A fortaleza de Sacsayhuaman
Sacsayhuamán é um dos edifícios mais incríveis do mundo. Pensa-se que começou a ser construído durante o governo de Inca Pachacutec no século XV. Acredita-Se que mais de 20 mil homens extraíram as pedras das pedreiras vizinhas, e a transportaram 20 quilômetros até a colina da cidade de Cusco. Hoje, estima-se que Sacsayhuaman conserva apenas 40 por cento de sua antiga estrutura. Mesmo assim, o site possui estruturas de até 125 toneladas de peso. Como os Incas construíram Sacsayhuaman com estruturas de um peso e tamanho improváveis para o tempo? Muitas perguntas ainda são um mistério. Aí reside a beleza deste sítio arqueológico.
- Onde está Sacsayhuaman?
- O que significa Sacsayhuaman?
- Como ir a Sacsayhuaman
- Arquitetura de Sacsayhuaman
- O que ver em Sacsayhuaman?
- Os Torreões
- As Muralhas (as presidências)
- As portas
- Suchuna (Rodaderos)
- Chincanas (túneis)
- Quanto custa visitar Sacsayhuaman?
- Sacsayhuaman – Galeria de Fotos
- Informações sobre Sacsayhuaman: tempo, horas e muito mais
- Perguntas e respostas sobre Sacsayhuaman
Fortaleza de Sacsayhuamán, a 4 km da praça principal de Cusco
Alguns estudos afirmam que Sacsayhuaman poderia ter sido construído por uma cultura pré-inca.
Onde está Sacsayhuaman?
O sítio arqueológico de Sacsayhuaman está localizado a 2 km ao norte da a praça principal de Cusco. Está localizado a 3.700 metros acima do nível do mar.
Estende-se por uma área de mais de 3 mil hectares, em uma colina cercada por montanhas. O local possui belas paisagens com abundante flora e fauna (destacam-se as lhamas e os falcões).:
O que significa Sacsayhuaman?
O termo Sacsayhuaman significa em quechua “lugar onde o falcão é saciado”. O nome é certamente devido à presença dessas aves. Presume-se que fosse uma fortaleza, embora se acredite também que ela poderia ser um centro cerimonial.
Devido à sua estrutura com um aspecto militar, os espanhóis, em sua chegada no século 16, teriam chamado isso de ‘fortaleza’. Quando o ataque espanhol foi repelido durante a rebelião inca em Vilcabamba, o local serviu como uma fortaleza inca.
Como ir a Sacsayhuaman
Sacsayhuaman está localizado a apenas 10 minutos da praça principal de Cusco (de carro) ou 45 minutos a pé. Outra opção é fazer um ‘City Tour’, que inclui transporte para este sítio arqueológico. A entrada é com o Bilhete Turístico de Cusco.
Arquitetura de Sacsayhuaman
A arquitetura em Sacsayhuaman tem edifícios sagrados, como edifícios residenciais, torres, santuários, armazéns, estradas e aquedutos. É por isso que a forma e a harmonia da paisagem são semelhantes a outros locais incas sagrados como Machu Picchu.
O muro principal de Sacsayhuaman é construído em ziguezague com pedras gigantes de até 5 metros de altura e 2,5 metros de largura (entre 90 e 125 toneladas de peso).
O lado sul é delimitado por uma parede polida de aproximadamente 400 metros de comprimento. O leste e o oeste são limitados por outras paredes e plataformas.
De acordo com o cronista peruano Inca Garcilaso de la Vega, Sacsayhuaman foi a maior obra arquitetônica que os incas construíram durante o seu apogeu.
O que ver em Sacsayhuaman?
Sacsayhuaman oferece uma vista incrível de Cusco. Você pode ver os cumes de Ausangate, Pachatusán e Cinca. Essas cimeiras foram consideradas sagradas para os incas. EO complexo arqueológico em si tem lugares muito surpreendentes, alguns deles com história e significado.
Os Torreões
Os torreões estão localizados sobre os muros em ziguezague. Eles são chamados de Muyucmarca, Paucamarca e Sallaqmarca. Sabe-se que neste lugar havia água abundante. Mesmo agora podemos ver os aquedutos.
Muyucmarca
Também conhecida como ‘La torre de Cahuide’. É um edifício enorme (hoje só existe a base) com um importante valor histórico. Sabe-se que o general inca Titu Cusi Huallpa (também chamado de Cahuide) pulou da parte mais alta para evitar ser aprisionado pelos espanhóis durante a resistência incaica de 1536.
Paucamarca
Os restos desta torre estão localizados a leste do sítio arqueológico. Segundo os cronistas, serviam para armazenar água. Atualmente está coberto de sujeira e provavelmente terá uma forma quadrada.
Sallaqmarca
Os restos desta torre estão localizados no centro de Sacsayhuaman. É interligado com as outras torres por túneis. Atualmente, apenas os alicerces das torres permanecem, pois foram destruídos pelos espanhóis durante a colônia.
Grupo de Recintos
Eles são quartos apoiados na colina a uma curta distância das torres. Eles são direcionados para a praça principal da cidade de Cusco. Eles estão interligados por portas trapezoidais.
As Muralhas
Esta área é formada por plataformas serrilhadas (ziguezague) cujas enormes paredes de calcário encaixam perfeitamente juntas.
