Caminho Inca 18 artigos
Como é realmente a Trilha Inca para Machu Picchu?
Clique para classificar o artigo

Como é realmente a Trilha Inca para Machu Picchu?

A Trilha Inca é considerada uma das melhores rotas de caminhada do mundo. O motivo são seus históricos caminhos de pedra que levam a nada menos que uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Lá, a primeira vista para os turistas será o Intipunku, o “Portão do Sol”, por onde os incas entravam na cidadela inca. Essa primeira vista panorâmica de Machu Picchu é inesquecível. Saiba como é realmente a Trilha Inca. Você está pronto para isso?





Trilha Inca para Machu Picchu

Vista de IntiPunku para Machu Picchu

A melhor rota de caminhada do mundo

  • A Trilha Inca de 4 dias para Machu Picchu é considerada a melhor rota de trekking do mundo. Isso porque ela combina história, aventura e, o melhor de tudo, Machu Picchu.
  • A Trilha Inca percorre 39 quilômetros ao longo das históricas qhapac ñan ou estradas reais dos Incas. A seção inclui visitas a sítios arqueológicos como: Llactapata, Sayacmarca, Phuyupatamarca, Wiñayhuayna, Intipata e, é claro, Machu Picchu.
  • A rota não é fácil, mas também não é impossível. Os turistas terão de subir por trilhas na Cordilheira dos Andes, a uma altitude máxima de 4.215 metros acima do nível do mar. Em seguida, descerão pela selva alta de Cusco, uma geografia de florestas, flora e fauna abundantes até chegar a Machu Picchu, a 2.430 metros acima do nível do mar.
  • A rota do trekking termina em Machu Picchu, uma cidadela inca em excelente estado de conservação. No último dia, os turistas poderão visitar as construções e tirar fotos inesquecíveis em uma das melhores atrações turísticas do planeta.
  • A Trilha Inca é uma rota protegida pelo Estado peruano. Portanto, a caminhada só pode ser feita por pessoas que tenham a permissão necessária. Essa permissão é emitida por uma agência de turismo. Portanto, o visitante só pode fazer a caminhada junto com uma excursão com tudo incluído organizada por uma agência oficial.
  • O passeio inclui tudo: recepção no hotel, acampamento, permissões, guia profissional, transporte necessário, alimentação com cozinheiros, equipe de carregadores com os utensílios adequados, entrada em Machu Picchu e retorno a Cusco.

A Trilha Inca de 4 dias para Machu Picchu


Dia 1, a Cordilheira dos Andes

  • A Trilha Inca para Machu Picchu não começa em Cusco, mas no Vale Sagrado dos Incas. A aventura começa quando o turista é buscado em seu hotel em Cusco. Após uma viagem de aproximadamente 2 horas, chegamos ao ponto de partida da caminhada no quilômetro 82 da ferrovia para Machu Picchu.
  • Você deve saber que percorrer a Trilha Inca nos Andes não é uma questão de ter um físico excelente, mas sim de ter uma grande força interior. Você começará a caminhada no meio de colinas onduladas, as mais próximas da cordilheira dos Andes. À medida que você sobe, o sol nasce e o ar fica mais rarefeito (níveis de oxigênio realmente baixos).
  • Nesse dia, você aprenderá como as coisas funcionam na trilha inca, verá como os carregadores superam os degraus incas muito rapidamente; eles não são nada parecidos com as centenas de degraus do local onde você treinou. Eles carregam as maiores mochilas (não mais que 18 quilos) e estarão esperando por você com o almoço pronto.
  • Depois de cruzar o rio Urubamba em Q’ente, você terá a opção de visitar os sítios arqueológicos de Wayna Q’ente e Llaqtapata. Ao meio-dia, você pode desfrutar de um almoço preparado pela equipe de cozinheiros.
  • Em seguida, a caminhada continua, principalmente em seções planas, até chegarmos ao acampamento em Ayapata. Lá é hora de jantar e passar a noite em um acampamento confortável e seguro. Neste dia, a caminhada terá aproximadamente 13 quilômetros de extensão.

