Cusco 83 artigos
Circuito Barroco Andino
Clique para classificar o artigo

O circuito barroco andino em Cusco

Cusco é muito mais do que Machu Picchu ou o Vale Sagrado dos Incas. Para os amantes de arte e história, o Circuito Barroco Andino é a melhor opção. É um passeio por 4 templos que mostram belas obras arquitetônicas feitas por artistas mestiços durante o Vice-Reinado. A viagem começa na cidade de Cusco e termina no vilarejo de Canincunca, na estrada que liga a Cidade Imperial à cidade de Puno.



Circuito barroco andino em Cusco
Não perca a oportunidade de visitar as belas obras arquitetônicas oferecidas pelo circuito barroco andino em Cusco

O que é o barroco andino?

O barroco andino é um movimento artístico que se originou nos Andes peruanos durante o vice-reinado espanhol. Esse movimento se concentrou nas obras arquitetônicas das igrejas e foi realizado principalmente por artistas mestiços e indígenas. O objetivo de evangelização das diferentes missões religiosas gerou esse tipo de arte principalmente em territórios como Quito, Cusco, Arequipa e Puno.


Quais são suas características?

As principais características são a abundância de temas da cosmovisão andina, como os deuses incas, o sol e a lua. Há também muitas decorações baseadas em animais, como o puma, a cobra, a vizcacha, entre outros. O barroco andino é uma mistura de temas religiosos, como passagens bíblicas e os costumes e mitos da tradição andina.


O circuito barroco andino

O circuito ou rota do Barroco Andino é uma excursão histórica e artística promovida pela Companhia de Jesus. Ela começa no Templo da Companhia de Jesus, na cidade de Cusco. Em seguida, visitamos a Igreja de São Pedro Apóstolo de Andahuaylillas, conhecida como a Capela Sistina da América. Finalmente, o circuito termina na Capela da Virgem Purificada de Canincunca. Esta última está cercada pelas mais belas paisagens que caracterizam o Vale Sul de Cusco.

Templo da Companhia de Jesus

O Templo da Companhia de Jesus está localizado em frente à Plaza de Armas de Cusco. É considerado, junto com a Catedral da cidade, a igreja mais bonita. Sua fachada é feita de pedra esculpida. Seu altar é esculpido em madeira e coberto com folhas de ouro. As amostras de arte elaboradas pela Escola Cusqueniana, bem como as esculturas, são representações do barroco andino. Destaca-se o casamento do sobrinho de Santo Inácio de Loyola. Essa obra arquitetônica foi tomada como exemplo para a construção dos outros templos da região.

Templo da Companhia de Jesus
Templo da Companhia de Jesus localizado na praça principal da cidade de Cusco

O Templo da Companhia de Jesus não está incluído no ingresso do Circuito Religioso de Cusco. Para acessá-lo, você deve pagar na porta do templo. Outra opção é comprar o ingresso do Circuito Barroco Andino, que inclui a Igreja de San Pedro de Andahuaylillas, o Templo de San Juan Bautista de Huaro e a Capela da Virgem Purificada de Canincunca.

Igreja de São Pedro Apóstolo de Andahuaylillas

Esse belo templo foi provavelmente construído em 1610 no local de um santuário inca. Ele está localizado a 39 quilômetros da cidade de Cusco. A beleza de suas pinturas emolduradas em folhas de ouro e as gravuras no teto lhe deram o apelido de Capela Sistina da América. Possui dois órgãos do século XVII, os mais antigos da América Latina. Suas paredes são amostras da Escola Cusqueniana. Em geral, suas telas retratam a vida de São Pedro e São Paulo. Entre as principais obras estão o “Batismo de Cristo” e “A Virgem do Rosário”, de Diego Quispe Tito. No altar principal está São Pedro Apóstolo, santo padroeiro do distrito.

Exterior da igreja de San Pedro Apóstol em Andahuaylillas
Exterior da igreja de San Pedro Apóstol em Andahuaylillas

Templo de San Juan Bautista de Huaro

O templo colonial de San Juan Bautista de Huaro está localizado a 43 quilômetros da cidade de Cusco. Foi construído com adobe e pedra simples na segunda metade do século XVI, aproximadamente. Em 1972, foi declarado Monumento Histórico. Estima-se que em seu interior existam até 50 peças de pintura e escultura da Escola de Cusco, a maioria feita pelo artista cusquenho Tadeo Escalante. Suas paredes, tetos, tudo tem ornamentação, inclusive com detalhes em folha de ouro. Entre as obras mais emblemáticas do recinto estão “La Sagrada Familia” e a “La Escena del Juicio Final”, que inclui Santa Rosa de Lima.

Templo de San Juan Bautista de Huaro
Templo de San Juan Bautista de Huaro

Capela da Virgem Purificada de Canincunca

Esse templo religioso está localizado na cidade de Huaro, a 44 quilômetros da cidade de Cusco. Em 1974, esse recinto foi declarado Monumento pertencente ao Patrimônio Cultural da Nação. Estima-se que tenha sido construído no início do século XVII sobre um centro cerimonial ou cemitério inca e pré-inca. O interior consiste em uma única sala adornada com pinturas com temas relacionados à flora e à fauna do local. Há também temas geométricos que os habitantes ainda representam em seus tecidos.

Capela da Virgem Purificada de Canincunca
Bela vista panorâmica da capela da Virgem Purificada de Canincunca

Como fazer a rota do Barroco Andino?

Para fazer o Circuito Barroco Andino, você deve comprar uma passagem na Compañia de Jesus em Cusco ou em Andahuaylillas. A rota segue as belas paisagens do Vale Sul, bem como seus parques arqueológicos. Há ônibus de serviço de passageiros que saem da Avenida de la Cultura e podem levá-lo aos diferentes destinos do circuito barroco que ficam fora da cidade. Outra opção é pegar um serviço de transporte particular.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Cusco

Silvia P.Por: Silvia P.

“Imperdível!“

“Achei essa rota extraordinária. Não apenas pelo sincretismo do estilo com sua influência marcante, mas também pelo realismo de algumas das pinturas. Embora o barroco não seja meu estilo favorito, recomendo muito essa rota e suas 4 igrejas. É incrível que essas joias arquitetônicas não tenham nenhum apoio governamental.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024