As festas jubilares de Cusco
Cusco era a antiga capital dos incas. Hoje, ao longo de junho, a cidade vive seus dias mais intensos e onde a população e os visitantes podem desfrutar de vários espetáculos. O dia principal é 24 de junho, a data em que o mundialmente famoso Inti Raymi acontece.
- Quais são as festas jubilares de Cusco?
- Principais atividades das celebrações de Cusco
- Como é Machu Picchu em junho?
Cusco celebra o famoso festival Inti Raymi todos os dias 24 de junho. Além disso, esse mês é a festa religiosa de Corpus Christi. Você também pode apreciar um show de dança, música e muito mais. Tudo acontece em junho, o mês do jubileu de Cusco.
Quais são as festas jubilares de Cusco?
- As festividades do Jubileu de Cusco são uma série de celebrações que acontecem todos os anos, principalmente em junho.
- Durante as férias, há muitas atividades como: o festival religioso de Corpus Christi, a festa do Inti Raymi (Fiesta del Sol), desfiles, shows de dança, música e muito mais.
- As celebrações acontecem a partir de maio e terminam em julho. No entanto, a maioria das atividades festivas e culturais ocorre em junho.
O Inca chegando na fortaleza de Sacsayhuaman para encenar o Inti Raymi
Principais atividades das celebrações de Cusco
O lançamento do mês jubilar de Cusco
- Normalmente, o lançamento das festividades do Jubileu de Cusco é feito a partir de um cenário de destaque do Inca Cusco.
- Nos últimos anos, este show foi realizado no Coricancha (Templo do Sol) .
- Neste evento, numerosos artistas são convocados, que realizam vários rituais e que é presidido pelo Inca, sua esposa e sua comitiva real.
Cerimônia de oferecimento à Pachamama
- É uma cerimônia que acontece no primeiro domingo de junho e é celebrada na Plaza de Armas de Cusco.
- A homenagem a Pachamama (a deusa da terra) é o início formal das festividades de Cusco e é realizada para invocar o bom desenvolvimento das festividades.
- É um evento gratuito e onde a população local e turistas participam.
Desfiles populares
- Ao longo do mês do Jubileu, as várias instituições de Cusco se vestem em trajes típicos multicoloridos para representar danças indígenas dos Andes.
- O show de dança é um show que pode ser apreciado livremente na Plaza de Armas de Cusco.
- Em Cusco existem muitas danças como: a) o carnaval de Cusco, b) o turkuy, c) a dança wallata, d) a dança ukukus, e) os pintassilgos e muito mais.
Cidadãos de Cusco prestam homenagem com desfiles e desfiles
Desfiles cívicos
- As diferentes instituições públicas e privadas de Cusco realizam desfiles cívicos durante o mês do Jubileu.
- O dia central ocorre em um domingo no final do mês, quando um desfile cívico acontece na Plaza de Armas da cidade.
- Durante os desfiles, o público poderá desfrutar de bandas que tocam músicas diferentes, incluindo músicas tradicionais de Cusco.
Ponte Q’eswachaka
- A cidade de Quehue, na província de Canas, conserva uma das tradições mais antigas do Peru. Esta é a cerimônia de renovação da ponte de suspensão Inca conhecida como ‘Q’eswachaka’ .
- Esta ponte característica do período Inca é renovada anualmente pelos habitantes através de uma cerimônia festiva. É considerada a última ponte inca usada até hoje: cruza o rio Apurímac.
- A renovação da ponte ‘Q’eswachaka’ é celebrada na segunda semana de junho. Há passeios de 1 ou 2 dias. No entanto, também é possível viajar sozinho com o transporte público (aproximadamente 3 horas de carro).
Corpus Christi
- O Corpus Christi é uma celebração religiosa que coincide com as festividades de Cusco . É um festival em que os principais santos e virgens da cidade são levados em procissão até a Catedral de Cusco.
- A celebração tem sua origem no tempo Inca, quando as múmias dos governantes incas foram levadas para a cidade. Esta tradição foi substituída por santos e virgens quando a conquista espanhola ocorreu.
- Atualmente a celebração é colorida e cheia de fé: danças e feiras de alimentos são realizadas . A celebração central acontece em alguma quinta-feira de junho (data móvel) com a entrada em procissão de todos os santos à Catedral de Cusco.
Partida dos Santos para a Plaza de Armas de Cusco em Corpus Christi
A cerimônia ritual do Inti Raymi
- O festival do Sol foi uma das principais celebrações ocorridas no império inca. É comemorado em 24 de junho, quando o solstício de inverno ocorre no planeta.
- Atualmente é comemorado com uma representação gigantesca das festividades incas em 3 cenários: a Plaza de Armas, o Templo de Coricancha e a Fortaleza de Sacsayhuaman.
- A cerimônia principal acontece em Sacsayhuaman, onde o Inca convoca os representantes dos quatro para adorar o Inca e o sol com um espetáculo de dança e música.
- A entrada para os shows do Inti Raymi na Plaza de Armas e Coricancha é gratuita, enquanto a entrada para o show de Sacsayhuaman está comprando uma entrada ou um passeio.
Palco do Inti Raymi nas celebrações de Cusco
Noite de luzes e som
- Dias antes de 24 de junho, o festival de luzes e som é realizado na Plaza de Armas de Cusco, que é caracterizada por um show de fogos de artifício e um show musical com vários grupos musicais.
- A noite de luzes e som é um espetáculo gratuito para os visitantes de todos os países, assim como para os próprios peruanos.
Kacharpari das festividades de Cusco
- Em julho, após a celebração do mês jubilar de Cusco, as festividades são encerradas com um espetáculo de dança e música conhecido como ‘Kacharpari’ (festa de despedida) .
- O tradicional Kacharpari é celebrado com um show de danças, bandas musicais, feiras de comida e muito mais.
Se você quiser visitar o Inti Raymi durante as festividades do Jubileu de Cusco; Adquira seu tour ou ingresso com antecedência. Se você quiser visitar Machu Picchu, você também deve comprar seu passeio ou ingresso com antecedência. O bilhete para Huayna Picchu precisa ser comprado 3 meses antes.
Como é Machu Picchu em junho?
- Junho coincide com a alta temporada do turismo em Machu Picchu. Naquele mês, a cidade inca é visitada por um número maior de visitantes em relação ao resto do ano.
- Para visitar Machu Picchu no mês do Jubileu, você deve comprar um passeio ou o ingresso para Machu Picchu com antecedência.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Cusco é uma festa“
“Eu visitei Cusco em junho e pude aproveitar toda a rica cultura que eles têm. Havia música e dança pelas ruas, todas típicas. Mas no dia em que fui ver o Inti Raima, fiquei surpreso com o show, dá uma ideia de como os Incas eram e de sua grande cultura. Tudo Cusco é uma festa e não houve dia que passe, sem ter visto algo espetacular, recomendo totalmente“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024