Machu Picchu 251 artigos
Emergências em Machu Picchu
Clique para classificar o artigo

Emergências em Machu Picchu: causas de fechamentos temporários

Machu Picchu é um destino turístico popular que nunca para. A cidade inca está aberta aos visitantes todos os dias do ano, inclusive aos domingos e feriados não úteis. O horário de visitação é das 6h às 17h, exceto nas montanhas e nas trilhas de caminhada. Essas são visitadas somente pela manhã. A única maneira de Machupicchu fechar suas portas é durante fechamentos temporários devido a emergências, como desastres naturais ou protestos sociais. Para saber mais sobre esses fechamentos!



Machu Picchu, a maravilha do mundo
Machu Picchu, a maravilha do mundo

Fechamento temporário da Trilha Inca para Machu Picchu
Os qhapac ñan eram uma rede de estradas construídas pelos incas para conectar a capital Cusco ao restante do vasto império. No total, havia mais de 30 mil quilômetros de estradas que atravessavam montanhas, costas, desertos e até rios. Uma parte dessa rede era a que ligava Cusco à cidade inca de Machu Picchu. Atualmente, 39 quilômetros dessa rota foram disponibilizados para que os visitantes cheguem a Machu Picchu da mesma forma que os incas faziam, através das altas montanhas seguindo as estradas reais. Esse é o passeio de 4 dias da Trilha Inca ou a versão reduzida de 2 dias (13 quilômetros). Ambas as rotas só podem ser feitas mediante a contratação de um passeio com uma agência de turismo. A Trilha Inca está disponível durante todo o ano, exceto no mês de fevereiro. Nesses dias, as autoridades fecham a rota devido às constantes chuvas.


Horário de visitação da cidade inca de Machu Picchu

Se você visitar Machu Picchu, saiba que a cidadela inca está aberta aos visitantes todos os dias do ano, incluindo domingos e feriados não úteis no Peru.

O horário de visita é das 6h às 17h. Não há visitas noturnas.

A maioria das trilhas de caminhada está disponível somente pela manhã. Durante todo o dia, você pode visitar a maioria de suas construções incas, como: a Casa do Guardião (foto clássica), o Templo do Sol, o Templo Principal, o Templo das 3 Janelas, a Rocha Sagrada, o Templo do Condor, o Salão dos Espelhos, as Fontes Sagradas, a Casa do Inca e muito mais.

A montanha Huayna Picchu está aberta para visitas turísticas das 8h às 11h. Montanha Machu Picchu, das 8h às 10h. Montanha Huchuy Picchu, do meio-dia às 14 horas.

A rota de trekking para a Ponte Inca está disponível das 8h ao meio-dia. A trilha Intipunku (Portão do Sol) também está disponível das 8h ao meio-dia. A rota de trekking para o Templo da Lua (Grande Caverna) está disponível das 8h às 11h.

Esses são os horários de visita de Machu Picchu de acordo com os diferentes tipos de ingressos:

  • Bilhete Machu Picchu Clássico Foto / Bilhete Machu Picchu Clássico / Bilhete Machu Picchu Clássico Terraço Inferior / Bilhete Machu Picchu Inferior Templos de Machu Picchu.

    • Horários de admissão: Grupo 1 (das 6 às 7 horas) Grupo 2 (das 7 às 8 horas) Grupo 3 (das 8 às 9 horas). Grupo 4 (das 9 às 10 horas) Grupo 5 (das 10 às 11 horas) Grupo 6 (das 11 às 12 horas). Grupo 7 (das 12 às 13 horas) Grupo 8 (das 13 às 14 horas) Grupo 9 (das 14 às 15 horas) Grupo 10 (das 15 às 16 horas).
  • Ingresso Machu Picchu com Huayna Picchu:

    • Grupo 1: para Machupicchu das 6h às 6h30 / para Huayna Picchu até as 8h. Horário 2: para Machupicchu das 9h às 9h30 / para Huayna Picchu até as 11h.
  • Ingresso Machu Picchu com montanha:

    • Horário 1: para Machupicchu das 6h às 6h30 / para a montanha até as 8h. Horário 2: para Machupicchu das 8h às 8h30 / para a montanha até as 10h.
  • Ingresso Machu Picchu com Huchuy Picchu:

