Clique para classificar o artigo

Cidade de Cusco

Cusco é uma das cidades mais incríveis da América do Sul e um dos principais destinos do mundo. Seu nome “Qosqo” significa “Umbigo do Mundo” no idioma dos Incas, o quíchua. Atualmente, é reconhecida como a “Capital Arqueológica da América” devido aos seus templos incas e coloniais que sobreviveram ao teste do tempo. É uma cidade que recebe pessoas de todo o mundo para visitar suas principais atrações turísticas: Sacsayhuaman, o Vale Sagrado, a Montanha das 7 Cores e, é claro, Machu Picchu.



Plaza de Armas Cusco
Plaza de Armas Cusco

Cusco: antiga capital do império inca

  • Cusco foi a antiga capital do império inca. Durante o período colonial, os espanhóis construíram igrejas, palácios e outras estruturas sobre os templos e palácios incas. Lá você verá pessoas vestidas em trajes tradicionais com lhamas como mascotes. Você também pode comprar roupas feitas de fibra de alpaca.
  • Da cidade de Cusco, as estradas incas “Qhapac Ñan” partiam para todos os “suyos” ou regiões que compunham o império de Tahuantinsuyo. Por esse motivo, “Qosqo” significa “umbigo do mundo”. Foi lá que os incas construíram seus principais templos e fortalezas, como Coricancha e Sacsayhuaman.
  • Durante o período inca, as pessoas que visitavam Cusco eram tratadas com respeito. Ela era considerada uma cidade sagrada.

Localização

Cuzco fica na parte sul da Cordilheira dos Andes, no Peru. A cidade de Cuzco está localizada a 3.399 metros acima do nível do mar (11.151 pés). As montanhas cobertas de neve mais importantes da região são Ausangate e Salkantay. O rio Vilcanota atravessa quase todo o Vale Sagrado dos Incas, incluindo a cidade de Aguas Calientes. Cusco também tem sua região de selva, onde os incas construíram cidades importantes, como Choquequirao e Machu Picchu.


Mapa do centro histórico de Cusco


O que fazer?

  • Passeio pelo Centro Histórico – Passear pelo centro de Cusco é como caminhar por um museu gigantesco. Em suas ruas, você verá templos incas e igrejas coloniais. A cidade também é famosa por sua vida noturna e pela diversidade de serviços turísticos, tais como: restaurantes, bares, cafés, hotéis, etc.
  • Visita a Sacsayhuaman – O complexo arqueológico de Sacsayhuaman é composto por vários edifícios arqueológicos, como Qenqo, Pucapucara, Tambomachay e o próprio Sacsayhuaman, uma fortaleza com paredes feitas de enormes rochas que pesam até 120 toneladas. Durante o passeio, você também poderá ver túneis, paredes, terraços, estradas, altares, canais de água e muito mais.
  • Visite Coricancha – O templo mais importante de todo o império inca foi Coricancha (ainda mais importante que Machupicchu). As paredes desse recinto são as mais finamente esculpidas do império. Antes da chegada dos espanhóis, ela era coberta com folhas de ouro e prata. Mais tarde, foi saqueado e, em suas paredes, os invasores construíram a igreja de Santo Domingo.
  • Vá para o Vale Sagrado dos Incas – Próximo a Cusco está uma das áreas mais férteis e belas da região: o Vale Sagrado. Aqui os incas construíram cidades, templos, terraços e palácios. Atualmente, as cidades turísticas de Pisac, Chinchero, Maras, Urubamba e Ollantaytambo estão localizadas nessa área. Os visitantes podem apreciar suas paisagens, visitar seus sítios arqueológicos e até mesmo praticar esportes de aventura.
  • Vá para o Vale Sul de Cusco – Ao sul da cidade de Cusco, há um vale fértil onde os incas construíram templos importantes, como Tipon e Racchi. Do sul, os primeiros incas migraram para Cusco. Há também uma importante cidade da cultura Wari (pré-inca) chamada Piquillacta. O Vale Sul também é famoso por seus pratos típicos requintados, como o cuy chactado (porquinho-da-índia) ou porco assado.
  • Visitando a Montanha das 7 Cores – Há alguns anos, o degelo de parte da montanha coberta de neve Ausangate revelou uma paisagem única de várias cores devido aos minerais encontrados ali. A Montanha das 7 Cores ou Vinicunca é hoje uma das principais atrações de Cusco. Ela fica a mais de 120 quilômetros de Cusco e a mais de 5 mil metros de altura (16.404 pés). Apesar do frio e da altitude, centenas de turistas chegam ao local todos os dias.
  • Visita a Machu Picchu – Definitivamente, a principal atração turística de Cusco é Machu Picchu. Essa cidadela está localizada a quase 100 quilômetros da cidade, após uma viagem de carro e trem. A cidade inca está localizada na região de selva de Cusco. É famosa por suas belas paisagens, construções misteriosas e rotas de trekking, como a montanha Huayna Picchu e a montanha Machupicchu.
  • Fazer a Trilha Inca – Uma das rotas de trekking mais famosas do mundo é a Trilha Inca. As trilhas dessa caminhada foram construídas pelos incas há vários séculos. A Trilha Inca liga Cusco a Machu Picchu após 4 dias de caminhada e 3 dias de acampamento. No último dia, você chega à cidade inca pelo “Portão do Sol” (Intipunku), o antigo portão de entrada usado pelos incas.

