Escalar Huayna Picchu depois de fazer a Trilha Inca?
Há duas alternativas de aventura por excelência na Maravilha do Mundo: a primeira é a alucinante caminhada de 4 dias até Machu Picchu, conhecida como a Trilha Inca. A segunda é a subida ao topo da montanha Huayna Picchu, considerada uma das mais incríveis caminhadas curtas do mundo. Muitos turistas, depois de viver a experiência oferecida pela Trilha Inca, querem experimentar a adrenalina do Waynapicchu. Isso é possível? Aqui está um guia para experimentar as duas alternativas mais incríveis da Cidadela Inca.
- A Trilha Inca
- O Huayna Picchu
- Escalando Huayna Picchu depois da Trilha Inca?
- Recomendações
- Outras alternativas de aventura
Vista da montanha Huayna Picchu depois de fazer a Trilha Inca
Para visitar a montanha Huayna Picchu após a Trilha Inca, recomenda-se reservar o ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu no Grupo 2. Para ambas as aventuras, os ingressos devem ser reservados com até 6 meses de antecedência.
A Trilha Inca
A Trilha Inca é uma rota de trekking de 4 dias e 3 noites para chegar à cidadela inca de Machu Picchu pelo Portão do Sol ou Intipunku. No total, a caminhada é de aproximadamente 43 quilômetros ao longo da antiga rede de estradas construída pelos Incas há mais de 600 anos.
A aventura começa no vilarejo de Pisqacucho, uma pequena vila no meio da ferrovia que leva a Aguas Calientes ou vilarejo Machu Picchu. De lá, o visitante viaja por lugares aos pés de imponentes picos cobertos de neve, como o passo Warmihuañusca, a 4.200 m.a.s.l. Ao descer, você chegará a lugares com flora e fauna típicas da região subtropical que precede a chegada à Maravilha do Mundo. No quarto dia, por volta das 8h da manhã, o visitante finalmente chega ao sítio inca.
Estima-se que 25.000 turistas percorram a Trilha Inca todos os anos. Não é possível fazer isso por conta própria. Para vivenciar essa aventura, é necessário reservar com até 6 meses de antecedência e pagar uma taxa de entrada. A caminhada de 4 dias inclui um guia turístico oficial, alimentação, acomodação em acampamentos e carregadores que levam a bagagem do turista nas costas. A Trilha Inca é considerada uma das 5 melhores rotas de trekking do mundo.
Seção da Trilha Inca que leva a Machu Picchu
O Huayna Picchu
Huayna Picchu é o cume localizado ao norte da cidadela inca de Machu Picchu. Está localizado a 2.720 m.a.s.l., quase 300 metros acima do recinto inca. É conhecido como a “montanha jovem”, em oposição à montanha Machu Picchu (montanha velha). A subida até o topo desse pico é considerada uma das caminhadas curtas mais incríveis do mundo.
O portão de entrada para Huayna Picchu está localizado dentro e ao norte da Cidadela Inca. Antigas trilhas incas levam ao topo dessa montanha vertical. A subida é popular devido à adrenalina que os turistas sentem ao escalar as íngremes e difíceis trilhas incas à beira de penhascos assustadores. Do topo de Waynapicchu, é possível apreciar o esplendor da paisagem que cerca a Maravilha do Mundo. Na montanha de Huayna Picchu, você também pode encontrar o Templo da Lua, que pode ser alcançado seguindo a rota de descida. Além disso, você só pode fazer essa rota com o ingresso Machu Picchu + Templo da Lua.
A única maneira de entrar em Waynapicchu é reservando o ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu. Esse ingresso permite a entrada de apenas 400 pessoas por dia, portanto, recomenda-se reservar os ingressos com meses de antecedência. Os visitantes podem entrar na montanha em dois grupos ou horários:
- Grupo 1: Entre em Machu Picchu entre 07:00 e 07:45 (os visitantes podem ficar na Maravilha do Mundo até 13:00)
- Grupo 2: Entre em Machu Picchu entre 09:00 e 09:45 (os visitantes podem ficar na Maravilha do Mundo até as 14:00)
No topo de Huayna Picchu
Escalando Huayna Picchu depois da Trilha Inca?
