Como visitar Piquillacta no Vale do Sul de Cusco?
Você já ouviu falar sobre Piquillacta? Este sítio arqueológico é um dos mais antigos de Cusco. É uma cidadela construída pela cultura Wari há quase 15 séculos atrás. Hoje, é uma das melhores opções turísticas depois de conhecer Machu Picchu.
Saiba tudo que você precisa saber para visitar Piquillacta no Vale do Sul de Cusco.
- Sítio arqueológico de Piquillacta em Cusco, Peru
- Como visitar Piquillacta? Tours, transporte e muito mais
- Qual é a melhor época para visitar Piquillacta?
- Qual é o horário de atendimento em Piquillacta?
- O que levar para Piquillacta?
- Recomendações para a visita a Piquillacta
Restos do centro urbano de Piquillacta
Sítio arqueológico de Piquillacta em Cusco, Peru
O que é Piquillacta?
Piquillacta era uma cidade e centro administrativo da cultura Huari, uma das mais importantes antes dos Incas. Sua construção começou no final do século VI. Depois de vários séculos, foi gradualmente abandonado até o século IX, durante o aparecimento dos incas.
As estruturas Wari são diferentes das dos incas. Estas são de pedra e adobe, e não estão lavradas com a perfeição inca. No entanto, eles, são caracterizados pela harmonia urbana com paredes de até 12 metros de altura.
Acredita-se que Piquillacta foi habitada por uma população de mais de 10 mil habitantes. Além disso, existem até 700 prédios e 500 lojas (colcas), uma pequena porcentagem ainda sobrevive e permanece no atual sítio.
A cultura Wari se espalhou pelo sul e centro dos Andes do Peru. Calcula-Se que existiu desde o século XI ao XIII. Piquillacta é um dos seus edifícios mais bem preservados.
O que significa Piquillacta?
Piquillacta é uma palavra em quíchua que significa “Vila das Pulgas” ou “Cidade Pequena”. Presume-se que os espanhóis deram esse nome, embora as razões sejam desconhecidas.
Localização de Piquillacta
Piquillacta está localizado no Vale do Sul, a 47 km da cidade de Cusco. Atualmente, pertence ao distrito de Lucre, na província de Quispicanchi.
Clima em Piquillacta
Piquillacta tem um clima temperado e quente. A temperatura média é de 12 ° C. Durante o ano, existem duas temporadas. Na estação seca (abril a outubro), os dias são ensolarados e as noites são frias. A estação chuvosa (de novembro a março) é caracterizada pela maior freqüência de chuvas fluviais.
Ruinas Wari de Piquillacta
O Parque Arqueológico de Piquillacta abrange uma área aproximada de 50 hectares. As principais ruínas do complexo Wari são as seguintes:
- Rumiqolqa – A cobertura da Rumiqolqa é uma das estruturas mais representativas da Piquillacta. É feito de enormes paredes escalonadas e finamente esculpidas. Na parte superior, há um canal de água.
- Choqepucjio – Os muros deste site foram construídos com pedra em suas bases e barro nas superiores. Encontram-Se à esquerda do rio Watanay. São uma das principais estruturas em Piquillacta.
- Qaranqayniyuj – Ao leste de Piquillacta se encontram os recintos semicirculares construídos sobre terreno irregular. Estima-Se que a população assentada ali era a segunda maior do lugar.
- Kunturqaqa – A “Rocha dos Condores” foi uma estrutura rochosa, cuja importância ainda não é definida. Se bem que ninguém viveu lá, presume-se que gozou de grande importância em Piquillacta.
- Urpicancha – A ‘Casa das Aves’ é um conjunto de plataformas unidas sem amálgama. Apesar de sua simplicidade, trata-se de uma das estruturas mais importantes do recinto Wari.
- Plataformas Amarupata – O ‘sítio da cobra’ é caracterizado pela cadeia de plataformas e canais de água, muitos dos quais ainda fluem água no local.
