Machu Picchu 266 artigos
Que decisões tomar
Clique para classificar o artigo

Machu Picchu: 10 decisões a serem tomadas antes de sua viagem

Machu Picchu é o destino turístico que todos querem visitar. É uma das atrações mais fotografadas do mundo. Os comentários são sempre positivos, considerados como uma experiência inesquecível. Está localizado no coração da Cordilheira dos Andes, no departamento de Cusco – Peru. No entanto, se você quiser viajar para lá, primeiro terá de tomar decisões importantes, como, por exemplo, se visitará com uma excursão com tudo incluído ou por conta própria, comprando cada ingresso separadamente. Saiba mais!



Turistas tirando fotos em Machu Picchu
Turistas tirando fotos em Machu Picchu

Machu Picchu, um dos melhores destinos do mundo
Se você é uma daquelas pessoas que querem visitar os melhores lugares do mundo e se ainda não o fez, em algum momento tomará a decisão de visitar Machu Picchu. Esse famoso destino é considerado imperdível nos melhores sites e publicações de viagens do mundo. Se você já esteve lá, certamente pode atestar a admiração e a maravilha que podem surgir quando se está em Machu Picchu. A viagem e as experiências que você pode ter nessa cidade do século XV são algo que sua mente guardará para o resto de sua vida.


Ir a Machu Picchu com uma excursão ou por conta própria?

  • A primeira decisão a ser tomada ao visitar Machu Picchu é se você vai por conta própria ou com uma excursão com tudo incluído.
  • Ir por conta própria envolve a compra de cada um dos ingressos separadamente e on-line. São eles: a entrada para Machu Picchu, a passagem de trem, a passagem de ônibus e o serviço de guia turístico profissional no sítio arqueológico.
  • A excursão inclui todos esses serviços e muito mais: traslado da porta do hotel, transporte até a estação de trem, viagem de trem até Aguas Calientes, viagem de ônibus no trecho final até Machu Picchu, entrada em Machu Picchu, serviço de guia turístico e viagem de volta a Cusco.
Conhecendo Machu Picchu por conta própria
Conhecendo Machu Picchu por conta própria

Qual agência de turismo escolher?

Se você decidir viajar para Machu Picchu com uma excursão com tudo incluído, deverá escolher uma das muitas agências de turismo que oferecem esse serviço em Cusco, Peru.

Embora não seja possível recomendar uma entre as muitas agências de turismo existentes, a agência de turismo que você escolher deve atender aos seguintes requisitos para ser considerada uma agência de boa reputação:

  • Boas avaliações em fóruns de turismo na Internet, como o TripAdvisor.
  • Local na cidade de Cusco, especialmente no centro histórico.
  • Serviços que incluem trens turísticos pela internet, guia profissional e ingressos para Machu Picchu no circuito 2, o mais recomendado.
  • Site moderno com fotos de visitantes no passeio a Machu Picchu com banners da agência de turismo.
  • Equipe de atendimento ao turista por telefone, e-mail e WhatsApp.
Visitar Machu Picchu com uma agência de boa reputação
Visitar Machu Picchu com uma agência de boa reputação

Qual ingresso para Machu Picchu escolher?

Se estiver viajando por conta própria, deverá escolher entre uma das 10 entradas para Machu Picchu. Essa é uma das decisões mais importantes que você deve tomar em sua viagem, pois, a menos que você tenha todos os 10 tipos de ingressos para Machu Picchu e o tempo (e orçamento) para desfrutar de um em cada dia, inevitavelmente terá de escolher um.

  • Ingresso Machu Picchu Clássico Photo – Inclui o circuito 1, chamado de circuito panorâmico (inclui apenas a foto clássica).
  • Ingresso Machu Picchu Clássico – Inclui o circuito 2, também chamado de circuito clássico, pois inclui os principais templos incas.
  • Ingresso Machu Picchu Clássico Lower Terrace – Inclui o circuito 2, também chamado de circuito clássico, pois inclui os principais templos incas. A foto clássica é de um terraço inferior.
  • Ingresso Machu Picchu Lower Temples – Inclui o Circuito 3, também chamado de Circuito Real.
  • Ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu – Inclui o circuito 3 e a caminhada até o topo da montanha Huayna Picchu.
  • Ingresso Machu Picchu + Montanha – Inclui o circuito 1 e a caminhada até o topo da montanha Machu Picchu.
  • Ingresso Machu Picchu + Huchuy Picchu – Inclui o circuito 3 e a caminhada até o topo da montanha Huchuy Picchu.
  • Ingresso Machu Picchu + Ponte Inca – Inclui o circuito 1 e a caminhada até a pouco conhecida Ponte Inca de Machu Picchu.
  • Machu Picchu + Ingresso Intipunku – Inclui o circuito 1 e a caminhada até Intipunku, o Templo do Sol de Machu Picchu.
  • Ingresso Machu Picchu + Grande Caverna – Inclui o circuito 3 e a caminhada até a Grande Caverna, também conhecida como Templo da Lua.

