Moray, plataformas circulares com microclimas
No Vale Sagrado dos Incas, está o sítio arqueológico de Moray, um local com terraços agrícolas que, à primeira vista, parecem anfiteatros. Esses terraços concêntricos foram construídos pelos incas como um laboratório agrícola. Cada um de seus terraços possui seu próprio microclima, de acordo com a profundidade em que é encontrado. No total, existem 3 complexos circulares que são muito visitados pelos turistas.
- Informações básicas sobre Moray: localização, altura
- O sítio arqueológico de Moray
- Turismo em Moray: bilhetes, tours e serviços turísticos
- Perguntas e respostas sobre como visitar Moray em Cusco
O complexo arqueológico de Moray recebe visitantes todos os dias do ano, das 7 da manhã às 5 da tarde. A melhor maneira de visitar Moray é com um tour organizado que inclui visitas às minas de sal de Maras. Se você for por conta própria, poderá comprar o Bilhete Turístico de Cusco para entrada.
Informações básicas sobre Moray: localização, altura
Onde está localizado o Moray?
- O grupo arqueológico de Moray está localizado a 7 km da cidade de Maras, no Vale Sagrado dos Incas . Você chega em Cusco por aproximadamente 50 quilômetros. A altitude do recinto é de 3.500 metros acima do nível do mar (11.482 pés).
- Para chegar a Moray, você deve seguir um desvio na estrada principal que liga Cusco e Urubamba. Embora algumas pessoas decidam seguir por conta própria, a melhor opção é obter um pacote turístico que inclua transporte, guia turístico e passagens.
Mapa de Cusco a Moray
O que significa seu nome?
- A palavra Moray teria origens diferentes. Na língua quíchua (língua dos incas), significa: um território ocupado desde os tempos antigos.
- Embora a origem do nome Moray não seja conhecida com certeza, presume-se que isso tenha a ver com a colheita de milho chamada ‘Aymoray’, ou com o mês de maio nomeado da mesma maneira pelos incas (mês de semeadura no calendário). Inca).
- Presume-se também que o moray provenha do nome da batata desidratada conhecida como ‘moraya’ (chuño branco) .
Moray
História de Moray
- Antes dos incas, essa parte do Vale Sagrado dos Incas era habitada pelos grupos étnicos ‘Maras’ e ‘Ayamarcas’ que ocupavam grande parte do território atual do Vale Sagrado dos Incas.
- Após a conquista inca, a construção de grandes edifícios e plataformas começou no território do Vale Sagrado. Assim, foram construídas as plataformas Moray, usadas pelos incas como um importante centro de controle agrícola. Lá foi realizada a produção da folha de coca, uma planta considerada sagrada para os incas .
- As investigações não indicam claramente se durante a colônia (a partir de 1532) as plataformas Moray foram trabalhadas. A verdade é que não foi até 1932 que a expedição de Shirppe Johnson sobrevoou o local, descobrindo a existência das plataformas, que eram então cobertas por vegetação densa.
- Durante o século XX, várias investigações foram realizadas em Moray. Talvez o mais valioso de todos tenha sido o antropólogo John Earls, que estabeleceu que era um centro agrícola experimental .
Como é o clima?
- O clima é quente e temperado em Moray. A temperatura varia de 21ºC. (69ºF). durante o dia até 1ºC. (33ºF). à noite .
- De outubro a abril, a estação chuvosa decorre onde a precipitação do rio é frequente. De maio a setembro, a estação seca ocorre onde as chuvas não são tão frequentes.
- Acredita-se que abril, maio e junho sejam a melhor época para visitar Moray.
O sítio arqueológico de Moray
O que vou ver em Moray?
- Belas paisagens – O conjunto de plataformas que compõem o Moray é visualmente bonito para os olhos humanos e, é claro, na frente de uma lente de câmera. Muitas pessoas vêm lá para tirar seu cartão postal e postá-lo em suas redes sociais.
- Plataformas circulares – As plataformas circulares de Moray eram um local muito importante para a agricultura inca. Acredita-se que era um centro de estudos experimentais que os incas usavam para plantar produtos que, sob outras condições, não podiam ser cultivados.
- Esportes de aventura – Existem tours às plataformas Moray que incluem aventura de bicicleta ou até quadriciclo. Esses serviços podem ser obtidos em qualquer agência de turismo localizada no centro histórico de Cusco.