    • Horário 1: para Machupicchu das 11h às 11h30 / para Huchuy Picchu até as 12h. Horário 2: para Machupicchu das 13h às 13h30 / para Huchuy Picchu até as 14h.
  • Ingresso para Machu Picchu com Intipunku:

    • Horários de admissão: Grupo 1 (das 8 às 9 horas) Grupo 2 (das 9 às 10 horas) Grupo 3 (das 10 às 11 horas) Grupo 4 (das 11 às 12 horas).
  • Ingresso para Machu Picchu com a Ponte Inca:

    • Horários de admissão: Grupo 1 (das 8 às 9 horas) Grupo 2 (das 9 às 10 horas) Grupo 3 (das 10 às 11 horas) Grupo 4 (das 11 às 12 horas).
  • Ingresso Machu Picchu com Templo da Lua:

    • Horário 1: para Machupicchu das 6h às 6h30 / para Gran Caverna até as 8h. Horário 2: para Machupicchu das 9h às 9h30 / para Huayna Picchu até as 11h.
Todos os passeios em Machu Picchu
Todos os passeios em Machu Picchu

Emergências em Machu Picchu: causas de fechamentos temporários

Machu Picchu permanece aberta todos os dias do ano, exceto em casos de emergências inesperadas. As duas principais emergências que podem levar ao fechamento do sítio arqueológico são:

  • Casos de protestos sociais

    Podem ocorrer protestos sociais no Peru. Os protestos geralmente são causados pelo descontentamento de grupos sociais, como professores, fazendeiros, motoristas, estudantes e trabalhadores em geral. Os manifestantes geralmente fecham estradas que dão acesso a cidades importantes, incluindo a cidade de Aguas Calientes e Machu Picchu. Devido ao fechamento dessas estradas, as autoridades de Machu Picchu decidem fechar o sítio arqueológico até que os conflitos sociais sejam resolvidos. Isso geralmente dura de um dia a uma semana, no máximo.

  • Desastres naturais

    Machu Picchu está localizada em uma área geográfica andina alta com densa vegetação amazônica. Durante a estação chuvosa, principalmente em janeiro, fevereiro e março, a cidadela inca pode ser afetada por deslizamentos de terra e pela inundação do rio Aguas Calientes, o que coloca em risco a viagem de trem. É por isso que, em certas ocasiões, as autoridades de Machu Picchu ordenam o fechamento do sítio arqueológico até que as estradas de acesso sejam melhoradas. Isso geralmente leva de um dia a uma semana, no máximo.

Deslizamento de terra próximo à cidade de Aguas Calientes
Deslizamento de terra próximo à cidade de Aguas Calientes

O que é um estado de emergência no Peru?

  • O “estado de emergência” é um poder constitucional por meio do qual o governo pode suspender determinados direitos dos cidadãos. Ele ocorre quando a coexistência, a paz e a ordem interna da nação são afetadas. Enquanto durar o estado de emergência, é possível suspender ou restringir todos ou alguns dos direitos estipulados na constituição, relacionados à liberdade, segurança pessoal, inviolabilidade do lar, trânsito e “liberdade de reunião”, suspendendo assim todas as marchas e reuniões pacíficas que possam ocorrer nos locais mencionados.
  • O estado de emergência em alguns dos distritos de Cusco estava programado para durar 30 dias. Durante esse período, a Polícia Nacional do Peru manterá o controle da ordem interna com o apoio das Forças Armadas, mas parece que os 30 dias não serão necessários e o estado de emergência será suspenso muito antes.

Fechamentos de rotas de trekking em Machu Picchu

Em Machu Picchu, frequentemente há fechamentos temporários das rotas de trekking que levam à cidadela inca.

  • Fechamento temporário da Trilha IncaA Trilha Inca, em sua versão de 2 ou 4 dias, fecha suas portas todos os anos no mês de fevereiro. Esses dias são os mais chuvosos e as rotas podem ser um pouco perigosas para o visitante. Nesses dias, além disso, são realizados trabalhos de limpeza na rota. Portanto, a Trilha Inca, a fim de proteger a segurança do visitante, fecha durante todo o mês de fevereiro.
  • Fechamento de emergência da rota Hidroeléctrica – Nos meses chuvosos (janeiro, fevereiro e março), as estradas de acesso a Machu Picchu pela rota Hidroeléctrica (também chamada de rota Amazônica) podem ser perigosas devido a deslizamentos de terra e quedas de rochas. Embora a rota não esteja fechada, muitos visitantes preferem não fazer essa rota durante esses meses. A outra opção é fazer a clássica viagem de trem pela cidade de Ollantaytambo.
Turista na cidadela inca de Machu Picchu
Turista na cidadela inca de Machu Picchu

