A Catedral de Cusco
A Catedral é uma das atrações turísticas mais famosas de Cusco. Sua arquitetura colonial é fotografada por quase todos os visitantes que chegam à Praça principal. No interior, o templo possui pinturas, murais, esculturas e uma coleção de valiosos tesouros e antiguidades. Não é um dos maiores repositórios de arte da cidade. A entrada tem um custo de 40 soles peruanos. Também faz parte do famoso ‘City tour’ em torno de Cuzco.
- É assim que a Catedral se parece de fora!
- Localização
- Divisão da Catedral
- Mapa da Catedral de Cusco
- O que ver
- Taxa de admissão
- Horário de visita
- Regulamento de visitas
- Fotos do interior da Catedral de Cusco
- Perguntas mais freqüentes
A Catedral de Cusco
Localização
- A Catedral de Cusco está localizada no lado norte da Praça principal, no centro histórico da cidade.
Divisão da Catedral
- A Catedral de Cusco é dividida em três templos: a igreja de El Triunfo (1536), o mais antigo, o templo da Sagrada Família (1723) e a Catedral Basílica de Cusco (1560).
Mapa da Catedral de Cusco
O que ver
Criptas – Abaixo do altar-mor você encontrará uma pequena cripta em arco. Este contém as cinzas de muitos arcebispos falecidos de Cusco. Deve-se notar que na igreja de El Triunfo está exposta a cripta onde repousam os restos mortais do cronista inca Garcilaso de la Vega (autor de ‘Os comentários reais dos incas’). A cripta tem uma porção das cinzas do escritor cusquenho. A outra metade está na Espanha.
A Sala Prateada – Esta seção da igreja também é conhecida como ‘A Sala Prateada’. É uma pequena capela lateral que contém uma variada coleção de objetos religiosos feitos de pedras preciosas, ouro e, sobretudo, prata. Entre esses objetos, você encontrará um caixão de prata em relevo usado para transportar a estátua do ‘Lord of Tremors’. Outro elemento é uma grande treliça que é usada durante a famosa celebração de ‘Corpus Christi’ que pesa até 160 quilos.
A pintura da Última Ceia – As paredes da Catedral estão repletas de pinturas da famosa escola de pintura de Cusco, que se originou durante a época colonial. Destaca-se ‘A Última Ceia’, obra do mestre cusquenho Marcos Zapata. Mede 5 x 4 metros. A pintura substitui algumas características da obra original por costumes e crenças andinas, como a vizcacha. Este roedor andino era considerado o guardião dos lagos e das montanhas.
Pintura da Última Ceia
Barracas do coro – As barracas do coro são uma das atrações mais famosas da Catedral. Localiza-se na parte inferior da nave central. É feito de cedro puro, no estilo ‘neo-arcaico’, que foi o estilo usado na Espanha entre os séculos XV e XVII. As baias são formadas em três lados: por baias de duas fileiras nas laterais e uma única fileira na peça central. Destacam-se os espaldares fixados às paredes com talha em semi-relevo com figuras de santos.
Retratos dos bispos anteriores de Cusco
O Senhor dos Tremores – A estátua de um Cristo escuro crucificado é um emblema da Catedral e do cristianismo no Peru. Uma lenda antiga conta que quando a estátua foi transferida da Europa para o Peru, uma forte tempestade ameaçou a vida das pessoas a bordo do navio. O desespero diante de uma morte iminente fez com que a tripulação colocasse a estátua de pé. Instantaneamente, a tempestade terminou. Outra lenda conta que, após o terremoto devastador de 1650, a estátua fez com que os tremores secundários parassem. Por todas essas razões, ele se tornou a principal figura religiosa da cidade de Cusco.
A sacristia – A sacristia é uma das salas mais destacadas da Catedral. Está localizado no lado direito do altar-mor. Suas paredes são dominadas pelos retratos de todos os bispos de Cusco, de Vicente de Valverde (1499 – 1541) aos bispos mais recentes. Entre os outros tesouros desta sala, destaca-se o ‘Cristo da agonia’, um enorme retábulo de cedro esculpido, que se destaca pelo seu realismo, expressividade e fino acabamento.
