das virgens do sol
- Centro agrícola
- Fortaleza na região da selva
O abandono de Machu Picchu
Até hoje, a verdadeira razão pela qual os incas abandonaram Machu Picchu ainda é desconhecida; como sabemos, os espanhóis nunca a encontraram. É possível que a guerra civil entre os irmãos Huáscar e Atahualpa tenha acabado reduzindo o suprimento de alimentos para a cidade. Outra teoria é que a cidade foi afetada por uma epidemia que matou grande parte da população, forçando o restante a se retirar para outras cidades. Não se sabe exatamente por que abandonaram Machu Picchu, o que se sabe é que Machu Picchu foi abandonada antes que os espanhóis pudessem chegar até ela, o que a preservou praticamente intacta e no esquecimento por mais de 400 anos, até que Hiram Bingham a redescobriu em 1911.
Local sagrado e refúgio do Inca Pachacutec
- Sabe-se que Machu Picchu era um local sagrado onde os incas adoravam seus deuses, como o sol, a lua, as montanhas e a terra. No entanto, esse não teria sido o único uso que lhe deram.
- Sabe-se que também era usado como uma espécie de retiro para o Inca Pachacutec e sua família, que verificavam seus domínios no lado oriental do império pelo menos uma vez por ano.
- Uma cidade que, devido à sua localização, tinha um clima ideal para o cultivo de uma enorme variedade de plantas, incluindo a folha de coca, que era comercializada com as tribos da selva amazônica.
- Mas a religião era o principal uso não apenas em Machu Picchu, mas em várias cidadelas em todo o império. Assim, em Machu Picchu, os incas construíram importantes construções de pedra dedicadas à adoração de seus deuses. Destacam-se o Templo do Sol, o Templo Principal, o Intihuatana, o Templo das 3 Janelas, a Rocha Sagrada, o Templo do Condor e outros.
Local para estudar o clima
- Todo o território de Machu Picchu é inundado por rios, formações rochosas (pedregulhos), nascentes e montanhas, que eram sagrados para os incas.
- Nesse local, os sacerdotes, além de adorar Inti (deus sol), observavam sua posição em relação aos quatro pontos cardeais, podendo determinar as estações climáticas do território.
- Presumivelmente, essa observação deve ter tido uma grande influência na decisão da localização da cidade, bem como na localização de cada um dos edifícios presentes nessa cidade inca.
- Compreender a cultura e a religião dessa civilização o ajudará a entender melhor os muitos mistérios dessa incrível e mística cidade de pedra.
Fonte de produtos exóticos
- A proximidade com a selva faz com que ela abrigue ecossistemas incríveis, que servem de habitat para inúmeras espécies de animais e plantas.
- A selva era a principal fonte de itens raros, altamente valorizados na simbologia inca, como penas coloridas, borboletas, pássaros, frutas e vegetais exóticos, bem como folhas de coca e outras plantas curativas e alucinógenas.
- A maioria deles entrava por aqui, em direção ao lado oposto do império, para ser usada em cerimônias religiosas e distribuída para os outros territórios (deles) do império.
Observatório astronômico
- Machu Picchu também é conhecida como a cidade entre as nuvens; situada entre a cordilheira dos Andes e a selva amazônica, ela oferece uma visão irrestrita da maioria dos eventos astronômicos conhecidos até hoje.
- O Templo do Sol, o Templo das Três Janelas e o Intihuatana são apenas algumas das estruturas que os incas construíram para observar o cosmos e que são dedicadas à maior divindade do império inca, o deus Inti ou sol.
- O posicionamento e o design das estruturas têm o objetivo de observar os fenômenos astronômicos que regiam a sociedade inca, seu calendário e suas estações agrícolas.
Principal centro urbano
- Machu Picchu gozava de total autonomia. Os residentes dessa cidade tinham suas principais necessidades amplamente atendidas. Estima-se que a cidade inca tinha uma população de 700 a 1.000 pessoas.
- Os terraços produziam alimentos suficientes para sustentar o Inca (em suas visitas esporádicas à cidadela), sua família, sua corte, os sacerdotes, as virgens do sol e todas as pessoas a seu serviço.
- Machu Picchu tinha um suprimento ininterrupto de água de fontes naturais (nascentes e rios das geleiras) na parte superior da cidade inca.
- Assim, Machu Picchu tornou-se o principal centro urbano da região leste do império inca. A cidade conseguiu sobreviver e representou a grandeza dessa civilização.
A casa das virgens do sol
- Em pontos importantes do império inca, foram criadas as Acllahuasi, casas onde viviam moças virgens de grande beleza consagradas ao deus sol. Elas eram escolhidas para serem sacerdotisas a serviço do Inca e dos deuses do império.
- Nem todas tiveram o mesmo destino, algumas foram escolhidas para serem concubinas do Inca, outras serviam ao sol nos templos e algumas foram até sacrificadas para obter o favor e a misericórdia dos deuses.
- Cerca de 170 esqueletos foram descobertos em Machu Picchu, dos quais 150 pertenciam a mulheres. A partir disso, presume-se que Machu Picchu também abrigava virgens dedicadas ao culto do sol, bem como a outras tarefas, como confecção de roupas, cerâmica e outras.
Centro agrícola
- A cidade inca possuía excelentes engenheiros hidráulicos, que puderam usar as fontes naturais de água para abastecer toda a cidade inca por meio de canais subterrâneos, que eram usados tanto para o consumo humano quanto para a agricultura.
- Na extremidade sul da cidade inca, conhecida como área agrícola, você encontrará vários terraços artificiais (andenería) onde a agricultura local foi desenvolvida.
- O principal produto cultivado em Machu Picchu era o milho. Além disso, havia uma importante produção de quinoa, pimenta, algodão, batata-doce, entre outros.
- Com a chegada dos espanhóis no século XVI, os habitantes de Machu Picchu abandonaram a cidadela inca. Seus terraços deixaram de produzir alimentos e se perderam na vegetação selvagem. Após sua descoberta em 1911 (pelo explorador americano Hiram Bingham), os terraços foram recuperados, mas para visitas turísticas.
Fortaleza na região da selva
- Machu Picchu foi projetada para ser inacessível a fim de proteger sua população, o Inca e sua família de possíveis invasores.
- Em seu auge, Machu Picchu era cercada por um muro de 6 metros de altura e 1,80 metro de largura, embora sua maior proteção estivesse relacionada à sua posição na montanha.
- Uma de suas construções mais importantes, porém menos conhecidas, é a Ponte Inca. Essa ponte de madeira estava localizada na fronteira leste da cidadela inca. No caso de invasões inimigas, a ponte podia ser retirada, impedindo o avanço do inimigo e a destruição de Machupicchu.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Um lugar fantástico“
“Machu Picchu é um lugar fantástico. O passeio foi acompanhado por um guia muito competente (Coco) que explicou todas as informações e a história do lugar. Quando você conhece sua função e história, fica ainda mais surpreso com todas as construções. Tudo correu muito bem.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024