Circuitos de Machu Picchu: diferenças e semelhanças
Machu Picchu está localizada na Cordilheira dos Andes, em Cusco, Peru. A visita é realizada todos os dias do ano, das 6h às 17h. Devido à disponibilidade limitada, recomenda-se comprar seu ingresso on-line com dois ou três meses de antecedência. No momento da compra, você deve escolher entre as 10 novas rotas por Machu Picchu. Cada uma delas oferece uma experiência diferente expressa em três circuitos que foram habilitados a partir de 1º de junho de 2024. Conheça suas semelhanças e diferenças!
- Visite Machu Picchu sem uma excursão
- Taxas de entrada e as diferentes experiências em Machu Picchu
- Os quatro circuitos em Machu Picchu
- Semelhanças e diferenças dos circuitos em Machu Picchu
- Dicas para escolher a entrada e o circuito certos
- Perguntas e respostas
Que tipo de taxa de entrada ou rota a excursão a Machu Picchu inclui?
Os turistas que visitam Machu Picchu querem ter uma viagem sem complicações. Por esse motivo, muitos optam por fazer o passeio com as excursões de dia inteiro a Machu Picchu. No entanto, o tipo de ingresso ou a rota por Machu Picchu que você receberá geralmente não é decidido. Há muitas agências de viagem que trabalham com ingressos para o Circuito 2 ou Rotas Clássicas de Machu Picchu. Essas rotas lhe permitirão visitar as principais construções e templos de Machu Picchu. Atualmente, há dois ingressos que permitem esse tipo de passeio. No entanto, você também poderá escolher se deseja as rotas Huayna Picchu e Machu Picchu Mountain.
Visite Machu Picchu sem uma excursão
Se você visitar Machu Picchu sem uma excursão, terá de comprar seu próprio ingresso, passagem de trem, passagem de ônibus, bem como reservar um serviço de guia turístico na cidade inca (esse serviço é opcional). A coisa mais importante a fazer primeiro é comprar o ingresso e escolher uma passagem de trem com um horário que se adapte ao seu itinerário.
Por outro lado, se você optar por visitar Machu Picchu com uma excursão, a agência de turismo cuidará dos seus ingressos de entrada, passagens de trem, passagens de ônibus e guia turístico.
Para muitos, a opção de conhecer Machu Picchu com uma excursão é muito mais simples. Entretanto, outros visitantes preferem personalizar sua viagem em seu próprio ritmo, escolhendo um tipo específico de entrada e circuito. Essa opção é recomendada, sobretudo, para visitantes jovens que não gostam de um itinerário rígido.
Portanto, para visitar Machu Picchu sem uma excursão, a primeira coisa a fazer é comprar o ingresso on-line. Você tem duas opções: pelo site oficial ou por uma agência de turismo autorizada. Em ambos os casos, você deve comprar o ingresso com dois ou três meses de antecedência, pois a disponibilidade é limitada. O tipo de ingresso e o circuito escolhido dependem da experiência que você deseja viver na Maravilha do Mundo.
Taxas de entrada e as diferentes experiências em Machu Picchu
Há 10 novas rotas para visitar Machu Picchu
Bilhete Machu Picchu + Montanha (Rota 1A) – Circuito 1
Esta entrada permite uma rota de caminhada bastante fascinante, graças às vistas incríveis que oferece. Além disso, você pode ter a clássica foto de cartão postal de Machu Picchu. Você também pode fazer um passeio pelos principais mirantes próximos à Casa do Guardião. Os bilhetes para esta rota são atualmente válidos apenas para maiores de 18 anos. A experiência é realmente linda por causa das vistas extraordinárias do lugar. Da mesma forma, possui 2 grupos de horários. O primeiro grupo entrará às 6h e o segundo às 8h.
Bilhete Machu Picchu Foto Clássica ou Terraço Superior (Rota 1B) – Circuito 1
Esta rota e entrada para Machu Picchu permite o acesso às plataformas superiores, de onde você pode tirar a foto do cartão postal. Você também pode apreciar a vista dos mirantes mais próximos da Casa do Guardião. No entanto, você não poderá fazer caminhadas ou visitar os principais templos de Machu Picchu. Esta rota é uma atividade e experiência verdadeiramente contemplativa. O passeio pode durar 2 horas e 30 minutos e é adequado para todas as idades. Além disso, há 10 horários disponíveis, permitindo a entrada das 6h às 15h.