Um dos tesouros mais valiosos da Catedral de Cusco é uma custódia repleta de materiais preciosos, como: 43 topázios, 17 diamantes, 221 esmeraldas, 263 diamantes, 1 ágata, 5 safiras, 89 ametistas, 62 rubis e 331 pérolas. Esta obra foi doada pelo bispo Pedro Marcillo Rubio de Auñón e foi feita pelo artista Gregorio Gallegos em 1745. Pesa 27 quilos e tem 1,20 metro de altura.
Taxa de admissão
- Adultos estrangeiros: 40 soles peruanos (12 USD aproximadamente).
- Crianças estrangeiras: 20 soles peruanos (6 USD aproximadamente).
- Estudantes estrangeiros (com cartão ISIC): 20 soles peruanos (6 USD aproximadamente).
Horário de visita
- Segunda a domingo, das 10 da manhã às 6 da tarde.
Regulamento de visitas
- Fique quieto dentro da igreja.
- Não toque na arte.
- Fotos e vídeos não são permitidos dentro da igreja.
Perguntas mais freqüentes
a) Quanto tempo demorou a construção da Catedral?
A construção da arquitetura principal começou em 1560 e terminou em 1654, após quase um século de obras, interrompida pelo terramoto de 1650 (que afetou a abóbada nervurada).
b) Onde comprar o ingresso?
O ingresso pode ser adquirido na porta de entrada da Catedral. Você também pode comprar o ingresso para o Circuito Religioso de Cusco, que inclui uma visita à Catedral, bem como o Templo de San Blas, o Templo de San Cristóbal e o Museu do Arcebispo. Neste último templo você pode comprar o ingresso.
c) Posso entrar de graça?
Sim. Uma forma de visitar a igreja gratuitamente é entrar no horário da missa, que acontece aos sábados e domingos às 7 da manhã e 7 da noite.
d) Como conseguir um guia turístico?
Na porta de entrada há pessoas que oferecem seus serviços como guias turísticos oficiais, em troca de um pagamento. Uma maneira mais prática é reservar um ‘City Tour Cusco’ que inclui uma visita à Catedral, bem como o serviço de guia turístico.
e) Em que data especial visitar a Catedral?
Corpus Christi é a festa religiosa mais importante de Cusco. As 15 principais esculturas de santos e virgens da cidade são levadas em procissão até a Catedral em meio a música, dança e pratos típicos. É comemorado todos os anos, na quinta-feira seguinte ao dia da Santíssima Trindade (junho).
f) Posso visitar a Catedral com um ‘City tour’?
Sim. A Catedral de Cusco está incluída no ‘City tour’, que também oferece a visita ao Coricancha, Sacsayhuaman, Qenqo, Pucapucara e Tambomachay. Todos os serviços oferecem ingressos, transporte e guia turístico.
g) Que outras igrejas visitar em Cusco?
A cidade de Cusco possui dezenas de templos coloniais cheios de história e tesouros. Além da Catedral, os turistas podem visitar: a igreja da Companhia de Jesus, a igreja e convento de Santo Domingo, a igreja e convento de La Merced, a igreja e convento de São Francisco e outros. Você pode comprar ingressos nas portas da igreja.
h) Qual é a escultura mais famosa da Catedral de Cusco?
A estátua do Senhor dos tremores (um Cristo crucificado em marrom) é considerada a escultura mais famosa da Catedral. Todas as segundas-feiras santas esta figura desfila em procissão pelas ruas da cidade. Ele é considerado o ‘Patrono Juramentado de Cusco’.
i) Posso fazer o City Tour em Cusco sem visitar a Catedral?
Sim, muitos City Tours de Cusco não incluem a visita à Catedral devido ao alto preço do ingresso (40 soles peruanos). Por isso, o City Tour inclui a visita a: Coricancha, Sacsayhuaman, Qenqo, Pucapucara e Tambomachay.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Bela catedral“
“A igreja mais linda que visitei na vida, sua arquitetura colonial, com suntuosos altares, lindos entalhes em madeira de cedro. Para visitá-lo com um guia, vale a pena. É impressionante e lindo…!“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024