Dicas para tornar a escalada da montanha Huayna Picchu menos odisseia
A montanha Huayna Picchu é a atração mais popular e espetacular de Machu Picchu. Chegar a esse lugar não é complicado, basta seguir uma trilha curta por cerca de uma hora. Essa é uma das melhores caminhadas curtas do mundo. Escalar a montanha não é uma tarefa fácil e requer uma condição física adequada e muita força de vontade, portanto, é aconselhável tomar certas precauções para que sua escalada seja uma ótima experiência e não uma provação. Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a planejar sua viagem e a subir até o topo dessa incrível construção inca.
- Você deve pensar em fazer algum preparo físico com antecedência
- É melhor chegar cedo a Machu Picchu se você for escalar o Huayna Picchu
- Não suba a Machu Picchu a pé
- Você deve levar apenas as roupas e os objetos necessários
- Avalie sua saúde
Turistas no cume da montanha Huayna Picchu
Você deve pensar em fazer algum preparo físico com antecedência
A entrada para Huayna Picchu é o ingresso mais desejado em Machu Picchu. Para adquiri-lo, você deve fazer sua reserva com pelo menos dois meses de antecedência. Esse tempo que você terá entre o momento da reserva do ingresso e o dia de sua chegada para visitar Machu Picchu pode ser usado para fazer uma preparação física prévia. Se você se exercita regularmente, não precisará fazer mais do que sua rotina normal. Por outro lado, se você acha que não está em forma, pode começar a fazer algumas rotinas de exercícios para melhorar sua resistência ou simplesmente sair para correr, isso o ajudará a se sentir menos rigoroso quando tiver que escalar Huayna Picchu. Você não precisa de nenhuma preparação especial para escalar a montanha, mas estar fisicamente em forma o ajudará a aproveitar melhor a caminhada até o “Wayna”.
Algumas das atividades que você pode fazer antes da viagem a Machu Picchu são:
- Caminhadas com variação de ritmo.
- Passeios de bicicleta.
- Pular corda.
- Dança ou aeróbica.
- Saltos, flexões e coisas do gênero.
- Praticar esportes.
- Uma coisa importante é fortalecer as pernas e os joelhos com um pouco de corrida.
- Você pode combinar as diferentes atividades em dias diferentes.
É melhor chegar cedo a Machu Picchu se você for escalar o Huayna Picchu
- Se você for escalar a montanha Huayna Picchu, é melhor chegar no dia anterior e passar a noite na cidade de Aguas Calientes.
- Especialmente se seu ingresso for para o primeiro horário de entrada em Machu Picchu (7h – 7h45). Já a entrada para Huayna Picchu será a partir das 8:00 horas.
- Você terá que pegar o ônibus para Machu Picchu bem cedo pela manhã. Recomenda-se subir 30 minutos antes das 7h00.
- Os ônibus levam menos de 30 minutos para completar a subida até a área de entrada de Machu Picchu.
- Observe que há apenas dois horários de entrada. O segundo horário começa das 9:00 às 9:45, para entrar em Machu Picchu e na montanha às 10:00.
- Fazer a viagem em um dia será complicado. Você terá que entrar no segundo horário, mas terá que iniciar as atividades no primeiro horário de trem.
- Isso pode ser um problema e prejudicial, pois a caminhada é muito cansativa.
- É melhor passar o dia anterior no vilarejo de Machu Picchu para relaxar e descansar antes da aventura de chegar ao cume de Huayna Picchu.
Portão de entrada para a montanha Huayna Picchu
Não suba a Machu Picchu a pé
O mais comum e mais aconselhável é subir o trecho que liga Aguas Calientes à cidadela de Machu Picchu de ônibus, que saem continuamente de sua parada, que fica bem perto da estação de trem na vila de Machu Picchu. Essa rota pode ser feita a pé, mas se você for escalar a montanha Huayna Picchu, não é aconselhável. Essa seção a pé leva entre uma hora e uma hora e meia e só é recomendada se você for visitar apenas a cidade inca, mas não se for fazer qualquer uma das caminhadas curtas em Machu Picchu. A menos que seja um alpinista profissional ou esteja acostumado a longas caminhadas, você pode fazer a trilha dessa forma. Lembre-se de que, depois de escalar Huayna Picchu, você também deve caminhar pela cidadela de Machu Picchu e precisará de ar extra para isso.
Sobre os ônibus ecológicos de Machu Picchu
Os ônibus para Machu Picchu são uma das melhores alternativas para iniciar as atividades no caminho para Machu Picchu. Esses ônibus não têm horários fixos de partida, pois iniciam a viagem quando há passageiros prontos para subir. É possível reservar os ônibus ecológicos virtualmente e isso é totalmente seguro. Há preços diferentes e alguns descontos para menores de idade e estudantes universitários.
Você deve levar apenas as roupas e os objetos necessários
- Evite cargas extras ou pesadas. Há trechos íngremes em que você precisará usar as duas mãos para se ajudar.
- Recomenda-se o uso de roupas leves que permitam a liberação da transpiração.
- Se você vier durante a estação chuvosa, deve trazer roupas impermeáveis ou um poncho de plástico para se proteger de uma possível chuva.
- Você pode levar uma pequena mochila ou bolsa para carregar alguns itens úteis, como sua câmera e um lanche ou barra energética para a estrada.
- É altamente recomendável levar um cantil para beber água.
- Lembre-se de levar protetor solar, repelente de insetos, óculos escuros e um chapéu ou boné para se proteger do sol.
- Além de qualquer outro item que você considere essencial.
- Isso é tudo o que você precisa para a caminhada mais incrível de sua vida.
Descida da montanha Huayna Picchu
Avalie sua saúde
Escalar a montanha Huayna Picchu requer vontade e condição física de seus visitantes. Se você sofre de algum problema de saúde, é recomendável que consulte seu médico de família para saber se está em boas condições de saúde para escalar Huayna Picchu ou, em qualquer caso, para lhe fornecer as medidas necessárias para fazê-lo com segurança. Fatores como idade e excesso de peso também podem impedi-lo de fazer a caminhada, portanto, leve todos esses fatores em consideração antes de comprar seu ingresso para Huayna Picchu. Machu Picchu pode ser visitada por todos e você tem várias opções diferentes para apreciá-la. Sempre haverá uma que se adapte a você.
A montanha Huayna Picchu é um desafio para aqueles que tentam escalá-la e, embora se fale muito sobre a condição física para fazê-lo, o fator mais importante que determina se você conseguirá chegar ao topo é a vontade de fazê-lo. Você poderá ler e ouvir os testemunhos de muitas pessoas que, contra todas as probabilidades, conseguiram chegar ao topo da montanha, e os visitantes que a visitam estarão sempre dispostos a ajudá-lo e incentivá-lo a atingir seu objetivo. E quando você chegar ao topo, sentirá que tudo valeu a pena.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“A melhor aventura de minha vida“
“Ao contrário do que eu pensava, escalar Huayna Picchu foi um grande desafio, felizmente na pousada fomos aconselhados a levar apenas o necessário, caso contrário a escalada teria sido mais tediosa, algumas seções são muito difíceis e você tem que se segurar com as duas mãos nas cordas e nas pedras que estão lá. Mas quando se chega ao cume, não há nada que se compare, a bela paisagem e a vista de Machu Picchu de lá fazem jus ao esforço despendido. Nunca vou me esquecer dessa aventura.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, setembro 5, 2024