Vale Sagrado dos Incas
Clique para classificar o artigo

Chinchero, Maras e Moray, três lugares imperdíveis no Vale Sagrado dos Incas

O Vale Sagrado dos Incas é uma sucessão de lugares incríveis, cada um com um charme especial e diferente. Em cada vilarejo e lugar você sentirá uma sensação única e diferente. E assim, dentro desse fascinante vale, há 3 lugares que você deve visitar e não perder a incrível experiência de conhecê-los, são lugares únicos no mundo e que preencherão completamente todos os seus sentidos.



Chinchero, Maras e Moray são três lugares imperdíveis em sua viagem ao Vale Sagrado
Chinchero, Maras e Moray são três lugares imperdíveis em sua viagem ao Vale Sagrado

Um passeio imperdível

Normalmente, as excursões ao Vale Sagrado dos Incas incluem as já clássicas Pisac, Urubamba e Ollantaytambo, em parte porque a maioria dos turistas passa apenas um dia no Vale Sagrado, seja por causa do itinerário apertado ou porque estão simplesmente passando por ele a caminho de Machu Picchu. Mas esse vale fértil, que foi o local de descanso escolhido por muitos dos imperadores incas, tem muito a ser descoberto.

Se o seu tempo permitir, dedique mais de um dia para visitar esse belo lugar e você poderá descobrir três lugares incríveis que geralmente são ignorados: Chinchero, Maras e Moray. Para conhecê-los, você pode contratar um tour específico a partir de Cusco ou contratar uma mobilidade particular que o levará a esses três lugares. Se estiver retornando de Machu Picchu, também poderá fazer o passeio a partir de Ollantaytambo.


Lugares únicos e incríveis

Chinchero

Chinchero é o mais conhecido desses três lugares fascinantes e geralmente faz parte dos passeios regulares do Vale Sagrado, mas com uma passagem muito fugaz, que não permitirá que você conheça tudo o que essa cidade ancestral tem a oferecer. Chinchero é uma cidade parada no tempo e, como em nenhum outro lugar, você poderá observar a cultura andina viva, que ainda permanece desde a época dos incas.

Se há algo que chama a atenção em Chinchero, é, sem dúvida, sua praça principal, uma bela combinação de arquitetura inca e colonial. Seu templo foi construído sobre o que foi o palácio do Inca Tupac Yupanqui e, em seu interior, contém belas obras de arte de notáveis pintores indígenas da escola de Cusco; tem a particularidade de seu campanário estar separado da estrutura principal da igreja. Na praça há três grandes portais, dois deles acompanham uma bela parede inca que contém nichos trapezoidais. Também na lateral da praça é possível ver os restos de paredes e terraços incas. Aos domingos, há uma feira tradicional onde você pode conhecer os costumes ancestrais que ainda são preservados.

Igreja colonial de Chinchero
Igreja colonial de Chinchero

Moray

Se há algo que pode surpreendê-lo no Vale Sagrado dos Incas, com certeza é o Complexo Arqueológico de Moray, não há nada parecido em nenhum outro lugar. Trata-se de um conjunto de grandes estruturas localizadas em um grande platô e que são uma sucessão de plataformas concêntricas que são introduzidas no interior do mesmo a uma profundidade de 30 metros. Essas incríveis bacias foram usadas como estações agrícolas experimentais pelos incas e, à medida que você se aprofunda nos terraços, a temperatura varia em cada nível, o que consegue emular vários microclimas. Isso permitiu que eles fizessem experimentos com diferentes culturas, de diferentes áreas, no mesmo local, o que foi um grande avanço científico alcançado pelos incas. Essas estruturas colossais o deixarão em dúvida se foram realmente feitas pelos incas ou por algum outro tipo de ser.

Laboratório agrícola experimental inca em Moray
Laboratório agrícola experimental inca em Moray

Maras

As minas de sal de Maras são outro lugar imperdível em sua excursão ao Vale Sagrado. As mais de 3.000 piscinas de sal escavadas na montanha Qaqawiñay, a uma altitude de 3.380 m, o surpreenderão. Essas salinas são um dos quatro únicos lugares do mundo onde é possível encontrar sal rosa natural e, dependendo da hora do dia em que você visitar o local, os terraços brancos das salinas assumem lindas tonalidades que serão um deleite para seus olhos. Como parte da experiência, você poderá pegar um punhado de sal extraído por você mesmo. E, se desejar, você pode comprar sacos de sal gourmet na loja de souvenirs local.

Piscinas de sal em Maras, onde o sal rosa natural é extraído
Piscinas de sal em Maras, onde o sal rosa natural é extraído

Como você pode ver, Cusco tem muitos lugares incríveis para descobrir, mas, como você sabe, Machu Picchu é a cereja do bolo. Se quiser conhecer todos esses lugares incríveis, basta entrar em contato conosco. Para obter mais informações sobre passeios ou como comprar seu ingresso para Machu Picchu, escreva para info@boletomachupicchu.com.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Vale Sagrado dos Incas

Andriana A.Por: Andriana A.

“Excelente cenário!“

“O Vale Sagrado dos Incas é repleto de paisagens incríveis. Maras e Moray são definitivamente lugares para se visitar. Para chegar a Moray, você passa por um espetáculo visual, literalmente um monte de lugares lindos. Aqui aprendemos mais sobre como os incas eram avançados em todas as questões agrícolas. As minas de sal de Maras são outro belo espetáculo. Vá de chinelos e confortável para poder caminhar e visitar os locais à vontade.“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024