Qual era a função dos terraços Moray?
- Segundo a pesquisa, durante a era Inca de Tahuantinsuyo, Moray produziu 60% do total de espécies vegetais, além de mais de 3.000 variedades, incluindo batata, milho e muitas outras espécies.
- Por muitos anos, acreditava-se que Moray foi causado por um meteorito que caiu centenas de anos atrás . No entanto, atualmente é aceita a teoria que sugere que é um centro de aclimatação e domesticação para várias espécies de plantas que foram adaptadas ao consumo humano.
- As principais espécies de plantas cultivadas em Moray foram as folhas de coca, nativas das regiões quentes da selva de Cusco. A folha de coca era considerada sagrada pelos incas por suas propriedades estimulantes naturais.
Nas plataformas que compõem o Moray, as temperaturas variam gradualmente de 20ºC. (68ºF). no centro (mais quente) a 15ºC. (59ºF). nos terraços superiores. Assim, mais de 20 zonas ecológicas foram obtidas com diferentes pisos de altitude, normalmente com 1.000 metros (3.280 pés). mais abaixo.
Quais produtos eles cultivaram?
- Em Moray, cada terraço agrícola (1,90 metro de altura) tinha uma certa temperatura. Quanto mais a temperatura aumentava. Assim, a produção de tubérculos era muito variada.
- Entre os produtos trabalhavam em Moray são: batatas, oca, quinoa, amaranto, abóbora, folha de coca e outras ervas para uso medicinal .
Turismo em Moray: bilhetes, tours e serviços turísticos
Como ir?
- Com um pacote turístico – Se você contratar um tour com tudo incluído, o serviço de transporte turístico para Moray já está incluído.
- Por conta própria – Para ir a Moray por conta própria, você deve fazer um transporte turístico para a cidade de Chinchero. De lá, você deve pegar um transporte para a cidade de Maras, de onde outros serviços de transporte partem para as plataformas circulares de Moray.
Dicas para sua visita
- Se você viaja sozinho, compre o Bilhete Turístico de Cusco , que também inclui uma visita a outros locais turísticos do Vale Sagrado dos Incas: Pisac, Chinchero e Ollantaytambo.
- Em Moray, pode chover a qualquer momento (especialmente de janeiro a março), por isso é aconselhável levar um poncho de chuva.
Taxa de entrada para Moray
- O ingresso para Moray é com o chamado ‘Bilhete Turístico de Cusco’, que custa 70 soles para estrangeiros e 40 soles para peruanos.
- Este ingresso também inclui a entrada nos sítios arqueológicos de Ollantaytambo, Pisac e Chinchero. Não inclui entrada nas Maras Salineras.
- O Bilhete Turístico de Cusco pode ser adquirido na porta de entrada do sítio arqueológico de Moray. Também nos escritórios da cidade de Cusco na Avenida El Sol 103 (centro histórico de Cusco).
Preço de um passeio a Moray
Você pode visitar Moray através destes passeios:
- Maras Tour – Moray meio dia – Passeio que inclui visita à localidade de Maras, às Salineras de Maras e às plataformas circulares de Moray. Tem duração de 6 horas, das 8 da manhã às 14 da tarde. Custa aproximadamente 60 dólares por turista estrangeiro.
- Maras – Moray ATV Tour – Passeio que inclui visita às minas de sal de Maras e às plataformas circulares de Moray numa aventura de quadriciclo. Tem duração de 6 horas, das 8 da manhã às 14 da tarde. Custa aproximadamente US$ 66 por turista estrangeiro.
- Tour VIP Vale Sagrado – Passeio que inclui visita às minas de sal de Maras, às plataformas circulares de Moray, bem como aos sítios arqueológicos de Pisac, Ollantaytambo e Chinchero. Além disso, inclui almoço buffet em Urubamba. Tem duração de 12 horas, das 7 da manhã às 7 da noite. Custa aproximadamente US$ 80 por turista estrangeiro.