- Yunkapunku – Este ponte feita de cordas é um dos mais importantes atrativos no site de Piquillacta. O seu nome significa “Porta do Vale’.
A capa do Rumiqolqa
As construções Wari em Piquillacta não tinham a perfeição inca. No entanto, sua organização urbana foi impressionante.
Como visitar Piquillacta? Tours, transporte e muito mais
Excursões ao Vale do Sul de Cusco
A maneira mais usual de conhecer Piquillacta é com o tour ao Vale Sul de Cusco. Este serviço tem a duração de 1 dia e percorre os principais atrativos do sul de Cusco como Piquillacta, o sítio arqueológico de Tipón assim como o templo colonial de Andahuaylillas, conhecido como a ” Capela Sistina da América.
O preço aproximado do passeio é de 32 U $ D e inclui transporte (ida e volta), entrada para atrações turísticas, almoço e serviço guiado.
Visita a Piquillacta com o bilhete turístico de Cusco
O Bilhete Turístico de Cusco é um conjunto de bilhetes para as principais atrações turísticas de Cusco, o Vale Sagrado e o Vale do Sul.
O Bilhete Geral Turístico inclui a entrada para Piquillacta com até 16 atrações como Sacsayhuaman, Ollantaytambo, Coricancha, Tipón, o Museu de Arte Popular e outros locais. Este bilhete custa 40 dólares.
O Bilhete Parcial Turístico só permite a entrada em algumas atrações turísticas, como Piquillacta, Tipón, Coricancha e os museus da cidade de Cusco. O custo é de 21 dólares.
Como chegar a Piquillacta por conta própria?
Visitar a Piquillacta por conta própria é fácil. Você só tem que viajar de carro na rodovia Cusco – Puno. Quando você chegar ao sítio arqueológico, deverá mostrar o Bilhete Turístico Geral ou Parcial.
Siga os passos abaixo para chegar ao Piquillacta ::
- Tomar um ônibus público que realiza a rota Cusco – Sicuani e desça na Piquillacta.. Os ônibus são tomados na estação ‘Huayruropata’. Outra opção mais conveniente, porém menos econômica, é contratar um táxi.
- Vá ao Parque Arqueológico de Piquillacta e mostre o Bilhete Turístico Geral ou Parcial. Os serviços de guia turístico podem ser alugados no portão de entrada.
Qual é a melhor época para visitar Piquillacta?
Os meses de abril a outubro são os mais recomendados para visitar Piquillacta. Durante esses dias, o sol brilha mais e as chuvas ocorrem com pouca frequência. Esse tempo é conhecido como a estação seca. As temperaturas oscilam entre 22 ° C. e 3 ° C.
Qual é o horário de atendimento em Piquillacta?
O Sítio Arqueológico de Piquillacta está aberto ao turismo de segunda a domingo, das 7h às 18h.
O que levar para Piquillacta?
- Durante a estação seca (de abril a outubro):
- Gorro, chapéu.
- Bloqueador solar.
- Água abundante.
- Roupas leves de algodão.
- Calções ou calças para trekking.
- Durante a estação chuvosa (novembro a março):
- Poncho para chuvas.
- Jaqueta impermeável ou blusão.
- Sapatos antiderrapantes.
- Meias e polo de algodão.
Recomendações para a visita a Piquillacta
- Além de Piquillacta, o Vale do Sul de Cusco oferece outras atrações turísticas de grande interesse, como Tipón e Raqchi. Procure saber tudo o que oferece o Vale Sul.
- Ao contrário de outros sítios arqueológicos, a entrada para Piquillacta é exclusiva com o Bilhete Turístico de Cusco.
- Piquillacta cobre até 50 hectares de edifícios e recintos antigos. Leve o seu tempo para visitar as suas mais de 700 estruturas.
- Piquillacta está a 3250 metros sobre o nível do mar.Recomenda-se acostumar ao clima da cidade do Cusco antes de visitá-la. Desta forma, você pode evitar o soroche ou a doença da altitude.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024