Esculturas de pedra em Machu Picchu Pueblo
Machupicchu Pueblo ou Aguas Calientes é uma das cidades mais turísticas de todo o Peru. A razão é que esta pequena cidade fica a apenas 10 quilômetros da cidadela inca de Machu Picchu. Assim, para melhorar a qualidade das visitas de seus muitos turistas, as autoridades da cidade criaram um circuito de esculturas em pedra com temas incas e andinos. Saiba mais sobre o circuito turístico ‘Crónicas de piedra’ de Aguas Calientes.
- A cidade mais próxima do sítio arqueológico de Machu Picchu
- Suas atrações turísticas mais importantes
- Esculturas de pedra em Machu Picchu pueblo
- Preço da visita
- Horário de visitas
- galeria de imagens
- Recomendações para visitar
- O que mais visitar na cidade de Aguas Calientes?
- Perguntas e respostas sobre as esculturas de pedra de Machupicchu Pueblo
Escultura na vila de Machu Picchu
Aguas Calientes está localizada a apenas 10 quilômetros de Machu Picchu (por isso também é chamada de ‘Machu Picchu Pueblo’). Esta pequena mas bela vila recebe centenas de turistas todos os dias. Por esta razão, as autoridades providenciaram o embelezamento do local com esculturas de pedra com temas andinos. Hoje é grátis para todos apreciar estas 37 esculturas de pedra criadas pelos melhores artistas de Cusco.
A cidade mais próxima do sítio arqueológico de Machu Picchu
- Machupicchu Pueblo é a localidade mais próxima da cidadela inca de Machu Picchu (apenas 10 quilômetros por estrada) .
- Na verdade, a cidade se chama Aguas Calientes. A razão? Na parte alta da cidade existem alguns banhos termais que são sua maior atração turística (depois de Machu Picchu, é claro).
- Em Aguas Calientes, cerca de dois mil visitantes de diferentes partes do mundo chegam todos os dias. Diante disso, os colonos criaram hotéis, cafés, restaurantes, bares e muito mais.
Suas atrações turísticas mais importantes
Estas são as atrações turísticas mais populares da cidade de Aguas Calientes:
- Termas de Aguas Calientes – As termas estão localizadas na parte alta da cidade. Têm quatro poços de água quente cujas temperaturas variam entre os 38ºC. até 42ºC. O local também inclui vestiários, chuveiros, bar e guarda-roupa. O ingresso custa 20 soles para estrangeiros e 10 soles para peruanos.
- Museu Machu Picchu – O museu local de Machu Picchu ‘Manuel Chávez Ballón’ está localizado entre a cidade de Aguas Calientes e o sítio arqueológico de Machu Picchu (no meio da rodovia Hiram Bingham). Exibe peças de cerâmica, ferramentas líticas e diversos objetos encontrados nas primeiras escavações no local no início do século XX. Das 12h às 16h, é gratuito mostrando a entrada para Machu Picchu.
- Cachoeiras Mandor – A cerca de 4 quilômetros da cidade de Aguas Calientes estão os Jardins Mandor, uma área natural repleta de vegetação, flora e fauna da selva alta de Cusco. Na parte alta dos jardins há uma cachoeira cuja queda d’água de 15 metros é visitada por moradores e estrangeiros. A entrada custa 20 soles para estrangeiros e 10 soles para peruanos.
- As esculturas de pedra de Aguas Calientes – Para embelezar a cidade de Aguas Calientes, as autoridades ordenaram a construção de 37 esculturas de pedra que compõem o chamado circuito das Crônicas de Pedra. As esculturas foram feitas por artistas de Cusco. Todos eles têm uma temática andina que chama a atenção dos visitantes. O passeio pelas esculturas é gratuito para todos.
Esculturas de pedra em Machu Picchu pueblo
As esculturas de pedra de Machu Picchu Pueblo foram criadas por artistas de Cusco como parte de um concurso em 2017 comemorando o aniversário da vila.
O resultado foi a criação de 37 esculturas de pedra de granito locais, todas com temas da visão de mundo inca.
As esculturas mais impressionantes de Aguas Calientes são:
- Mamãe cocha.
- Lindo coração.
- Êxtase de Cusi Star.
- Esperança para a humanidade.
- Inkari.
- Casal escultural.
- Pachamama.
- Encontros com esculturas.
- Siqlla.
- Presente espaçoso.
- Santa cruz.
- Machupicchu.
- Família Ayllu.
- Escultura sabedoria materna.
- Puma.
- Disco solar.
- Conopas.
- Condor.
- Beijos dos deuses.
- Purificação do Inca.