Qual rota escolher para chegar a Machu Picchu?

A rota do trem

Essa é a rota usada pela maioria das pessoas que querem entrar em Machu Picchu; é também a mais fácil e rápida, embora não seja a mais barata. Depois de reservar suas passagens para Machu Picchu, recomendamos que você reserve suas passagens de trem, é claro, se não quiser ter que escolher entre os serviços de trem mais caros ou, pior ainda, não encontrar as passagens disponíveis para chegar a Machu Picchu.

Os trens para Machu Picchu viajam pelo Vale Sagrado dos Incas até a cidade de Aguas Calientes, aos pés da cidade inca de Machu Picchu. A partir desse ponto, você terá de embarcar em um ônibus que o levará até o portão de entrada de Machu Picchu. Essa curta rota de trem é considerada uma das mais belas do mundo, portanto, aproveite-a.

Rota clássica para Machu Picchu
Rota clássica para Machu Picchu

A rota ao longo da Trilha Inca

A Trilha Inca é considerada uma das 5 principais caminhadas do mundo. Ela o levará das cadeias montanhosas dos Andes, em Ollantaytambo, até a selva amazônica, onde está localizada a cidade inca. Se você escolher essa rota, a primeira vista que terá da cidade sagrada dos incas, Machu Picchu, será do Portão do Sol, o portão principal de Machu Picchu há 500 anos.

Caso você não saiba, a cidade inca de Machu Picchu era tão importante que as pessoas que estavam voltando eram recebidas com ainda mais deferência pelas pessoas que estavam indo ver a joia do imperador inca.

Mapa de Cusco a Machu Picchu pela Trilha Inca Clássica
Mapa de Cusco a Machu Picchu pela Trilha Inca Clássica

A rota de Santa Maria

É considerada uma rota alternativa, para mochileiros e pessoas que querem economizar o trem para Machu Picchu. A rota de Santa Maria combina ônibus e caminhadas com belas paisagens e, embora seja um pouco longa, é muito divertida. Ao percorrer essa rota, você pode desfrutar das fontes termais de Cocalmayo, as únicas fontes termais cristalinas da região. Você também passará por pequenos vilarejos na selva, onde, dependendo da época, poderá saborear frutas e pratos da estação.

Rota para Machu Picchu de carro
Rota para Machu Picchu de carro

Ir em uma excursão de luxo ou em uma excursão padrão?

  • Embora você possa encontrar desde albergues até hotéis 5 estrelas, a maioria dos hotéis que você encontrará em Cusco e Aguas Calientes são 3 estrelas.
  • Mas se quiser um pouco mais de conforto, pode reservar um hotel 4 estrelas com antecedência; isso lhe dará não apenas um nível mais alto de conforto, mas também mais opções na qualidade do café da manhã.
  • Lembre-se de que o serviço está intimamente ligado ao que você paga por ele. Cusco e Aguas Calientes têm mais hotéis por metro quadrado do que qualquer outro lugar no Peru, e você terá muitas opções.
  • No entanto, esteja ciente de que, na alta temporada (maio a agosto), você precisará reservar hotéis com antecedência – os preços tendem a subir de 30 a 50% durante essa época, e a reserva antecipada o ajudará a evitar os hotéis mais caros.

Quanto tempo ficar em Cusco?

  • Recomendamos que você fique dois dias antes de sua visita a Machu Picchu, uma noite em Aguas Calientes (perto de Machu Picchu) e dois dias depois de Machu Picchu.
  • Essa época parece funcionar muito bem para a maioria dos viajantes. Além de Machu Picchu, Cusco e o Vale Sagrado dos Incas têm muitos lugares para serem apreciados, como: Sacsayhuaman, Ollantaytambo, Pisac e outros.
  • Todos esses destinos turísticos fazem de Cusco o melhor destino da América do Sul. Muita história, cultura, belas paisagens e mistérios estão esperando por você em Cusco. No entanto, você pode aproveitar Cusco e seus arredores em algumas semanas, mas sabemos que nem todos têm tempo e orçamento para isso.

Onde se hospedar?