Esta é a cidade de Cusco!

A cidade de Cusco foi a antiga capital do império inca. Ela oferece muitas atrações turísticas, como a Catedral, o Coricancha, Sacsayhuaman e muito mais.


Por onde começar sua visita a Cusco?

Se levarmos em conta que a maioria dos turistas passa 4 dias em Cusco, você pode seguir o seguinte itinerário:

  • Dia 1: City Tour Cusco – Depois de descansar de sua viagem a Cusco, você pode visitar a cidade à tarde em um “City Tour” que inclui a Catedral, Coricancha, Sacsayhuaman, Qenqo, Pucapucara e Tambomachay. Dessa forma, você poderá se aclimatar melhor à altitude elevada da cidade.
  • Dia 2: Vale Sagrado dos Incas – O Vale Sagrado é uma ótima opção, pois suas atrações não estão em uma altitude elevada, permitindo que você se adapte melhor ao clima e à altitude. O passeio pelo vale leva a maior parte do dia. Você pode visitar Pisac, Urubamba, Chinchero, Ollantaytambo ou até mesmo Maras ou Moray. Esportes de aventura também são uma opção.
  • Dia 3: Machu Picchu – Visitar Machu Picchu em um dia é uma opção se você não quiser passar uma noite na cidade de Aguas Calientes. Para chegar lá, é preciso viajar de trem e ônibus por cerca de 4 horas. A maioria dos turistas visita a cidade inca no terceiro ou segundo dia de sua visita para se adaptar melhor à altitude e não sofrer os sintomas do mal de altitude.
  • Dia 4: Montanha 7 Colores – No último dia, após vários dias de adaptação à altitude de Cusco, é uma boa ideia caminhar até a Montanha 7 Colores. Se não quiser caminhar em lugares tão altos e extremos, você pode escolher uma alternativa menos exigente, como o Vale Sul de Cusco. Há também outras trilhas semelhantes, como a da Lagoa Humantay.

Perguntas e respostas

  • 1) Como chegar a Cusco?

    Para chegar a Cusco, você deve primeiro chegar ao aeroporto de Lima, a capital do Peru. De lá, você pode pegar um voo para a cidade de Cusco (1 hora de viagem). Também é possível chegar de ônibus (20 horas de viagem).

  • 2) Como é o clima?

    Cusco tem um clima seco e frio. A temperatura média durante o ano é de 15ºC durante o dia e 8ºC à noite. Machu Picchu, por outro lado, tem um clima mais tropical. A temperatura média durante o ano é de 22ºC. durante o dia e 14ºC. à noite.

  • 3) O que vestir?

    Devido ao clima variável, é recomendável levar roupas quentes e leves, como: jaquetas, moletons, camisas polo, calças e calçados de trekking. No entanto, é muito útil levar uma capa de chuva.

  • 4) Qual é a melhor época para ir?

    A estação seca (abril a outubro) é a melhor época para visitar Cusco. Durante esses dias, chove pouco e o clima é agradável para visitas aos sítios arqueológicos ao ar livre.

  • 5) Onde se hospedar?

    A cidade de Cusco tem centenas de hotéis e alojamentos para os visitantes. Você pode escolher o serviço que preferir, de 1 a 5 estrelas. Você também pode obter acomodações do Airbnb.

  • 6) Onde comer?

    Além dos hotéis, há centenas de restaurantes em Cusco onde você pode experimentar comida típica e internacional. Você pode escolher o serviço que mais lhe convém. Há serviços de diferentes qualidades.

  • 7) Posso ir se for um cidadão idoso?

    Sim, muitos idosos visitam Cusco. Recomenda-se evitar longas caminhadas se você não tiver a experiência adequada e a autorização de seu médico. Nos primeiros dias, você deve se adaptar à altitude da cidade.

  • 8) Onde posso conseguir um guia?

    Os guias turísticos estão disponíveis na porta de cada atração turística. Você também pode obter um através do site de uma agência de turismo. Os pacotes turísticos já incluem esse serviço.

  • 9) Que moeda usar?

    A moeda oficial do Peru é o “sol peruano”. No entanto, os diversos serviços e estabelecimentos turísticos em Cusco aceitam o dólar como moeda.

  • 10) Como evitar o mal de altitude?

    O mal de altitude é inevitável para pessoas que não estão adaptadas à geografia de alta altitude. Entretanto, seus efeitos podem ser reduzidos bebendo bastante água e evitando alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.


Conselhos de pessoas que estiveram lá

Cusco

Dante V.Por: Dante V.

“Cusco - onde as muralhas incas sustentam a colônia“

“Na praça principal de Cusco, você verá fundações incas em todos os lugares, poderá apreciar o trabalho inca e, em cima delas, impressionantes estruturas espanholas; tem muita história, você tem que ver o céu azul de Sacsayhuaman, caminhar por seus portais sabendo por que cada um deles recebeu esses nomes estranhos é uma experiência inesquecível; não se esqueça de levar uma boa câmera e vários cartões de memória.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 24, 2024