- Escultura de urso com óculos.
- Ukuku.
- Siwar era.
- O Senhor.
Preço da visita
- As esculturas de pedra de Machupicchu Pueblo são gratuitas para todos os visitantes.
- A maioria das esculturas está na praça e nas principais ruas da cidade.
- Algumas esculturas estão dentro dos banhos termais de Aguas Calientes (entrada 20 soles para turistas estrangeiros e 10 soles para turistas peruanos).
Horário de visitas
- As esculturas de pedra de Machupicchu Pueblo podem ser visitadas a qualquer hora do dia, pois fazem parte das principais ruas e praças do lugar.
Recomendações para visitar
Siga as seguintes recomendações se visitar as esculturas de pedra de Machu Picchu Pueblo:
- Você pode visitar as esculturas de pedra 24 horas por dia. A cidade é muito segura. Há vigilância durante todo o dia.
- A melhor hora para apreciar as esculturas de pedra é à noite. A iluminação noturna com luzes amarelas proporciona uma visão espetacular das obras escultóricas.
- Leve uma câmera com você e tire a melhor foto possível das esculturas de pedra.
- Não danifique esculturas de pedra nem piche. As autoridades da cidade podem sancionar esses atos com relatórios policiais.
O que mais visitar na cidade de Aguas Calientes?
Durante sua visita à Machupicchu Pueblo (ou Aguas Calientes), você também pode visitar estas atrações turísticas:
- Mercado de Artesanato de Aguas Calientes – O mercado de artesanato da cidade fica próximo à estação de trem. Os turistas costumam levar uma lembrança depois de visitar Machu Picchu.
- Cachoeiras de Aguas Calientes – As cachoeiras de Aguas Calientes estão dentro dos banhos termais da cidade (20 soles de renda para estrangeiros e 10 soles para peruanos). Oferece uma cachoeira de aproximadamente 10 metros.
- Jardim Botânico de Aguas Calientes – O Jardim Botânico de Aguas Calientes está localizado ao lado do museu ‘Manuel Chávez Ballón’. Oferece uma amostra da diversidade da flora no Santuário Histórico de Machu Picchu. A entrada é gratuita das 12h às 16h apresentando o ingresso para Machupicchu.
Perguntas e respostas sobre as esculturas de pedra de Machupicchu Pueblo
1. O que é o ‘Circuito das Crônicas de Pedra’ de Machupicchu?
Este circuito é um conjunto de esculturas em pedra criadas por artistas locais para embelezar a cidade de Aguas Calientes. As esculturas têm temas da cosmovisão andina que são muito marcantes para os visitantes.
2. Quantas esculturas de pedra existem na cidade de Aguas Calientes?
No total são 37 esculturas de pedra distribuídas nas principais ruas e praças de Machupicchu Pueblo.
3. Quanto custa visitar as esculturas de pedra em Aguas Calientes?
Visitar o ‘Circuito Crónicas de Piedra’ na cidade de Aguas Calientes é gratuito para todos.
4. Onde estão as esculturas de pedra?
As esculturas de pedra estão distribuídas nas principais ruas e praças de Machupicchu Pueblo. Apenas algumas esculturas estão dentro dos banhos termais de Aguas Calientes.
5. Quem criou as esculturas de pedra em Aguas Calientes?
As esculturas de pedra de Aguas Calientes foram criadas por artistas peruanos e cusquenhos. A criação foi dada em 2017 como parte do aniversário da vila.
6. Qual é a melhor época para visitar as esculturas de pedra?
As esculturas de pedra de Aguas Calientes podem ser visitadas à noite, quando a luz amarela ilumina lindamente as obras artísticas.
7. É seguro visitar as esculturas de pedra em Aguas Calientes?
Sim, todas as ruas e praças da cidade de Aguas Calientes são seguras. Há também vigilância 24 horas por dia. Tudo é muito seguro!
8. Quais são as esculturas de pedra mais famosas de Machupicchu?
As esculturas de pedra mais famosas são: ‘Amor Proibido’, ‘Pachamama’, ‘Proteção dos Apus’ e ‘Taita Inti e Deus Killa’. Todos podem ser visitados livremente.
9. Qual é o horário de visita às esculturas em pedra?
Por estar localizada nas ruas e praças de Aguas Calientes, a visita às esculturas de pedra da cidade é gratuita 24 horas por dia.
10. O que mais ver em Aguas Calientes além das esculturas de pedra?
Além das esculturas de pedra, em Aguas Calientes você pode visitar: os banhos termais, o museu local de Machupicchu, as cachoeiras de Mandor e muito mais. Aproveite a sua visita!
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024