Bilhete Machu Picchu + Inti Punku (Rota 1C) – Circuito 1
Nova rota habilitada para a alta temporada. Esta temporada vai até 2 de novembro, então esta rota só estará acessível durante esse período. A experiência permitirá que você faça um passeio até Inti Punku, o antigo e original posto de controle de Machu Picchu. Você seguirá parte da Trilha Inca e também desfrutará de vistas panorâmicas de Machu Picchu. Você também pode tirar uma foto de cartão postal e fazer um tour pelos mirantes mais próximos da Casa do Guardião. Este bilhete tem 4 horários que começam às 8:00 e terminam às 11:00 da manhã.
Bilhete Machu Picchu + Ponte Inca (Rota 1D) – Circuito 1
Ingresso que também pertencerá à alta temporada (19 de junho a 2 de novembro). Durante esse tempo você pode visitar este lugar. No entanto, as reservas podem ser feitas durante todo o ano ou meses antes da alta temporada. A experiência ao longo desta rota permite que você chegue à Ponte Inca em Machu Picchu. Antes de chegar lá, você poderá tirar uma foto de cartão postal e dar uma olhada em alguns dos mirantes de Machu Picchu ao longo da rota. Nenhum outro passeio estará disponível, nem ingressos ou rotas incluídas no Circuito 1 ou Panorâmico. Possui 4 grupos de horários, o primeiro começará às 8:00 e o último às 11:00. Assim como os ingressos para caminhadas, ele só será válido para maiores de 18 anos.
Bilhete Machu Picchu Circuito Clássico ou Clássico Projetado (Rota 2A) – Circuito 2
Esta rota permite o passeio clássico pelos principais edifícios de Machu Picchu. Você pode até chegar à Rocha Sagrada, ou seja, pode atravessar grande parte dos templos e recintos da llaqta inca. No entanto, não haverá acesso às plataformas superiores e, portanto, nenhuma foto clássica de cartão postal. Da mesma forma, seu passeio será limitado a visitar apenas o sítio arqueológico de Machu Picchu. É uma das rotas ou bilhetes com maior disponibilidade e conta com 10 faixas horárias.
Bilhete Machu Picchu Circuito Clássico ou Terraço Inferior (Rota 2B) – Circuito 2
Neste caso, você terá direito a um breve passeio pelas plataformas inferiores. Ou seja, você poderá chegar perto da Casa do Guardião, de onde poderá tirar uma foto digna de cartão postal. Além disso, você pode visitar os principais templos e complexos de Machu Picchu. Este ingresso é uma das melhores alternativas para visitar Machu Picchu. É adequado para o público em geral e tem 10 grupos de admissão.
Bilhete Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu ou Waynapicchu (Rota 3A) – Circuito 3
Este ingresso permite que você visite o sítio arqueológico, bem como caminhe até o topo de Huayna Picchu, a montanha mais popular da cidade inca. É um dos ingressos que esgota mais rápido, pois só oferece disponibilidade para 400 pessoas por dia. A caminhada é aberta apenas para maiores de 18 anos. Durante o passeio, você poderá ver parte da cidadela inca, especificamente a área dos templos inferiores. Este ingresso não permite um passeio adicional à rota Huayna Picchu. oferece a opção de entrada em 2 horários, o primeiro às 7:00 e o segundo às 9:00 da manhã.
Bilhete Machu Picchu Templos Parte Inferior ou Realeza Projetado (Rota 3B) – Circuito 3
Esta rota é fácil de ser concluída porque permite fácil acesso a Machu Picchu, sem precisar subir nas plataformas superiores. É ideal para pessoas maiores de idade. É um dos novos circuitos que foram abertos após a mudança no Ministério da Cultura. Para esta rota foram habilitados 50 bilhetes (temporada regular) e 75 bilhetes (alta temporada). Durante o passeio você poderá ver alguns dos templos na área baixa e chegar à Rocha Sagrada. Além disso, todas as rotas do Circuito Real de Machu Picchu permitirão que você faça esta rota. Esta rota tem 10 horários de entrada. O primeiro grupo começará às 6h e o último às 15h.
