Cusco 83 artigos
Esportes radicais
Clique para classificar o artigo

5 esportes radicais para praticar em Cusco

Cusco é um dos destinos favoritos dos viajantes, não só por causa de Machu Picchu, mas também pela diversidade de esportes de aventura que podem ser praticados lá. A Trilha Inca é uma das mais solicitadas pelos turistas, devido ao esforço exigido durante 4 dias. Entretanto, ela não é a única. Veja abaixo os diferentes esportes radicais que podem ser praticados durante sua visita a Cusco.



Esportes radicais
Estes são alguns dos esportes radicais que você pode encontrar em Cusco

Ciclagem da montanha

Cusco tem uma geografia privilegiada para esportes de aventura. Quando se trata de ciclismo, o Vale Sagrado dos Incas é o lugar perfeito para quem gosta de pedalar. Esse vale oferece rotas de montanha ideais para a prática de mountain bike. Entre as rotas mais conhecidas estão:

  • Descida de bicicleta pela passagem de Málaga – Esta é uma descida de aproximadamente 20 quilômetros da cordilheira “La Veronica” (4350 m.a.s.l.) até o vilarejo de Ollantaytambo (2850 m.a.s.l.) no Vale Sagrado dos Incas.
  • Pedalando por Maras e Moray – Esta é uma jornada de aproximadamente 30 quilômetros em estradas não pavimentadas que levam do vilarejo de Chinchero (3762 m.a.s.l.) aos locais de Maras e Moray, onde o turista poderá observar dois dos destinos mais incríveis de Cusco: os terraços redondos de Moray e as famosas minas de sal de Maras.
  • Passeio de bicicleta pelas ruínas de Cusco – Esse circuito permite que você visite as ruínas de Sacsayhuaman, Pucapucara, Q’enqo e outras de bicicleta. O circuito leva em média 5 horas.
Ciclismo de aventura no passo de Málaga
Ciclismo de aventura no passo de Málaga – Cusco

Vía ferrata

A via ferrata é um tipo de alpinismo em locais de difícil acesso, mas com toda a segurança para todo tipo de atleta. Qualquer pessoa que queira ter um pouco de adrenalina pode praticá-la. Você só precisa ter mais de 7 anos de idade. São utilizados arnês, capacete, luvas e um cabo de segurança feito de aço. A escalada leva de três a quatro horas, dependendo da habilidade do atleta. Ela ocorre no vilarejo de Pachar, em Yanahuara, no Vale Sagrado dos Incas. O mais importante da via ferrata é que a segurança é garantida.

Via ferrata no Vale Sagrado dos Incas
Via ferrata no Vale Sagrado dos Incas

Canopy o tirolina

Ziplining, tirolesa ou simplesmente canopy é o mais parecido com voar. Consiste em deslizar por um cabo de 150 a 500 metros de um ponto a outro e com um sistema de segurança que o mantém a salvo do perigo. Um guia profissional ajudará o turista a fazer a descida com todas as medidas de segurança. Esse esporte radical pode ser praticado por qualquer pessoa com mais de 6 anos de idade. Entre os principais locais onde você pode praticar o canopy estão: o parque arqueológico de Maras e Moray, no Vale Sagrado dos Incas, o vilarejo de Racchi e a cidade de Santa Teresa.

Turistas em cobertura no Vale Sagrado
Turistas em cobertura no Vale Sagrado

Rafting

Cusco é um lugar perfeito para a prática de canoagem devido à diversidade de seus rios. O rio Urubamba, no Vale Sagrado dos Incas, é um dos lugares mais bonitos e ideais para rafting no mundo. A dificuldade do rio depende da estação do ano. Na estação das chuvas, o fluxo do rio aumenta, tornando a dificuldade do esporte IV ou superior. Na estação seca, a dificuldade é de níveis II e III. Outro rio onde o rafting é praticado é o Apurímac.

Rafting nas águas do rio Urubamba em Cusco
Rafting nas águas do rio Urubamba em Cusco

Bungee Jumping

Se você está procurando ainda mais adrenalina, o bungee jumping é a melhor opção. No distrito de Poroy, a poucos minutos de Cusco, é possível praticar esse esporte radical, considerado um dos mais corajosos. O salto é feito com uma corda elástica especial que impede o atleta de cair, garantindo sua segurança. O bungee jumping em Cusco é o mais alto da América Latina, com uma altura de até 120 metros.

Bungee jumping em Poroy - Cusco
Bungee jumping em Poroy – Cusco

Outros esportes radicais para praticar

  • Slingshot (estilingue) – Isso envolve ser lançado aos céus preso a um sistema de ancoragem que o mantém em segurança no chão. A experiência não é tão assustadora quanto o Bungee Jumping, mas a adrenalina também é alta.
  • Parapente – Consiste em voar com um paraquedas em uma queda sustentada. É realizado no topo do vilarejo de Chinchero e desce pelo Vale Sagrado dos Incas com um instrutor. As vistas são incríveis.
  • ATVs – Uma aventura que pode ser feita com toda a família são os passeios de ATV. Eles são praticados no Vale Sagrado dos Incas e passam pelas atrações de Moray e Salineras.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Cusco

Anthony R.Por: Anthony R.

“Bungee Jumping!“

“Viajei para Cusco para fazer o salto, que foi uma experiência inesquecível. Adrenalina total e coragem para tomar a decisão de saltar de 120 metros de altura, que, a propósito, é o ponto mais alto da América do Sul. Isso é algo diferente e você deveria experimentar para superar alguns medos internos e se sentir melhor e mais confiante.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 18, 2024