Orçamento para visitar Moray com um tour ou por conta própria
Estas são as diferenças entre visitar Moray com um tour ou por conta própria:
Moray por conta própria | Passeio Maras-Moray | |
---|---|---|
Transporte | Rota Cusco – Chinchero – Moray (ida e volta) 12 USD | Incluído no passeio (ida e volta) |
Guia profissional | Serviço privado 15 USD | Incluído no passeio (serviço de grupo) |
Entrada | Bilhete Turístico Cusco 20 USD | Incluído no passeio |
Visite outras atrações turísticas próximas | Cidade opcional de Maras e Salineras de Maras 12 USD | Incluído no passeio |
Alimentando | Opcional | Opcional |
Preço final | 59 USD | 60 USD |
Que outros lugares para visitar?
- A cidade de Maras – A cidade de São Francisco de Assis de Maras fica a 39 quilômetros da cidade de Cusco. Sua bela igreja colonial se destaca com telas criadas por pintores da famosa ‘escola de Cusco’. De lá, os veículos partem para as minas de sal Moray e Maras.
- As minas de sal de Maras – As centenas de poços naturais de sal que compõem essas minas de sal são um espetáculo à vista. Foi usado desde a época dos incas e continua a ser comercializado até hoje pelos habitantes do local. Os tours a Moray incluem visitar essas minas de sal e a cidade de Moray.
Costumes Moray
- Todo dia 8 de outubro, centenas de moradores das comunidades vizinhas de Moray freqüentam as plataformas circulares para celebrar o ‘Moray Raymi’ ou a ‘Fiesta de Moray’.
- Esta festa inclui uma mostra de danças folclóricas relacionadas à terra, produção, colheita e trabalho agrícola .
- Durante essa data, além da população local, dezenas de turistas visitam as plataformas Moray para aprender um pouco mais sobre as tradições incas ali representadas.
Perguntas e respostas sobre como visitar Moray em Cusco
1) Como ir de Cusco a Moray?
Moray está localizada a aproximadamente 47 quilômetros rodoviários da cidade de Cusco (1 hora e 40 minutos de viagem). Você pode fazer um passeio Maras – Moray (transporte turístico incluído) ou sozinho pela rota Cusco – Chinchero – Maras – Moray. A melhor opção é escolher um tour.
2) Quanto custa um passeio a Moray em Cusco?
O passeio Maras – Moray em serviço de meio dia custa aproximadamente US$ 60 por turista (US$ 45 para turistas peruanos). Os preços variam dependendo da agência de turismo de sua preferência.
3) Quando é o momento em que Moray parece mais verde?
Durante a época das chuvas (janeiro, fevereiro e março), Moray oferece suas paisagens mais verdes, o que ajuda a tirar as melhores fotografias do local.
4) Quem construiu Moray?
Moray tem uma história que remonta a tempos anteriores aos Incas (provavelmente da época dos Ayamarcas’ e ‘Maras’. No entanto, foram os Incas que aperfeiçoaram as suas plataformas e terraços.
5) Quanto custa a entrada em Moray?
A entrada em Moray está incluída no Bilhete Turístico de Cusco. Este ingresso custa 70 soles para visitantes estrangeiros e 40 soles para visitantes peruanos. Tenha em mente que este bilhete turístico também oferece uma visita aos sítios arqueológicos de Pisac, Chinchero e Ollantaytambo.
6) Qual é o horário de visita a Moray?
O horário de visita a Moray é das 7 da manhã às 6 da tarde. O sítio arqueológico está aberto todos os dias, inclusive domingos e feriados.
7) Posso entrar nas plataformas Moray?
Não, atualmente a entrada nas plataformas Moray está proibida. Isso para evitar a deterioração de seus edifícios.
8) Quanto tempo dura o circuito turístico de Moray?
O circuito turístico pelo sítio arqueológico de Moray dura aproximadamente 1 hora. Inclui um passeio pelos caminhos que circundam as principais plataformas de Moray.
9) Qual é a altura de Moray em Cusco?
O sítio arqueológico de Moray está localizado a 3.500 metros acima do nível do mar (a cidade de Cusco está a 3.399 metros acima do nível do mar).
10) Que outras atrações turísticas visitar em Moray?
As principais atrações turísticas próximas a Moray são a cidade de Maras e as Salineras de Maras. A primeira é famosa por seus arcos e construções coloniais. A segunda por suas centenas de poços naturais de sal formados há milhares de anos.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Descobrindo antigos sites de pesquisa“
“Investigue muito antes de chegar a Moray e quando chegar pode verificar tudo o que eu descobri, este lugar foi um laboratório agrícola onde os incas experimentaram com todo o tipo de plantas, é ótimo!“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024