  • No dia da sua visita, você terá que embarcar em um trem para chegar a Machu Picchu; no entanto, você pode optar por passar a noite anterior em Cusco e pegar um ônibus cedo para Ollantaytambo, ou passar a noite lá.
  • Muitas pessoas pensam que embarcarão no trem para Machu Picchu a partir de Cusco, mas esse não é o caso; na verdade, para algumas pessoas é muito difícil ter que acordar cedo em Cusco no dia da visita, especialmente se vierem durante o mês de junho, quando o frio é intenso.
  • Muitas pessoas optam por ir diretamente para o Vale Sagrado depois de descer do avião, o que o ajudará a evitar a altitude de Cusco e, portanto, os sintomas do mal de altitude.
  • Além disso, passar a noite no vale o ajudará a ter mais tempo para descansar na noite anterior à sua visita a Machu Picchu.
  • Pense nisso antes de organizar seu itinerário, talvez seja melhor passar a noite no Vale Sagrado dos Incas.

Quantos dias ficar em Machu Picchu?

  • Certa vez, li em outro escritor de viagens que você precisa de vários dias para aproveitar Machu Picchu por completo; no entanto, você só precisará de 4 horas para chegar a Machu Picchu saindo de Cusco (2 horas saindo de Ollantaytambo, no Vale Sagrado); e nossa recomendação é passar a noite no Vale e dois dias em Machu Picchu.
  • Você pode visitar Machu Picchu em 3 ou 4 horas, mas precisará de pelo menos duas visitas para apreciá-la adequadamente. Você pode combinar qualquer tipo de ingresso com o ingresso de Machu Picchu sozinho; no entanto, como mencionamos anteriormente, uma das melhores experiências que você pode ter em Machu Picchu é o ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu.
  • So two days in Machu Picchu with two different types of tickets will be enough to enjoy the Inca city of Machu Picchu.
  • After your visit to Machu Picchu you will have enough time left to enjoy the town of Aguas Calientes (Machu Picchu pueblo). It is a peculiar town that caters to backpackers and luxury travelers; it sits spectacularly along rivers and mountains at the base of the mountain where the Inca city is located.
  • It is very busy even though you will only find vehicles going up to Machu Picchu, everything else in the city is pedestrian. You will meet people from all over the world, and it is the perfect contrast to the peace of the Inca city in the mountains.
  • Oh, and don’t forget to visit the town’s hot springs, 15 minutes from the main square (walking) and try a pisco sour (Peru’s national drink) in one of Aguas Calientes’ many tourist bars and restaurants.

Como programar sua visita a Machu Picchu?

  • You will need some time to enjoy Machu Picchu as you should, don’t forget that it is one of the 7 wonders of the world.
  • On the first day you can visit the Inca city of Machu Picchu (Classic Machu Picchu ticket) and start with a 2 hour guided tour.
  • Then descend, have lunch (Peruvian food) and enjoy the surroundings. We recommend you to anticipate when boarding the bus, since in many cases you can wait more than half an hour to board one.
  • The Huayna Picchu mountain (Machu Picchu + Huayna Picchu ticket) can be reserved for the second day.
  • The first entrance to Machu Picchu is at 8 am and the second at 11 am. The climb is exhausting and is not for everyone.
  • Be prepared to hike for an hour or a little more (uphill only), on trails reserved only for those who are not afraid of heights.
  • If you can make it to the top, you will enjoy the best aerial views of the Inca city of Machu Picchu. Finally, unless you plan to spend an extra night in Aguas Calientes, don’t forget to be at the train station in time to return to Cusco.

Como melhorar sua experiência visitando outros locais incas em Cusco?

  • Machu Picchu é o objetivo, mas não o único local inca em Cusco ou no Vale Sagrado dos Incas.
  • Além disso, uma visita prévia a lugares como Ollantaytambo ou Pisac, no vale, ajudará a prepará-lo para o que verá em Machu Picchu.
  • Na cidade de Cusco, você pode visitar lugares incríveis como: Sacsayhuaman, Qenqo, Pucapucara, Tambomachay, a Catedral, o Coricancha e muito mais. Cusco tem dezenas de lugares (perto da cidade) onde você pode apreciar as habilidades de construção dos incas.
  • Entretanto, para visitar os melhores lugares, você precisará comprar um bilhete turístico de Cusco. É verdade que muitas dessas experiências podem aumentar significativamente o custo de sua viagem, mas elas podem ter um grande impacto em sua experiência geral.
  • Não há decisões erradas, mas como a maioria dos visitantes terá tempo e dinheiro limitados ao visitar Machu Picchu, vale a pena fazer algumas pesquisas e decidir sobre um itinerário que lhe proporcione uma viagem enriquecedora.
  • É possível que uma viagem a Cusco e Machu Picchu seja feita apenas uma vez na vida, portanto, colete as melhores experiências desses lugares – depende de você!

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Machu Picchu

Juan P.Por: Juan P.

“Único“

“É um lugar que todo ser humano deveria visitar em algum momento de sua vida, pela atmosfera, pela história, pelas sensações, pela energia, pela forma inexplicável como foi feito. Um lugar único e mágico.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, dezembro 7, 2024