Clique para classificar o artigo

Dicas de viagem para o Vale Sagrado dos Incas

Machu Picchu é a principal razão pela qual milhares de turistas de todo o mundo visitam Cusco, no Peru. O outro é, sem dúvida, o Vale Sagrado dos Incas. Esse imenso território fértil cercado por rios e belas paisagens foi de grande importância durante a época dos incas. Hoje, oferece uma variedade de atrações turísticas, como sítios arqueológicos, eventos culturais e esportes de aventura. Além de uma ótima qualidade de hotéis e serviços de todos os tipos. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo sua viagem ao Vale Sagrado.



Dicas de viagem
Aqui estão algumas dicas de viagem que você deve seguir ao visitar o Vale Sagrado dos Incas

1. Escolha uma boa época para visitar o Vale Sagrado

O Vale Sagrado é aberto ao público durante todo o ano. Entretanto, há certas épocas em que o clima é favorável para aproveitar ao máximo esse lugar incrível. As estações em Cusco são bem diferenciadas: a estação chuvosa (de outubro a março) é caracterizada por precipitações repentinas. A estação seca (de março a outubro) é ensolarada durante o dia e fria à noite. Uma boa dica é viajar em abril-maio e setembro-outubro. Esses meses apresentam uma estação intermediária na qual você pode desfrutar de um clima fresco e agradável. Além disso, os muitos turistas da Europa e dos Estados Unidos ainda não chegaram durante esses meses.


2. Passe pelo menos uma noite no Vale Sagrado

A cada dia, mais e mais turistas visitam o Vale Sagrado dos Incas. Isso levou a um aumento no número de hotéis nessa parte de Cusco. Há hotéis de luxo construídos em antigas haciendas e campos de milho, ambos em harmonia com a natureza. Há também o chamado “hotel mais assustador do mundo”, que fica em um penhasco a 400 metros acima do rio Urubamba. Há também uma variedade de pousadas para todos os gostos e preços. Não é mais necessário ir a Cusco para encontrar uma pousada. É aconselhável passar pelo menos uma noite no vale, cercado por imensas montanhas e pelo espetáculo da natureza.

Incrível hotel no topo dos penhascos do Vale Sagrado
Incrível hotel no topo dos penhascos do Vale Sagrado

3. Aprecie a paisagem ao máximo

O Vale Sagrado foi um dos centros agrícolas mais importantes do Império Inca. Hoje, esse território ainda é fértil e cercado por paisagens fantásticas. Os passeios comuns passam por todas as partes do vale muito rapidamente, deixando o visitante com vontade de ver muito mais. É uma boa dica reservar um tempo para apreciar as montanhas, os rios e as paisagens. É também um ótimo lugar para meditação. Urubamba, por exemplo, tem um dos mais belos climas e paisagens do planeta.


4. Atreva-se a praticar esportes de aventura

O Vale Sagrado é cercado por montanhas, rios e campos. Essa geografia oferece o ambiente perfeito para a prática de esportes de aventura. Esses esportes não exigem necessariamente um grande esforço físico, portanto, pessoas de todas as idades podem praticá-los. As opções são as seguintes:

  • Mountain bike – As rotas de ciclismo passam por diversas paisagens, como Pisac, Ollantaytambo, Urubamba, entre outras. Você também pode escolher entre diferentes níveis.
  • Rafting – O rio Vilcanota é o palco dessa aventura. Durante a estação chuvosa (de outubro a março), os níveis mais difíceis. Na estação seca (março a outubro), os níveis iniciantes.
  • Passeios a cavalo – Para os amantes de cavalos, os passeios a cavalo no Vale Sagrado são a melhor experiência. É essencial levar uma câmera para eternizar a aventura.
  • Tirolesa – Se quiser adicionar um pouco de velocidade à sua viagem, atreva-se a descer por uma corda de metal do topo de uma montanha. Estão disponíveis cordas de todas as velocidades e comprimentos.
  • Quadriciclo – As mais belas paisagens do Vale Sagrado são exploradas em um quadriciclo. Você verá os campos de Chinchero e os vestígios incas de Maras e Moray.
  • Escalada em rocha – Há rochas para iniciantes e para especialistas. O equipamento de segurança é garantido.
Vale Sagrado
Aproveite os diferentes esportes de aventura que podem ser praticados no Vale Sagrado

5. Aprecie a gastronomia peruana

A gastronomia peruana é considerada uma das melhores do mundo. O Vale Sagrado, como um dos melhores territórios agrícolas do país, tem pratos suculentos para todos os gostos. O milho branco cultivado nessa parte do país é considerado o maior e mais delicioso do Peru. Não tenha medo de experimentar novos sabores. A comida peruana é saudável e deliciosa. Entre os pratos típicos que você encontrará no vale estão: Chiri Uchu, Pepián de Cuy, Chancho al horno, Olluquito con Charqui e outros pratos tradicionais peruanos, como Ceviche e Lomo Saltado.


6. Aprender sobre as tradições locais

Apesar do passar do tempo, o Vale Sagrado mantém muitas de suas tradições ancestrais. Ainda hoje é possível ver as pessoas usando seus trajes típicos em sua vida diária. Nas festividades do santo padroeiro, é possível apreciar as danças, os costumes e a cultura do povo. Isso é especialmente verdadeiro no distrito de Chinchero. As pessoas de lá ainda guardam zelosamente as tradições ancestrais, como o mercado de domingo, onde ainda é possível fazer trocas ou permutas. Não tenha medo de se envolver com os costumes das pessoas. Converse com as pessoas. Ou por que não experimentar o turismo de experiência.


7. Visitar sítios arqueológicos

O Vale Sagrado dos Incas tem vários sítios arqueológicos incas. Um dos lugares mais visitados são os terraços circulares de Moray e as minas de sal de Maras. Há também o Parque Arqueológico de Ollantaytambo, os Vestígios Arqueológicos de Pisac, o Centro Arqueológico de Chinchero e outros. Todos eles mantêm até hoje os traços da cultura inca. Também se destacam as construções coloniais, como a Igreja Colonial de Chinchero, o Templo de São Pedro Apóstolo de Urubamba, entre outras. O passeio pode ser feito com uma excursão ou por conta própria.

Visitante compartilhando as tradições do povo do Vale Sagrado
Visitante compartilhando as tradições do povo do Vale Sagrado

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Vale Sagrado dos Incas

Carlos K.Por: Carlos K.

“Desconecte-se de tudo e recarregue suas baterias“

“Conecte-se com a natureza, deixe a chuva molhá-lo, molhe seus pés, relaxe, faça o passeio de quadriciclo, que dura apenas 4 horas. Canse-se, grite, chore e você estará relaxado. Mil vezes recomendado.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 20, 2024