8 dicas para economizar dinheiro em sua viagem a Machu Picchu
Muitas pessoas pensam que conhecer a cidadela inca de Machu Picchu é muito caro. Na verdade, isso depende do orçamento do visitante. Para quem não tem uma quantia significativa de dinheiro, aqui damos as melhores dicas para economizar e essa experiência incrível não é tão cara.
- Compre um bilhete com desconto
- Pegue a rota alternativa através da Hidroeléctrica
- Coma no mercado de alimentos em Águas Calientes
- Hospede-se em um hotel de baixo custo
- Caminhar de Aguas Calientes até Machu Picchu
- Comprar utensílios e lanches em Cusco
- Alugue um serviço de guia turístico compartilhado
- Você é peruano? Pegar o trem local
Siga estas dicas para economizar dinheiro durante sua visita a Machu Picchu
Compre um bilhete com desconto
- Todos os tipos de ingressos para Machu Picchu oferecem os seguintes descontos:
- Desconto para estudantes universitários com menos de 25 anos.
- Desconto para menores de 18 anos.
- Desconto para cidadãos do Peru, Colômbia, Equador e Bolívia.
- Crianças menores de 3 anos entram gratuitamente apresentando o documento de identidade que comprova sua idade.
- Quanto custa o ingresso para Machu Picchu 2024? Verifique os preços e descontos atualizados.
Pegue a rota alternativa através da Hidroeléctrica
- A maioria dos turistas chega a Machu Picchu de trem da estação de Ollantaytambo.
- No entanto, poucos visitantes sabem que existe uma rota alternativa muito mais barata. Esta é a rota Hidrelétrica cujo trajeto dura 8 horas até Aguas Calientes e é o seguinte:
- Da cidade de Cusco até a cidade de Santa María, na província de La Convención (o trajeto em ônibus público custa 15 ou 20 soles).
- De Santa Maria à cidade de Santa Teresa (o trajeto em táxi coletivo custa 10 soles).
- De Santa Teresa até a hidrelétrica (o trajeto em táxi coletivo custa 5 soles).
- Da estação hidrelétrica até a cidade de Aguas Calientes (rota livre a pé leva aproximadamente 2 horas).
- A rota clássica de trem para turistas estrangeiros custa aproximadamente 160 dólares (ida e volta). A rota alternativa pela Hidrelétrica custa aproximadamente 30 dólares (ida e volta).
- Lembre-se de que o trajeto do trem pode ser feito em 1 dia. A rota hidrelétrica requer uma noite na cidade de Aguas Calientes (uma noite em um hotel).
Turistas seguindo a rota de Santa Teresa a Machu Picchu
Coma no mercado de alimentos em Águas Calientes
- A cidade de Aguas Calientes, a apenas 10 quilômetros de Machu Picchu, é o ponto de encontro de restaurantes voltados para turistas.
- Nesta cidade existem dezenas de restaurantes turísticos cujos custos variam entre 10 e 30 dólares por prato.
- Definitivamente, a opção mais barata para o café da manhã ou almoço é o mercado de alimentos da cidade. Os menus lá custam entre 8 e 10 soles. Claro, não espere um serviço gourmet ou atendimento de qualidade .
- O mesmo em todos os restaurantes de Aguas Calientes você pode desfrutar da deliciosa gastronomia peruana com pratos como ceviche, lomo saltado, causa recheada, truta frita e muito mais.
Na cidade de Aguas Calientes você encontra todos os serviços necessários para sua estadia
Hospede-se em um hotel de baixo custo
- Em Aguas Calientes há hotéis de todas as categorias, desde serviços de luxo 5 estrelas até albergues compartilhados para ‘mochileiros’.
- Existem dois hotéis 5 estrelas: o Belmond Sanctuary Lodge (o único localizado próximo a Machu Picchu) e o Sumaq Machu Picchu Hotel. O preço do quarto por noite está entre 470 e 1.200 dólares.
