Choquequirao 7 artigos
llamas em Choquequirao
Clique para classificar o artigo

As llamas do sol em Choquequirao

As llamas Choquequirao são figuras zoomórficas que escondem um mistério em toda a sua representatividade. Você pode encontrar 24 figuras, de acordo com os especialistas, não têm nenhuma semelhança antes ou depois na história das artes. Essas figuras são encontradas em uma área de terraço de Choquequirao.



llamas do Sol Choquequirao
Llamas do Sol – Choquequirao

É possível apreciar a sequência de figuras das 24 llamas do sol com uma visão panorâmica de todo este setor de terraços. Desta forma, todas as representações zoomórficas fazem mais sentido.


A importância do Choquequirao

Choquequirao foi uma cidadela Tawantinsuyo de grande importância porque foi construída ponto estratégico para ligar os Andes e a selva. Esse detalhe, embora possa parecer insignificante, não é. Tanto no passado como hoje, dominar ou controlar a vasta vegetação é difícil. A localização de uma cidadela neste ponto encorajaria campanhas de expansão no futuro, mas a invasão espanhola deteriorou todas essas missões expansionistas.

Pouco a pouco, descobre-se mais de tudo o que este lugar esconde. De acordo com os registros acadêmicos, apenas um estudo adequado de 30% de todo o local foi alcançado. Choquequirao é maior que Machu Picchu e apresenta outro tipo de construção e maior número de terraços. Atualmente, alguns estudos particulares estão sendo realizados em determinados setores. É o caso de Las llamas del Sol de Choquequirao, recentemente estudado com mais detalhes. Um estudo realmente interessante é o realizado por Zenobio Valencia e Gori-Tumi Echevarría, que veremos mais adiante.

Vamos conhecer brevemente alguns detalhes sobre o Choquequirao:

  • Tem uma altitude de 3500 metros acima do nível do mar.
  • Está localizado entre as regiões de Cusco e Apurímac.
  • Fica em uma montanha e os prédios roçam nas nuvens.
  • Choquequirao conecta com o vale de Vilcabamba, e o vale de Apurímac, você também pode fazer uma rota de caminhada para Machu Picchu.
  • Fica bem próximo ao bairro de Santa Teresa.
  • Provavelmente foi mandado construir pelo Inca Túpac Yupanqui.
  • Estima-se que parte da construção de uma cultura anterior à dos Incas. Os incas, após sua conquista, estabeleceram seu tipo de arquitetura.
  • Se você quiser mais informações sobre Choquequirao, convidamos você a ver A verdade sobre Choquequirao.

Os llamas do Sol de Choquequirao

Choquequirao ainda não possui estudos 100% científicos, o estudo nessas áreas é complicado, então pode-se especular sobre as diferentes possibilidades e condições em que foi construído. Algo semelhante acontece com Machu Picchu, são consideradas irmãs devido à semelhança que têm ao usar ravinas ou picos altos como assentamentos.

O llamas de Choquequirao é considerado uma construção especial e única por diferentes razões, uma das quais é que você não pode encontrar construções semelhantes ou edifícios que tenham pelo menos uma semelhança. Essa característica especial também se deve ao fato de que todos os sítios arqueológicos incas ou anteriores a eles não possuem essa formação. Para os especialistas, todo Choquequirao tem uma característica única no mundo.

As llamas Choquequirao viriam a representar um ato, seguem uma sequência em que se aproximam da praça principal. Embora isso pareça menos importante, não é, a sequência é arranjada de tal forma que existe uma narrativa na ordem. Além disso, as pedras que compõem as llamas possuem uma cor branca que contrasta com o restante do cinza. Algo importante a destacar é que são decorações estruturais, isto significa que se alguém resolver remover ou remover as pedras que compõem as llamas , isso provocaria o colapso da plataforma ou, pelo menos, danos consideráveis.

Todo o setor dos llamas do Sol, nos faz entender o planejamento da construção, pois para entender o movimento que tem a sequencialidade do ato, é necessário ter uma visão panorâmica de todo o setor. Os 24 llamas têm um arranjo justaposto que se conecta de plataforma a plataforma. Esta forma de expressão artística é o que exalta sua particularidade em relação ao restante da arte pré-colombiana.

Investigações Arqueológicas em Choquequirao, Cusco, Peru. Vol. 1 (2019) é o livro que reúne alguns dos estudos arqueológicos e científicos recentes da irmã de Machu Picchu. No livro, você encontra resenhas de histórias, registros anteriores e relatos de algumas escavações. Se você é um amante da história peruana, não pode perder este texto dos autores: Gori – Tumi Echevarría e Zenobio Valencia.


Onde está Choquequirao?

Choquequirao está localizado em um planalto que faz fronteira com os vales e cânions formados pelo rio Urubamba. Está localizado no distrito de Santa Teresa – Choquequirao pertence à província de La Convención na região de Cusco. Raramente é visitado porque o acesso é feito apenas por trilhas. Isso permite que poucos visitantes visitem todo o sítio arqueológico de Choquequirao.


Como chegar a Choquequirao?

A única maneira de chegar a Choquequirao é através de trilhas. O número mínimo de dias é de quatro dias, incluindo uma ida e volta. Esta rota de caminhada começa na comunidade de Cachora. Cachora fica a aproximadamente 4 horas de distância. A distância de Cachora a Choquequirao é de 32 quilômetros por diferentes trilhas ascendentes e descendentes. Durante a caminhada, é possível apreciar belas paisagens.




O que vestir?

Nos últimos anos, espera-se a conclusão do projeto do teleférico, que permitiu uma visita mais fluida ao local. Até que isso aconteça, a única forma de chegar a Choquequirao é por caminhada, que leva aproximadamente 4 dias. Para esta viagem, o que é necessário é ter um calçado resistente ideal para caminhadas, roupas leves e roupas para os 4 dias e, finalmente, o desejo de descobrir toda esta espetacular construção inca.


Quando é o melhor momento para ir?

Se você é um amante da aventura e está pronto para desafios, qualquer época ou mês do ano é ideal para visitar Choquequirao. No entanto, para evitar imprevistos ou problemas, é recomendável fazer os passeios na estação seca, que compreende os meses de abril a outubro. Se você deseja visitar Choquequirao durante o resto dos meses, recomendamos que verifique as condições meteorológicas dos dias em que embarcar na aventura.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024