Os visitantes que desejarem escalar a montanha Huayna Picchu após a Trilha Inca você deve reservar o ingresso de entrada Machu Picchu + Huayna Picchu no horário 2 (entrada das 9:00 às 9:45 para Machu Picchu). É importante escolher o segundo horário porque, ao chegar a Machu Picchu depois de seguir a rota da Trilha Inca, você precisará de algum tempo para descansar e recomeçar o passeio, mas dessa vez com a rota para Huayna Picchu, que também segue os caminhos do Qhapac Ñam.
Para fazer a Trilha Inca e a subida da montanha Huayna Picchu, é necessário muito planejamento. A primeira coisa a fazer é reservar ambos com meses de antecedência, especialmente se você planeja fazer a aventura na alta temporada turística (abril a outubro). Se você planeja visitar durante a baixa temporada turística (outubro a março), lembre-se de que a Trilha Inca fica fechada para manutenção durante o mês de fevereiro.
Os visitantes que entram na montanha Huayna Picchu pelo Grupo 2 podem ficar até as 14h no recinto inca. Isso oferece a oportunidade de ter tempo para visitar as construções de pedra da Cidadela Inca, como o Templo do Condor, o Templo do Sol ou o Intihuatana. Se não houver forças suficientes para continuar caminhando pela Maravilha do Mundo, outra opção é simplesmente apreciar a incrível vista que Machu Picchu oferece.
A alta temporada em Machu Picchu agora é oficial. Ou seja, por um período de tempo você poderá ter acesso a mais disponibilidade e também a novos ingressos para outros destinos. Entre os destinos que podem ser encontrados na alta temporada, podemos encontrar:
- Machu Picchu + Templo da Lua
- Machu Picchu + Inti Punku
- Machu Picchu + Ponte Inca
- Machu Picchu + Huchuy Picchu
Turistas escalando a montanha Huayna Picchu
Recomendações
- Antes de fazer a Trilha Inca, é aconselhável fazer uma aclimatação prévia (1 ou 2 dias) na cidade de Cusco. A rota ao longo das antigas trilhas incas atravessa altitudes de até 4.200 m.a.s.l.
- A Trilha Inca é aberta a pessoas de todas as idades. A Huayna Picchu, somente para maiores de 12 anos.
- Tanto para a Trilha Inca quanto para Huayna Picchu, recomenda-se levar protetor solar, água em uma garrafa de água, calçados adequados para caminhadas, repelente de mosquitos, roupas leves durante o dia e lanches.
- Não é necessário ser um montanhista experiente para fazer a Trilha Inca e a subida de Waynapicchu. O único requisito é o desejo de alcançar o objetivo.
- A Trilha Inca e o Huayna Picchu têm placas que protegem a vida do turista. É necessário seguir as placas e não encontrar seu próprio caminho.
Outras alternativas de aventura
- Trilha Inca de 2 dias: Uma alternativa para as pessoas que acham que 4 dias de caminhada são demais. Essa versão curta da Trilha Inca não começa no quilômetro 104 da estrada que leva à cidade de Aguas Calientes e dura apenas 2 dias e 1 noite.
- Salkantay Trek: Uma alternativa de aventura para as pessoas que não conseguiram o ingresso para a Trilha Inca. Essa trilha atravessa o sopé da imponente montanha Salkantay a 6.710 m.a.s.l. e depois desce até Machu Picchu pela cidade de Aguas Calientes. A duração é de 5 dias e 4 noites.
- Caminata a la montaña Machu Picchu: Una alternativa para las personas que no consiguieron el boleto de ingreso al Huayna Picchu. Se trata de una caminata en ascenso hasta la cima de la Montaña Machu Picchu ubicada dentro de la Maravilla del Mundo. La vista desde la cima es igual de espectacular que desde el punto más alto del Waynapicchu.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Uma experiência maravilhosa!“
“Depois de percorrer a Trilha Inca e visitar a cidadela de Machu Picchu por algum tempo, aproveitamos a subida e a descida da montanha. A subida é cansativa e a descida é vertiginosa. Para aqueles que não sofrem com a altitude, eu recomendo. A vista do ponto mais alto da montanha é mágica e incomparável. Vale a pena o esforço físico. Com serenidade, você chega ao topo. Eu a escalaria novamente.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, setembro 2, 2024