- Os hotéis para mochileiros mais famosos de Aguas Calientes são: o Supertramp Hostel, o Illary Inn, o Machu Picchu Packer Hotel, o Machu Picchu Guest House, o Hotel Machu Picchu Land B&B e o Casa Machu Picchu Hostel. Os preços do quarto por noite estão entre 10 e 30 dólares.
Caminhar de Aguas Calientes até Machu Picchu
- Aguas Calientes fica a apenas 10 quilômetros de Machu Picchu.
- A maioria dos turistas decide pegar o ônibus que os leva ao portão de entrada de Machu Picchu em 30 minutos. O custo da viagem de ônibus para turistas estrangeiros é de 24 dólares (ida e volta). Para peruanos custa 15 dólares (ida e volta).
- Subir a pé de Aguas Calientes a Machu Picchu é gratuito. A rota é fisicamente exigente, pois centenas de degraus de pedra são cruzados. Demora 2 horas ou mais, dependendo do estado físico do visitante.
- Jovens turistas em boas condições físicas são os que caminham até Machu Picchu. Uma excelente ideia para economizar na viagem é descer de Machu Picchu até Aguas Calientes. Esta caminhada, por ser em declive, é mais fácil. Demora 2 horas ou menos, dependendo da condição física do visitante.
Comprar utensílios e lanches em Cusco
- Aguas Calientes e Machu Picchu, por estarem localizadas em um local onde o único acesso é de trem, possuem preços mais elevados em utensílios básicos para a viagem como: lanches, bebidas, capa de chuva, protetor solar, repelente de mosquitos, etc
- Por isso é melhor comprar os utensílios básicos para a viagem a Machu Picchu na cidade de Cusco. Nesta cidade os preços são mais baixos em comparação com a cidade de Aguas Calientes.
- Por exemplo, uma garrafa de água na cidade de Cusco custa aproximadamente 1 sol. Na cidade de Aguas Calientes custa 2 soles. Um poncho de chuva em Cusco custa 2 soles. No portão de entrada de Machu Picchu 5 soles.
Alugue um serviço de guia turístico compartilhado
- O serviço de guia turístico em Machu Picchu não é obrigatório. No entanto, para ter uma experiência completa na cidade inca, é recomendável contratar um guia.
- Os guias turísticos podem ser contratados online ou na porta de Machu Picchu. Existem dois tipos de serviços: compartilhados e privados.
- O serviço privado é exclusivo para um grupo de amigos, família, casal, etc. O custo pode chegar a 100 soles por grupo.
- O serviço compartilhado, por outro lado, reúne pessoas de diferentes grupos que compartilham o serviço de orientação. O custo é de aproximadamente 15 soles por pessoa.
- O serviço compartilhado geralmente é em espanhol ou inglês. A duração é de 2 horas ou mais. O guia ajudará o turista a fazer a rota correta, sem contratempos. Definitivamente, é altamente recomendado.
Você é peruano? Pegar o trem local
- Os turistas peruanos têm vários benefícios em sua viagem a Machu Picchu, como: descontos na entrada de Machu Picchu ou descontos na passagem de ônibus.
- No entanto, o maior benefício para os peruanos na viagem a Machu Picchu é a possibilidade de pegar o trem local da Peru Rail.
- O trem local é um serviço não turístico que parte de Ollantaytambo e termina em Aguas Calientes em uma viagem de aproximadamente 1 hora e 40 minutos. O custo deste serviço é de apenas 12 soles (24 soles para ida e volta).
- O trem local é um serviço oferecido às pessoas que se deslocam diariamente pelas cidades próximas a Machu Picchu. Os peruanos também podem comprar este bilhete. A compra é presencial com o documento de identidade nacional. A disponibilidade é limitada, portanto, a compra deve ser feita com aproximadamente 1 semana de antecedência.
- Os bilhetes de trem turístico custam entre 120 e 900 dólares (ida e volta), dependendo do tipo de serviço que você escolher.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024