Como organizar uma viagem a Machu Picchu de última hora?
Machu Picchu é um dos destinos turísticos mais importantes do mundo. É aconselhável organizar sua visita à Maravilha do Mundo com antecedência para evitar surpresas desagradáveis. Entretanto, também é possível visitar a Cidadela Inca de última hora. A primeira coisa a fazer é comprar os ingressos on-line e com antecedência. Aqui estão algumas recomendações para viajar a Cusco e Machu Picchu de última hora.
- Compre sua passagem para Machu Picchu
- Reservar a passagem de trem
- Providenciar hotel e outros serviços
- O que levar?
- Recomendações
Venda de ingressos para Machu Picchu no vilarejo de Aguas Calientes
A grande maioria dos ingressos para Machu Picchu é vendida on-line e está disponível para todos. Além disso, por regras do Ministério da Cultura do Peru, há até mil ingressos disponíveis para venda pessoalmente no vilarejo de Aguas Calientes (vilarejo de Machu Picchu). Esses ingressos estão disponíveis para os turistas que não têm um ingresso e estão procurando visitar Machu Picchu na última hora. Entretanto, devido à alta demanda por esses ingressos, a compra deve ser feita no dia anterior. Ou seja, o turista deve se registrar no ponto de venda no escritório municipal para obter um ingresso com data de visita no dia seguinte. Portanto, é necessário passar uma noite antes na cidade de Aguas Calientes, onde há muitos hotéis turísticos de 2, 3, 4 e 5 estrelas.
Compre sua passagem para Machu Picchu
O primeiro grande passo na organização de uma viagem a Machu Picchu, seja de última hora ou com bastante antecedência, é reservar o ingresso para Machu Picchu. Existem até 10 tipos de ingressos. Todos permitem a entrada na Cidadela Inca de Machu Picchu por um dos três circuitos disponíveis. Veja a seguir a disponibilidade:
- Ingresso Machu Picchu Clássico com Foto: Aproximadamente 1.000 pessoas por dia.
- Ingresso Machu Picchu Clássico: Aproximadamente 1.000 pessoas por dia.
- Ingresso Machu Picchu Clássico Lower Terrace: aproximadamente 1.000 pessoas por dia.
- Ingresso Machu Picchu templos inferiores: aproximadamente 500 pessoas por dia.
- Ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu: 400 pessoas por dia, aproximadamente.
- Ingresso Machu Picchu + Montanha: aproximadamente 800 pessoas por dia.
- Ingresso Machu Picchu + Huchuy Picchu: aproximadamente 200 pessoas por dia.
- Ingresso Machu Picchu + Ponte Inca: aproximadamente 400 pessoas por dia.
- Ingresso Machu Picchu + Intipunku: aproximadamente 400 pessoas por dia.
- Ingresso Machu Picchu + Templo da Lua: 200 pessoas por dia aproximadamente.
- Ingresso Machu Picchu + Museu: disponibilidade ilimitada.
Ao fazer a reserva de última hora, com poucos dias de antecedência, há pouca chance de encontrar ingressos disponíveis em Machu Picchu. Isso ocorre especialmente durante a alta temporada turística, de 1º de junho a 15 de outubro.
A maneira mais fácil e rápida de obter o ingresso para Machu Picchu é fazê-lo on-line. Embora também seja possível comprá-lo na cidade de Cusco, isso não é recomendado. Especialmente na alta temporada, onde é improvável conseguir ingressos no último minuto.
No vilarejo de Aguas Calientes, também chamado de vilarejo de Machu Picchu devido à sua proximidade com o sítio arqueológico, são distribuídos mil ingressos por dia. Esses ingressos também se esgotam rapidamente, portanto devem ser comprados no dia anterior à visita (é necessário passar uma noite no vilarejo).
No desespero de não ter uma passagem quando estiver no Peru, tome cuidado com os golpes. A coisa mais segura a fazer é reservar suas passagens com antecedência, mesmo que seja apenas alguns dias antes de sua viagem à Cidadela Inca.
Reservar a passagem de trem
Depois de comprar seu ingresso para Machu Picchu, você também deve reservar sua passagem de trem para o distrito de Aguas Calientes ou Machu Picchu Pueblo.
As passagens de trem são tão procuradas quanto a entrada para a Cidadela Inca. Por isso, é aconselhável comprá-los ao mesmo tempo que o ingresso para a Maravilha do Mundo, de acordo com a data de entrada.
Durante a alta temporada turística (1º de junho a 15 de outubro), as passagens de trem devem ser reservadas com antecedência pelo site ou compradas imediatamente após a chegada a Cusco.
Se não houver passagem de trem disponível, mas você tiver uma passagem para Machu Picchu, terá de pegar a rota alternativa de Santa Maria. Esse caminho é mais longo, mais barato e mais aventureiro.
Começa com uma viagem de ônibus de 5 horas de Cusco até o vilarejo de Santa Maria. Em seguida, outro veículo o levará até a estação da Hidroelétrica em cerca de 30 minutos. Finalmente, você caminhará por 2 horas, em média, até o vilarejo de Aguas Calientes (aqui é necessário passar uma noite antes).
Providenciar hotel e outros serviços
Assim como o ingresso para Machu Picchu e as passagens de trem, os serviços turísticos, como hotéis e itinerários, devem ser organizados. É claro que isso também pode ser feito uma vez na cidade de Cusco, mas é mais difícil na alta temporada turística. Na última hora, ainda é possível conseguir a disponibilidade do hotel ou do itinerário de preferência do visitante.
Durante a alta temporada turística, encontrar hotéis uma vez em Cusco pode fazer com que os preços dos hotéis aumentem. Isso também se aplica ao itinerário de viagem. Há hotéis de todas as qualidades e faixas de preço. Outra opção é buscar um hotel no Vale Sagrado dos Incas, um dos lugares mais bonitos da região.
O que levar?
Ao viajar para Machu Picchu de última hora, é comum esquecer os itens mais importantes. Aqui está a lista dos itens necessários para levar à Cidadela Inca.
- Passaporte ou carteira de identidade.
- Passagem para Machu Picchu, trem, avião, etc.
- Cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro suficiente.
- Câmera.
- Roupas quentes.
- Chapéu ou boné.
- Protetor solar.
- Itens de higiene pessoal.
Recomendações
- Em geral, as viagens de última hora a Machu Picchu levam apenas alguns dias. O número mínimo de dias necessários para visitar a Maravilha do Mundo é 2. Entretanto, é melhor aproveitar 4 ou 5 dias para conhecer melhor o que Cusco tem a oferecer ao visitante.
- Normalmente, as viagens de última hora para Machu Picchu são feitas por pessoas aventureiras que não gostam de planejar. É possível fazer isso. Entretanto, na alta temporada, é aconselhável tomar as precauções e fazer as reservas necessárias.
- A estação chuvosa (outubro a março) coincide com a baixa temporada turística. É aconselhável fazer viagens de última hora para Machu Picchu nessa época do ano. Os serviços estão mais facilmente disponíveis e os preços também são reduzidos. A alta temporada turística vai de 1º de junho a 15 de outubro de cada ano.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Não sei se há palavras para essa experiência“
“Apesar de não ter nenhum plano ou excursão paga ou antecipada e de ter ido totalmente no estilo hippie para ver Machu Picchu, foi a melhor experiência que já tive. Em si, não apenas Machu Picchu, mas Cusco em geral é um conto de fadas. Nunca estive em um lugar tão incrível, nunca em minha vida. Eu certamente voltaria, embora não goste de repetir destinos que já visitei.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024