Subida da Trilha Inca até Machu Picchu

Subida da Trilha Inca até Machu Picchu

Dia 2, a passagem da mulher morta – Warmiwañusca

  • O segundo dia é considerado o mais difícil da Trilha Inca. Isso se deve ao fato de você subir vários degraus de pedra para chegar ao ponto mais alto.
  • Use calçados de caminhada adequados aos seus pés. A subida é bastante íngreme; tanto que, no final do dia, você pode se perguntar por que escolheu sofrer por 4 dias quando há trens que podem levá-lo a Machu Picchu em apenas 4 horas.
  • No entanto, esse dia lhe mostrará belas paisagens montanhosas. Vistas da montanha Salkantay a oeste e da montanha Pumasillo ao norte. Finalmente, você chegará ao ponto mais alto, a passagem Warmiwañusca (passagem da “Mulher Morta”, na língua quíchua). Esse ponto atinge uma altitude de 4.215 metros.
  • Em seguida, a descida é feita por vários degraus de pedra. Durante a descida, é necessário usar bastões de trekking. Isso reduzirá o impacto em seus joelhos. Depois de quase duas horas de descida, você chegará ao ponto de almoço.
  • Depois do almoço, continuaremos nossa caminhada pelo vale Pacaymayu. No acampamento Chaquicocha, paramos para jantar e passamos a noite em um acampamento confortável sob as estrelas. A caminhada desse dia é de aproximadamente 11 quilômetros.

Área de acampamento na Trilha Inca

Área de acampamento na Trilha Inca

Dia 3, a selva alta de Cusco

  • No terceiro dia, a geografia é diferente da dos dias anteriores. As altas montanhas dos Andes agora estarão verdes, pois o turista se encontrará na selva alta de Cusco, um lugar repleto de vegetação, flora e fauna.
  • A primeira seção, após o café da manhã, é difícil, pois a maior parte é em subida. No entanto, o prêmio será uma visita ao sítio arqueológico de Runkuracay, um lugar cercado por nuvens.
  • Em seguida, a Trilha Inca continua por caminhos descendentes até chegar ao sítio arqueológico de Sayaqmarca (A aldeia dominante). As construções incas ali são uma prévia do que você verá em Machu Picchu.
  • Depois de visitar esse sítio arqueológico, a rota continua subindo por trilhas nubladas e úmidas onde, consequentemente, há vegetação abundante. Após várias horas de caminhada, chega-se ao sítio arqueológico de Phuyupatamarca, localizado próximo a um penhasco.
  • Apesar do cansaço do visitante, um último esforço será feito para descer pelas estreitas trilhas incas cercadas por paisagens incríveis. Finalmente, você chegará ao acampamento Wiñayhuayna, onde poderá almoçar e descansar. Esse é o único acampamento com ducha fria.
  • Nesse acampamento, os turistas poderão visitar o sítio arqueológico de Wiñayhuayna. Haverá também um jantar e a última noite do acampamento. Nesse dia, a caminhada é de aproximadamente 16 quilômetros. O visitante estará a apenas 5 quilômetros de Machu Picchu.

Runkurakay na Trilha Inca

Runkurakay na Trilha Inca

Dia 4, o Intipunku e Machu Picchu

  • No último dia, a caminhada será curta, pois a maior parte do dia será dedicada à exploração de Machu Picchu.
  • Após o café da manhã, caminharemos por trilhas planas até que, depois de 2 horas de caminhada, chegaremos a Machu Picchu pelo Intipunku. Você chegará ao Intipunku (Portão do Sol) cedo o suficiente para ver a névoa se dissipar sobre a cidade inca de Machu Picchu.
  • A primeira vista de Machu Picchu a partir de Intipunku é um espetáculo inesquecível para os visitantes.
  • Depois de quatro dias de caminhada, você se encontrará com os pés doloridos em frente a Machu Picchu. Muitas pessoas terminam essa caminhada com lágrimas nos olhos e, por mais clichê que pareça, é verdade. A Trilha Inca é a maneira mais difícil de chegar a Machu Picchu, mas não há maneira mais mágica de fazê-lo.
  • Em seguida, você descerá pelas trilhas que levam a Machu Picchu. O passeio pela cidadela inca leva aproximadamente 2 horas e 30 minutos. O circuito inclui a visita a templos e construções, tais como: o Templo do Sol, o Templo Principal, o Intihuatana, o Templo das 3 Janelas, a Rocha Sagrada, o Salão dos Espelhos e muito mais. É claro que inclui a clássica foto de Machu Picchu.
  • À tarde, depois de um delicioso almoço, é hora de voltar à cidadela inca de Machu Picchu de trem e ônibus. O visitante chegará à cidade de Cusco no final da tarde.