Os historiadores afirmam que os primeiros espanhóis que viram essas paredes atribuíram sua construção a demônios. Ainda hoje, sua elaboração continua sendo um mistério.
O primeiro andar dos bastiões apresenta as paredes maiores. O maior deles pesa até 128 toneladas. Devido a isso e muitas construções formidáveis, Sacsayhuaman ganhou o título de um dos lugares mais misteriosos do planeta.
As portas
Encontram-Se na parte média e central dos baluartes. Têm forma trapezoidal e serviam de entrada para a área dos torreões. Cada porta tem seu próprio nome: Ajawanapunku, T’iopunku e Wiracochapunku.
Suchuna (Rodaderos)
Os rodaderos são uma formação natural de diorito de origem vulcânica. Com o passar dos anos, se moldou de forma arqueada, a modo de deslizadero (escorrega)..
O trono do Inca
O trono do inca ou K’usilluc Jink’ian (Onde se empina o macaco) é uma estrutura de pedra em forma de assento. Eles foram polidos simetricamente com tal perfeição que a dimensão do ‘Trono’ foi ganha.
Chincanas (Túneis)
As chincanas são túneis ou cavernas subterrâneas em Sacsayhuaman. Há dois, o menor mede cerca de 15 metros e se tornou uma distração para os viajantes. A grande está localizado ao norte do complexo..
Segundo a tradição oral, muitas pessoas tentaram encontrar o final do túnel maior sem sucesso. Mesmo alguns não conseguiram sair. Acredita-se que este túnel leva ao Coricancha (Templo do Sol). Atualmente, a entrada para esta chincana está fechada.
Quanto custa visitar Sacsayhuaman?
Para visitar Sacsayhuaman você precisa do Bilhete Turístico de Cusco. Este bilhete custa 70 soles. Além de Sacsayhuaman, permite a entrada em Qenqo, Pucapucara e Tambomachay. Não há ingresso exclusivo para visitar Sacsayhuaman.
Outra opção é contratar o serviço de um ‘City Tour Cusco’. Este serviço dura meio dia (5 horas). Inclui visita à Catedral, Sacsayhuaman, Qenqo, Pucapucara, Tambomachay e Pucapucara. O preço pode variar de acordo com a agência de turismo que você escolher. Em geral, varia de 30 a 60 dólares em serviço com tudo incluído.
Informação sobre Sacsayhuaman: tempo, calendário, preço
- Clima
Sacsayhuaman tem um clima seco e temperado. A temperatura média por ano é de 12°C. Há 2 estações durante o ano. A estação chuvosa (de novembro a março) apresenta maior quantidade de precipitação fluvial. A estação seca (abril a outubro) tem dias mais quentes e dias mais frios à noite. - Programações
Sacsayhuaman abre suas portas das 7h às 18h - Altura
Sacsayhuaman fica a aproximadamente 3.700 metros acima do nível do mar. - Dimensão
Sacsayhuaman é imenso. Abrange uma área de 3.093 hectares. - Construção
Foi remodelado no século XV por ordem do Imperador Pachacutec. Suas origens são incertas.
Perguntas e respostas sobre Sacsayhuaman
1) Sacsayhuaman está aberta o ano todo?
Sim, este sítio arqueológico permanece aberto todo o ano, exceto em casos de emergência, como desastres naturais ou protestos na área.
2) Existe um ingresso apenas para visitar Sacsayhuaman?
Não há entrada exclusiva para Sacsayhuaman. A entrada é com o Bilhete Turístico de Cusco que também inclui acesso a Qenqo, Pucapucara e Tambomachay.
3) Posso obter guias turísticos em Sacsayhuaman?
Sim, você pode obter guias turísticos no portão de entrada de Sacsayhuaman. Os preços variam de 15 soles ou mais por turista.
4) Qual é a construção mais famosa de Sacsayhuaman?
Sacsayhuaman tem construções famosas como as muralhas, os bastiões, as torres e muito mais. Também vale destacar a torre Cahuide, o trono inca, os escorregadores e muito mais.
5) O que Sacsayhuaman representa?
Sacsayhuaman é uma palavra que vem da palavra quíchua que significa ‘falcão satisfeito’. Isto porque esta ave abunda na área.
6) O que você pode fazer em Sacsayhuaman?
Em Sacsayhuaman você pode fazer um tour histórico da fortaleza inca. Além disso, há belas vistas da cidade de Cusco.
7) O que os incas fizeram em Sacsayhuaman?
Em Sacsayhuaman, os incas realizavam cerimônias religiosas de grande importância. O festival do sol, o Inti Raymi, também foi realizado lá.
8) Posso caminhar até Sacsayhuaman saindo de Cusco?
Sim, a rota da cidade de Cusco a Sacsayhuaman pode ser feita a pé da praça principal. Basta seguir a Rua da Resbalosa até chegar à Avenida Dom Bosco. A caminhada é de aproximadamente 40 minutos.
9) Qual é a melhor época para visitar Sacsayhuaman?
Os dias ensolarados da estação seca são bons para visitar Sacsayhuaman. Esta temporada vai de abril a outubro.
10) Há passeios para Sacsayhuaman?
Sim, o passeio mais famoso para visitar Sacsayhuaman é o ‘City Tour Cusco’. O custo varia de 30 a 60 dólares em serviço com tudo incluído. O custo varia de acordo com a agência de turismo que você escolher.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024