Fatos interessantes sobre o sítio arqueológico de Qenqo
Qenqo (3.580 metros acima do nível do mar) é uma das atrações arqueológicas mais importantes de Cusco. Está localizado a apenas 4 quilômetros da “Cidade Imperial” e a poucos metros de Sacsayhuaman, Tambomachay, Puca Pucara e outros importantes locais incas. Esse centro arqueológico deve ter sido de grande importância devido aos incríveis vestígios que ainda existem, apesar da destruição causada pelos espanhóis no local. Acredita-se que os deuses incas, como o sol, a lua, as montanhas e a terra, eram adorados nesse local. Até hoje, ainda existem muitos mistérios em torno desse lugar. Conheça 8 fatos interessantes sobre esse lugar incrível.
- Labirinto inca?
- Galerias subterrâneas
- Estrada pequena, estrada grande
- Anfiteatro
- Sangue ou chicha
- Intihuatana
- O Templo dos Macacos
- Sacrifícios humanos
- Como chegar lá?
- Horário de funcionamento
Estes são alguns fatos interessantes sobre o misterioso complexo arqueológico de Qenqo
Qenqo significa “labirinto” por causa das galerias subterrâneas sob suas estruturas de pedra. Assim como Sacsayhuaman, Tambomachay e Puca Pucara, é uma das principais atrações arqueológicas perto de Cusco. A entrada é feita com o ingresso turístico de Cusco.
Labirinto inca?
Qenqo (também conhecido como Kenko) é uma palavra quíchua (Q’inqu) que significa “labirinto”. Ela se refere às galerias subterrâneas em várias direções e aos canais em ziguezague na pedra. Esse nome foi dado pelos espanhóis após a conquista. O nome inca original é desconhecido. Embora a maioria de suas construções (aquedutos, terraços, caminhos, colcas e banhos litúrgicos) tenha sido destruída pelos conquistadores, ainda é possível apreciar a habilidade com que os incas esculpiram as pedras.
Galerias subterrâneas
Qenqo está localizado na atual colina de Socorro. Esse local cobre uma área de até 3.500 metros quadrados de terreno rochoso. Esse terreno era ideal para a construção de galerias subterrâneas, que são uma das principais atrações do local. Elas levam a várias áreas do complexo arqueológico. Assim como Puca Pucara e Sacsayhuaman, a existência desses túneis subterrâneos ou “chincanas” era de grande importância. Acredita-se, inclusive, que na fortaleza de Sacsayhuaman há um túnel que se conecta com o Coricancha (Templo do Sol).
Galerias subterrâneas Qenqo
Estrada pequena, estrada grande
O sítio arqueológico de Qenqo é dividido em dois locais de acordo com as estradas que levam a ele: a estrada pequena e a estrada grande. A primeira atravessa uma encosta do morro Socorro. A segunda é a mais longa, que fica no sopé da colina e leva de Sacsayhuaman a Pisac. O Qenqo grande inclui a maioria das construções turísticas atuais, como as galerias subterrâneas; o Qenqo chico, por outro lado, está quase totalmente destruído, exceto por algumas paredes de pedra esculpida e o layout urbano do local.
Anfiteatro
No mesmo estilo dos anfiteatros romanos, os incas construíram em Qenqo uma plataforma semicircular de 55 metros de comprimento cercada por nichos inacabados. No meio, há um enorme bloco de pedra (6 metros) de formato irregular erguido em um bloco retangular. A passagem esculpida que leva às galerias subterrâneas está localizada aqui. Embora seja popularmente conhecido como um anfiteatro, sua finalidade ainda é incerta. Presume-se que esse local deve ter servido como um centro cerimonial. A destruição causada durante a conquista não nos permite apreciar a verdadeira majestade do local.
Pedra esculpida onde eram oferecidos sangue e chicha
Sangue ou chicha
Como muitas culturas antigas, os incas ofereciam o sangue de diferentes animais para adorar seus deuses. Eles até mesmo faziam sacrifícios humanos. Entre os elementos mais usados para esses rituais estão o sangue de lhamas, alpacas ou chicha, uma bebida fermentada à base de grãos. Em Qenqo, há uma elevação rochosa que leva a uma escada de pedra esculpida até o topo. Ali, os incas trabalharam em um buraco que desce em ziguezague até se dividir em dois pontos, um para as galerias subterrâneas e outro que continua em declive. Presume-se que ali se oferecia chicha ou sangue de lhama.
Intihuatana
Uma das principais atrações da cidadela inca de Machu Picchu é o Intihuatana (“lugar onde o sol está amarrado”) ou observatório astronômico para calcular a posição do sol. Existe uma construção semelhante em vários sítios arqueológicos importantes, como Ollantaytambo e Qenqo. O último está localizado na base de uma rocha onde se destacam duas pequenas formações cilíndricas. Essa estrutura lítica deve ter servido como um observatório astronômico onde as mudanças de estação eram calculadas, bem como um santuário para o sol, a lua e as estrelas.
Intihuatana, uma estrutura que servia como observatório astronômico
O Templo dos Macacos
A 500 metros de Qenqo Grande, há algumas construções de rocha esculpida irregularmente chamadas Cusillachayoc, uma palavra quíchua traduzida como Templo dos Macacos. Essa rocha tem figuras zoomórficas em relevo, das quais se destacam as formas de cobras e macacos, que deram o nome ao recinto. Devido à destruição do local, muitas das estruturas principais estão deterioradas. Os restos de um conduto de água e a rocha cuja figura era provavelmente a de um puma podem ser vistos no local.
Sacrifícios humanos
Os incas realizavam sacrifícios humanos chamados “capacocha”. Em Qenqo, acredita-se que havia uma sala mortuária chamada “Sala de los sacrificios”. Essa plataforma esculpida em uma grande rocha se assemelha a um grande assento e está localizada nas galerias subterrâneas. Nessa estrutura, foram esculpidos pisos, paredes, tetos, nichos e outras formas nas quais, presume-se, ocorriam sacrifícios humanos e animais e embalsamamento. A sala mortuária é uma das áreas mais bem preservadas do recinto.
Salão do Sacrifício
Como chegar lá?
A partir da Plaza de Armas, são necessários cerca de 15 minutos de ônibus para chegar a Qenqo. Você pode contratar um City Tour ou um serviço particular. A pé, leva-se cerca de 50 minutos. A entrada é feita com o Bilhete Turístico de Cusco.
Horário de funcionamento
De segunda a domingo, das 07:00 às 18:00 horas.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Muito boa visita, perto da cidade!“
“O Qenqo oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. Possui um conduto rochoso com uma sala interna, com uma pedra semelhante a uma mesa que pode ter sido usada para sacrifícios e embalsamamento.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024