Ciclismo pelo Vale Sagrado dos Incas
O Vale Sagrado dos Incas tem uma geografia perfeita para o ciclismo. Além das incríveis paisagens que podem ser apreciadas, no percurso você pode visitar atrações turísticas famosas, como Pisac, Ollantaytambo, Maras, Moray e outras. O passeio de bicicleta pode ser feito com um tour ou por conta própria, embora a primeira opção seja a preferida pelos turistas.
- O território do Vale Sagrado dos Incas
- Andar de bicicleta no Vale Sagrado
- Mapa das rotas de ciclismo
- Rota por Maras e Moray
- Rota por Pisac, Urubamba e Ollantaytambo
- Rota pelo passo de Málaga
- Algumas dicas
- Galeria de fotos
Andar de bicicleta no Vale Sagrado dos Incas
O território do Vale Sagrado dos Incas
O Vale Sagrado dos Incas é uma área de Cusco onde os Incas construíram muitos de seus templos e cidadelas, como Pisac, Ollantaytambo ou Chinchero.
Esse vale fértil é repleto de campos cultivados, rios, montanhas e picos cobertos de neve. As paisagens daqui eram muito apreciadas pelos incas que habitavam os atuais vilarejos de Calca, Yucay, Urubamba, Maras e Moray.
Atualmente, o vale é visitado por muitos turistas de todo o mundo. A maioria o faz para conhecer os sítios arqueológicos incas. No entanto, há também visitantes que aproveitam sua geografia montanhosa para praticar esportes de aventura, como o ciclismo.
Andar de bicicleta no Vale Sagrado
O mountain bike é muito popular na geografia de Cusco. As altas montanhas são um desafio para as pessoas que gostam desse esporte. As descidas vertiginosas são uma experiência incrível. Além disso, durante as rotas, você pode visitar sítios arqueológicos históricos incas.
A área formada pelo Vale Sagrado dos Incas é a preferida dos turistas. O motivo? A geografia montanhosa, as belas paisagens e os sítios arqueológicos visitados. Há três rotas preferidas pelos visitantes e que podem ser feitas com uma agência de turismo: a) a rota por Maras e Moray, b) a rota por Pisac, Urubamba e Ollantaytambo e c) a rota pelo passo de Málaga.
Mapa das rotas de ciclismo
Rota por Maras e Moray
Os passeios de bicicleta em Maras e Moray começam com uma viagem de transporte turístico até a localidade de Cruzpata, perto da cidade de Chinchero (distância de 30 quilômetros). Lá, a aventura de bicicleta começa em estradas planas cercadas por campos cultivados e montanhas, como os picos nevados de Chicón e Verónica.
A distância percorrida é de aproximadamente 30 quilômetros. É uma aventura de dificuldade moderada que é recompensada pela visita a Maras e Moray. Essa mesma rota também pode ser feita de quadriciclo (passeio de quadriciclo por Maras e Moray).
- Custo da excursão de 1 dia: 80 USD (aproximadamente).
- Dificuldade: desafiador.
- Lugares para visitar: Vila de Maras, minas de sal de Maras e terraços circulares de Moray.
- Informações adicionais: Há também passeios semelhantes, mas de quadriciclo.
Rota por Pisac, Urubamba e Ollantaytambo
Os sítios arqueológicos de Pisac e Ollantaytambo são duas das atrações turísticas mais visitadas no Vale Sagrado dos Incas.
Os passeios clássicos de um dia no Vale Sagrado visitam: Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero. A rota de bicicleta visita apenas Pisac e Ollantaytambo (passando pelas cidades de Calca e Urubamba). Essa rota tem aproximadamente 58 quilômetros em estradas de asfalto.
Essa rota também pode ser feita por conta própria. Para isso, você deve ter (ou alugar) uma boa bicicleta, incluindo capacete, luvas e outros utensílios. Para visitar os sítios arqueológicos, você deve comprar o “Boleto Turístico del Cusco”, que custa 70 soles peruanos (inclui entrada para Pisac, Ollantaytambo, Chinchero e Moray).
- Custo da excursão de 1 dia: 120 USD (aproximadamente).
- Dificuldade: desafiador.
- Lugares para visitar: Pisac e Ollantaytambo.
- Informações adicionais: Os passeios incluem almoço em Urubamba.
Rota pelo passo de Málaga
A passagem de Málaga é um dos pontos mais altos do Vale Sagrado dos Incas. Está localizado a 4.400 metros acima do nível do mar. Fica a 104 quilômetros da cidade de Cusco, na fronteira natural entre as montanhas andinas e a região da selva de Cusco.
De Abra Málaga, há uma incrível descida de bicicleta pela estrada. A distância dessa rota é de aproximadamente 40 quilômetros. Essa rota é fascinante, pois está sempre descendo (nível fácil).
Os passeios oferecem tudo o que você precisa para essa aventura. Algumas pessoas também decidem fazer isso por conta própria. Para isso, é necessário ter uma boa bicicleta e alugar um transporte para o passe de Málaga. Alguns visitantes decidem até mesmo pedalar pela selva de Cusco.
A famosa excursão “Inca Jungle” a Machu Picchu inclui a aventura de bicicleta pela passagem de Málaga. Esse serviço também oferece trilhas para caminhadas, canoagem e outros esportes de aventura no seu caminho para a maravilha do mundo.
- Custo da excursão de 1 dia: 80 USD (aproximadamente).
- Dificuldade: fácil.
- Lugares para visitar: Ollantaytambo e o passo de Málaga.
- Informações adicionais: Do passo de Málaga, você também pode descer de bicicleta até a selva de Cusco.
Algumas dicas
No Vale Sagrado dos Incas, você também pode praticar outros esportes de aventura, como canoagem, tirolesa, parapente, escalada e, acima de tudo, trekking.
Todo o Vale Sagrado dos Incas pode ser visitado de bicicleta sem a necessidade de um tour. Entretanto, para uma aventura mais segura e sem riscos, é melhor contratar uma agência de turismo.
Se estiver procurando um passeio de bicicleta no Vale Sagrado dos Incas, certifique-se de que está lidando com uma agência de turismo formal. Em fóruns de turismo na Internet (por exemplo, TripAdvisor), você pode ler recomendações ou avaliações de várias agências de turismo em Cusco.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 22, 2024