Como chegar ao cume de Huayna Picchu
A cidade inca de Machu Picchu oferece diferentes experiências aos turistas. Lá você pode observar diferentes construções históricas, como o Intihuatana, o Templo do Sol, o Templo do Condor e muito mais. Você também pode escalar a íngreme montanha Huayna Picchu. Sim, a montanha que acompanha a clássica foto de cartão postal de Machupicchu. Chegar ao topo desse pico é a aventura mais popular entre os turistas que visitam a maravilha inca.
- Como é a montanha Huayna Picchu?
- Qual é a altura do cume?
- Mapa da montanha Huayna Picchu
- Qual é o grau de dificuldade para chegar ao topo?
- O que eu preciso para chegar lá?
- Como começo a escalar a montanha?
- Como é a caminhada perto do cume?
- Qual é a aparência do cume?
- Galeria de fotos
- Favor observar o seguinte antes da caminhada
Vista aérea do cume de Huayna Picchu
Chegar ao topo da montanha Huayna Picchu pode levar aproximadamente 2 horas. A dificuldade da caminhada é moderadamente alta. Entretanto, se você decidir visitar o famoso Templo da Lua, a caminhada levará mais 2 horas. A dificuldade dessa caminhada é desafiadora.
Como é a montanha Huayna Picchu?
- Essa montanha é o cume que se destaca na foto de cartão postal tirada pelos turistas em Machu Picchu.
- Os incas construíram centenas de escadas até o topo, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade inca.
- Nas trilhas dessa montanha, os incas também construíram templos famosos, como o Templo da Lua, um lugar misterioso e distante de outras construções incas.
- Os turistas que visitam Huayna Picchu são atraídos pela fama de suas trilhas vertiginosas próximas a ravinas.
Qual é a altura do cume?
- O cume do Huayna Picchu está localizado a 2.720 metros acima do nível do mar (m.a.s.l.). Essa altitude representa 8.923 pés. Portanto, é normal que o turista sinta falta de ar, agitação, tontura e outros sintomas do chamado “mal da altitude”.
- O Templo da Lua está localizado a 2.256 m.a.s.l. (7.401 pés).
Mapa da montanha Huayna Picchu
Qual é o grau de dificuldade para chegar ao topo?
- Chegar ao topo da Huayna Picchu depende principalmente da condição física do visitante.
- Em termos gerais, estima-se que a escalada até o topo da montanha seja de dificuldade moderada a alta.
- Se, além de escalar a montanha, o visitante for incentivado a fazer o percurso até o Templo da Lua, então a dificuldade da caminhada será desafiadora.
O que eu preciso para chegar lá?
- O mais importante é obter um ingresso para a montanha Huayna Picchu. Como essa é a atração turística mais visitada em Machupicchu, o ingresso deve ser comprado com bastante antecedência (recomenda-se fazê-lo on-line com 3 ou 4 meses de antecedência).
- Ao entrar no sítio arqueológico inca, você deve localizar a entrada para a montanha, que fica no setor da Rocha Sagrada (siga as placas). Lembre-se de estar lá no horário indicado em seu ingresso.
- Por motivos de segurança, a subida só é permitida para pessoas com mais de 12 anos de idade. Ela também não é adequada para pessoas que têm medo de altura. Além disso, se você sofre de alguma condição que o impeça de fazer um grande esforço físico, é melhor evitar a caminhada.
Como começo a escalar a montanha?
- A primeira coisa a fazer é registrar sua entrada na montanha no posto de controle no início da rota. Você deve fazer o mesmo quando sair.
- No início, o caminho não será muito difícil. Depois, à medida que você sobe, a dificuldade aumenta. O esforço será afetado por sua condição física, sua idade e também pelo clima. Se o dia estiver muito quente, o esforço será maior.
- Estima-se que aproximadamente 2.000 degraus sejam escalados (2 quilômetros de caminhos até o topo). Uma das seções mais difíceis é a chamada “Escada da Morte”, um conjunto de degraus íngremes com pouco espaço entre cada degrau. É preciso usar as mãos para passar por essa seção!
- Lembre-se de que a melhor maneira de subir a montanha é em um ritmo constante, seja lento ou rápido. Chegar ao topo não é uma corrida.
Como é a caminhada perto do cume?
- Depois de subir as “Escadas da Morte”, os visitantes estarão próximos do cume. Para completar a rota, eles terão que passar por um recinto inca e subir um último lance de escadas para chegar ao topo.
- Nesse último trecho, os visitantes poderão observar terraços, recintos, plataformas e outras construções que teriam servido como pontos de observação. Já nessa parte da trilha, é possível observar a cidadela inca de Machu Picchu de um ângulo único.
Qual é a aparência do cume?
- Do topo do Huayna Picchu, você tem uma vista espetacular e maravilhosa de Machu Picchu e seus arredores. Entretanto, se as nuvens cobrirem a montanha, não será possível observar essa paisagem.
- O cume é rochoso, portanto, é preciso ter cuidado para não tropeçar ao tirar fotos. Há uma equipe de segurança no local para alertar os turistas em caso de perigo.
- Por motivos de segurança, não é permitido tirar fotos que coloquem em risco a segurança do turista. Por exemplo, não é permitido colocar os pés perto dos barrancos.
Favor observar o seguinte antes da caminhada
- O ingresso para Huayna Picchu permite que você entre novamente em Machu Picchu uma vez após sua visita. Use essa nova entrada para visitar o sítio arqueológico de Machu Picchu.
- O ingresso tem um horário fixo: o primeiro horário de acesso à montanha é das 7h às 8h. O segundo horário de acesso é das 10h30 às 11h30. Portanto, certifique-se de estar no portão de entrada no horário indicado no ingresso.
- Leve uma mochila que deixe suas mãos livres e na qual você possa armazenar o básico para a caminhada: água, lanches, capa de chuva, roupas extras, câmera, documentos de identidade, etc.
- Durante a caminhada, deixe a passagem livre nas seções mais estreitas. Especialmente para os visitantes que descem do cume.
- Respeite as placas de sinalização ao longo da montanha. Não arrisque sua vida de forma imprudente tirando fotos perto de penhascos ou em locais perigosos.
- Se você não encontrou disponibilidade para Huayna Picchu, tente encontrar outra data para sua visita. Outra boa opção é escolher escalar a montanha Machu Picchu, outra rota de trekking semelhante.
O cume de Huayna Picchu em meio às nuvens
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Vistas de sonho“
“É um desafio físico difícil e não é adequado para pessoas com vertigem, mas vale a pena cada passo na montanha, as vistas são incríveis e você se sente no topo do mundo. Não é uma escalada impossível, mas é exigente. Com calma e descanso, qualquer pessoa com uma condição física aceitável pode fazê-la.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 31, 2024