Bilhete Machu Picchu + Templo da Lua ou Grande Caverna (Rota 3C) – Circuito 3
A Rota das Grandes Cavernas, ou Templo da Lua, é uma das novas alternativas para aumentar o número de visitantes a Machu Picchu. Além disso, esta rota só será válida durante a alta temporada. Esta rota oferece um passeio preliminar por Machu Picchu, especificamente os templos inferiores, e também a caminhada pelas Trilhas Qhapac Ñam ou Inca. A caminhada culminará no Templo Inca da Fertilidade, também conhecido como Templo da Lua ou Grande Caverna. Tem dois horários e uma disponibilidade de 200 ingressos. Venda somente online.
Bilhete Machu Picchu + Huchuy Picchu (Rota 3D) – Circuito 3
Este ingresso permite que você faça um breve passeio por Machu Picchu, depois do qual você pode subir ao topo desta pequena montanha, também conhecida como Huchuy Picchu. Este ingresso passou por algumas alterações, por exemplo, apenas 50 ingressos estarão disponíveis diariamente e ele só será válido durante a alta temporada. Nesse sentido, pode ser um bilhete reserva para quem não conseguiu comprar sua passagem a tempo. Além disso, oferece uma caminhada de 1 hora e é possível ver algumas plantas e insetos ao longo do caminho. Além de ter uma vista particular de Machu Picchu. Este ingresso inclui 50 ingressos de admissão em dois momentos. O primeiro será às 7h para Machu Picchu e o segundo às 13h.
Os 3 novos circuitos para conhecer Machu Picchu
Esses são os novos circuitos e setores que podem ser encontrados em Machu Picchu. Saiba todas as informações abaixo:
Circuito 1 – Rota Panorâmica
O próprio nome detalha mais as rotas que podem ser feitas nesse circuito. O Circuito 1 ou Panorâmico permite um passeio pelas áreas mais altas de Machu Picchu. A maioria dos passeios será feita pelos mirantes que estão localizados após as plataformas superiores ou próximos à Casa do Guardião. Como mencionado acima, todos os ingressos que seguem esse circuito têm como principal atração a possibilidade de tirar uma foto de cartão postal. Infelizmente, não será possível ir a outras partes de Machu Picchu, como a descida à cidadela inca ou a subida às outras montanhas da Rota Real.
Circuito 2 – Rota Clássica
Esse segundo circuito é baseado justamente nos passeios dentro da cidadela inca de Machu Picchu. Ou seja, não contemplará a subida pelas plataformas superiores e nem a caminhada para outras rotas como as montanhas de Huchuy Picchu ou Huayna Picchu. Está dividido em 2 ingressos ou rotas, nas quais se destaca o circuito do Terraço Inferior, que lhe permitirá chegar aos terraços próximos à Casa do Guardião. Ele não garante uma foto de cartão postal propriamente dita, mas uma muito semelhante. No outro ingresso, não será possível chegar ao respectivo local. Em ambos os ingressos, você poderá fazer um tour pelos principais templos de Machu Picchu, até chegar à Rocha Sagrada. O retorno será pelos templos do setor inferior, onde está localizado o Templo do Condor.
Circuito 3 – Rota Realeza Machu Picchu
O terceiro circuito de Machu Picchu permite um passeio pela área, para conhecer grande parte das construções da cidadela inca. Ele também permite a subida a várias montanhas. É claro que, para isso, você precisará dos ingressos correspondentes. Esses ingressos cobrem apenas uma rota. Há quatro ingressos ou rotas no total. Três deles permitem o passeio a diferentes destinos e construções incas. No último, é feito apenas o circuito dentro da cidadela inca. O circuito 4, em geral, chegará à Rocha Sagrada e a partir desse ponto de controle. É a partir desse ponto que as rotas para Huayna Picchu, Huchuy Picchu e o Templo da Lua serão divididas.