Outras causas prováveis de fechamento de Machu Picchu

Essas são outras possíveis causas do fechamento temporário de Machu Picchu:

  • Incêndios florestais perto de Machu PicchuPodem ocorrer incêndios florestais nas áreas próximas a Machu Picchu. Geralmente são causados casualmente pela população local que queima suas terras agrícolas em maio, junho, julho ou agosto. Para proteger a integridade do visitante, Machu Picchu geralmente é fechada se o fogo estiver próximo ao sítio arqueológico. Entretanto, isso é resolvido instantaneamente.
  • Epidemias ou pandemias – Epidemias de saúde ou pandemias globais podem levar ao fechamento de Machu Picchu. O exemplo mais claro foi a pandemia global de 2020, que levou ao fechamento do sítio arqueológico por mais de um ano. Medidas sanitárias foram então implementadas para garantir a visitação segura. Embora não sejam muito comuns, as epidemias e pandemias também podem causar o fechamento inesperado de Machu Picchu.
Incêndio próximo ao santuário histórico de Machu Picchu
Incêndio próximo ao santuário histórico de Machu Picchu

Perguntas e respostas sobre emergências em Machu Picchu

  • 1) Machu Picchu fecha suas portas em algum dia do ano?

    Se não houver nenhuma emergência, Machu Picchu está aberta aos visitantes todos os dias do ano, incluindo feriados e domingos não úteis.

  • 2) Quais são os horários de visita ao sítio arqueológico de Machu Picchu?

    O sítio arqueológico de Machu Picchu tem horário de visitação turística das 6h às 17h.

  • 3) Os templos de Machu Picchu estão sempre abertos?

    Sim, os templos estão disponíveis em todos os horários do passeio, das 6h às 17h.

  • 4) As montanhas de Machu Picchu estão sempre abertas?

    Não, as rotas de trekking para Huayna Picchu e a montanha Machu Picchu estão disponíveis o ano todo. As outras rotas de trekking para Intipunku, a Ponte Inca, a Montanha Huchuy Picchu e o Templo da Lua só estão disponíveis durante a alta temporada turística (1º de junho a 15 de outubro).

  • 5) A Trilha Inca de Machu Picchu está aberta todos os dias do ano?

    Não, a Trilha Inca de Machu Picchu, em sua versão de 2 ou 4 dias, está disponível durante todo o ano, exceto nos dias de chuva em fevereiro.

  • 6) Quais são as causas mais frequentes para o fechamento de Machu Picchu?

    Protestos sociais e desastres naturais (como deslizamentos de terra ou deslizamentos de terra) são emergências que podem causar o fechamento temporário de Machu Picchu até que sejam resolvidos.

  • 7) Podem ocorrer deslizamentos de terra em Machu Picchu?

    Sim, podem ocorrer deslizamentos de terra nas estradas que levam a Machu Picchu. Isso ocorre especialmente em dias de estação chuvosa, como janeiro, fevereiro e março.

  • 8) Podem ocorrer protestos sociais em Machu Picchu?

    Sim, podem ocorrer protestos sociais no Peru. Esses protestos podem causar o fechamento das estradas que levam a Machu Picchu, de modo que as autoridades decidem fechar o sítio arqueológico até que uma solução seja encontrada.

  • 9) Podem ocorrer incêndios florestais em Machu Picchu?

    Sim, embora raros, podem ocorrer incêndios florestais nas proximidades do Santuário Histórico de Machu Picchu. Entretanto, isso raramente resulta no fechamento do sítio arqueológico.

  • 10) Podem ocorrer epidemias que fechem os portões de Machu Picchu?

    Sim, pandemias como a Covid 19 podem causar o fechamento temporário de Machu Picchu. Essa pandemia em 2020, por exemplo, causou o fechamento do sítio arqueológico por mais de um ano.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Náthaly R.Por: Náthaly R.

“Conforta a alma“

“De absolutamente tudo o que se pode ver, é simplesmente incrível, é uma das melhores experiências da minha vida (não muitas, tenho 19 anos), mas tenho certeza absoluta de que será um dos melhores lugares que verei, é uma das sete maravilhas do mundo!!!!“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, novembro 7, 2024