Intipunku na Trilha Inca

Intipunku na Trilha Inca

Perguntas frequentes sobre a Trilha Inca

  1. Por que fazer a Trilha Inca para Machu Picchu?

    Ao contrário de muitas caminhadas ao redor do mundo, em que o que importa é a caminhada ou o destino, a Trilha Inca é considerada uma das cinco melhores caminhadas do mundo e leva você a um dos melhores destinos do mundo, Machu Picchu.

  2. Qual é o dia mais difícil na Trilha Inca?

    O segundo dia da Trilha Inca é considerado o mais difícil da rota. Nesse dia, após uma árdua caminhada, você chegará ao ponto mais alto, a passagem Warmiwañusca, a 4.215 metros acima do nível do mar. Em seguida, desceremos para o acampamento Chaquicocha. A caminhada nesse dia será de 11 quilômetros.

  3. Qual é o dia mais fácil na Trilha Inca?

    O quarto e último dia é considerado o dia mais fácil da Trilha Inca de 4 dias. Nesse dia, a caminhada é de apenas 5 quilômetros do acampamento de Wiñayhuayna até Intipunku em Machu Picchu. O resto do dia é gasto no circuito ao redor de Machu Picchu Picchu.

  4. Quantos quilômetros são percorridos na Trilha Inca?

    No total, a Trilha Inca percorre 39 quilômetros desde o ponto de partida no km 82 da ferrovia até Intipunku, no Santuário Histórico de Machu Picchu.

  5. Que sítios arqueológicos você visitou na Trilha Inca?

    Durante a Trilha Inca, você pode ver sítios arqueológicos incas, como: Llactapata, Sayacmarca, Phuyupatamarca, Wiñayhuayna, Intipata e, é claro, a cidadela inca de Machu Picchu.

  6. Como é a Trilha Inca de 2 dias?

    A Trilha Inca de 2 dias é uma versão bem curta da Trilha Inca Clássica de 4 dias. Essa rota começa no km 104 da ferrovia para Machu Picchu. A subida de 8 km termina em Wiñayhuayna, onde você continua a última parte da Trilha Inca Clássica até Machu Picchu. A Trilha Inca de 2 dias cobre 13 quilômetros no total.

  7. A Trilha Inca inclui uma visita a Huayna Picchu?

    Não, o passeio de 4 dias pela Trilha Inca inclui apenas a visita a Machu Picchu. No entanto, por um custo adicional, o visitante pode acrescentar à sua excursão a visita à montanha Huayna Picchu. Essa caminhada até a montanha mais famosa da cidadela inca é muito popular entre os amantes de aventura.

  8. Posso ver o nascer do sol em Machu Picchu pela Trilha Inca?

    Sim, o bom tempo e a chegada a Machu Picchu por volta das 6h permitem que você veja o nascer do sol sobre a cidadela inca. Esse é um belo espetáculo durante a Trilha Inca.

  9. Qual é a altitude máxima na Trilha Inca?

    No segundo dia da Trilha Inca, chegamos à passagem Warmiwañusca, o ponto mais alto da caminhada, a 4.215 metros acima do nível do mar.

  10. A Trilha Inca inclui o retorno de trem ou a pé?

    A Trilha Inca de 4 dias oferece uma caminhada até Machu Picchu ao longo das famosas estradas reais incas, o famoso qhapac ñan. O retorno é feito de trem turístico para a cidade de Cusco (dia 4 da excursão).

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Trilha Inca para Machu Picchu

Shiomy CPor: Shiomy C

“Experiência fascinante“

“A experiência é difícil, mas inesquecível; as paisagens são fascinantes. Obrigado por cumprir com perfeição e ser tão profissional. Equipe perfeita (cozinheiros, carregadores e guias). Gostaria de mencionar especialmente Adner, o guia, sempre atencioso, explicativo e conhecedor de cada uma das áreas pelas quais passamos (flora, fauna e história). Um verdadeiro luxo a um bom preço. Totalmente recomendável.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024