Principais diferenças dos novos circuitos de Machu Picchu
Circuitos | Circuito 1 – Panorâmico | Circuito 2 – Rota clássica | Circuito 3 – Machu Picchu Realeza |
---|---|---|---|
Ingressos |
|
|
|
Fotos | Foto de cartão postal. Foto nos principais pontos de vista. | Foto próxima aos templos principais. | Foto na Rocha Sagrada. Foto nas principais montanhas de Machu Picchu. |
Construções incas |
|
|
|
Tipo de visitante | Pessoas que querem um pouco de aventura e belas paisagens. | Para todos, é ideal para toda a família. | Pessoas em busca de aventura e rotas desafiadoras. |
Experiência | É uma experiência contemplativa ideal para relaxar. | Pode ser um passeio cultural e enriquecedor. Você conhecerá todos os mistérios de Machu Picchu. | Faça parte de uma aventura com belas vistas. Além de fazer um passeio pelas rotas mais procuradas de Machu Picchu. |
Quando fazer a reserva? | É melhor reservar com 2 ou 3 semanas de antecedência. | É recomendável reservar com 2 ou 3 meses de antecedência. | Reserve com 3 a 4 meses de antecedência. |
Dicas para escolher a entrada e o circuito certos
- Se você está procurando a foto clássica de Machu Picchu, a única maneira de conseguir isso é comprando qualquer um dos ingressos do Circuito Panorâmico.
- O circuito menos complicado que permite um passeio por Machu Picchu é o Circuito 1 ou Circuito Panorâmico.
- Se você deseja fazer um passeio por toda a cidadela inca, a melhor opção é fazer uma das duas opções do Circuito 2 ou a Rota Clássica de Machu Picchu.
- Se você quiser fazer caminhadas extras para ter belas vistas de Machu Picchu, você pode pegar o ingresso Machu Picchu + Huchuy Picchu (Rota 3D) ou o ingresso Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu (Rota 3A), ambos dos 3 circuitos da rota real.
Perguntas e respostas
1) Qual é o melhor circuito em Machu Picchu?
Para muitas pessoas, o circuito 2 é o melhor circuito em Machu Picchu porque permite que você visite a maioria das construções incas. Esse passeio pode ser feito em 2 horas e 30 minutos; em qualquer uma de suas variações.
2) Qual circuito me permite ver mais de Machu Picchu?
Após as novas mudanças, agora é importante saber que tipo de experiência você deseja ter. Agora há três circuitos que podem lhe oferecer atividades diferentes. O circuito 2 pode ser uma boa alternativa devido a todas as informações que os guias lhe darão durante o passeio.
3) Qual circuito me permite tirar a melhor foto de Machu Picchu?
O circuito 1, em qualquer um de seus ingressos ou rotas, permitirá que você faça o passeio nas plataformas superiores e obtenha a foto de cartão postal que deseja.
4) Qual circuito em Machu Picchu devo escolher se estiver viajando com crianças?
As rotas de trekking próximas a Machu Picchu agora são válidas somente para pessoas com mais de 18 anos de idade. Portanto, você só poderá fazer o Circuito 2 em qualquer uma de suas rotas ou ingressos.
5) Qual circuito em Machu Picchu devo escolher se estiver viajando com um usuário de cadeira de rodas?
O circuito 3 com o ingresso para os templos inferiores de Machu Picchu.
6) Qual é o circuito que dura mais tempo em Machu Picchu?
Nesse caso, os circuitos mais longos serão compostos pelas rotas para as montanhas. O tempo mínimo para esses passeios será de 6 horas. As alternativas são:
- Machu Picchu + Bilhete de Montanha
- Machu Picchu + Ingresso Huayna Picchu
- Machu Picchu + Ingresso Templo da Lua
7) Qual circuito devo escolher em Machu Picchu para visitar a Casa Inca?
Qualquer uma das rotas ou ingressos do Circuito 2 ou Machu Picchu Classic.
8) Qual ingresso me permite visitar Huayna Picchu?
Você só pode chegar a Huayna Picchu com o bilhete “Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu ou Waynapicchu (Rota 3A)”. Dessa forma, você não poderá acessar outras trilhas ou rotas com este ingresso.
9) Qual circuito em Machu Picchu devo escolher se estiver viajando com idosos?
O circuito 1 é o mais fácil de executar. No entanto, as outras rotas podem ser concluídas normalmente se você estiver com boa saúde física.
10) Qual é o pior circuito em Machu Picchu?
Todos os três circuitos oferecem uma experiência incrível, cada um deles muito diferente dos outros. Nesse sentido, não há um melhor ou pior, mas isso dependerá mais da experiência que o turista ou os turistas querem ter.
Conselhos de pessoas que estiveram lá

“O melhor!“
“Simplesmente Machu Picchu é um dos melhores lugares que já visitei em minha vida. Ver Machu Picchu de lá, enorme com sua história e construções é indescritível. Sem dúvida, a melhor viagem de minha vida.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, março 28, 2025