Cachoeiras Allcamayo no vilarejo de Machu Picchu
Machu Picchu é cercada por uma geografia montanhosa repleta de vegetação. Lá é possível encontrar cachoeiras que oferecem um espetáculo para os olhos. A poucos passos dos banhos termais da cidade de Aguas Calientes estão as cachoeiras de Allcamayo, uma opção aventureira à clássica viagem a Machu Picchu. Descubra a rota, os preços e todas as informações sobre essa nova atração turística.
- As cachoeiras de Allcamayo
- Suas esculturas
- Suas paisagens de sonho
- Onde fica?
- Como chegar lá
- Mapa da rota
- Flora e fauna
- Taxa de entrada
- O que mais fazer em Machu Picchu pueblo?
- Galeria de fotos
- Mais informações sobre as cachoeiras
Cachoeira Allcamayo – Vila de Machu Picchu
As cachoeiras de Allcamayo
- As cachoeiras de Allcamayo devem seu nome ao rio que atravessa a cidade de Aguas Calientes. É uma cachoeira de até 30 metros de altura. No caminho, você também pode ver outras cachoeiras de menor altura.
- Nas cachoeiras, você pode apreciar a bela paisagem da selva alta de Cusco. Também é possível observar a grande diversidade de flora e fauna do local.
- Para chegar lá, é preciso seguir uma trilha de caminhada de aproximadamente um quilômetro. No caminho, você pode ver esculturas de pedra com motivos andinos, bem como modelos em miniatura de construções incas.
- Atualmente, a taxa de entrada também inclui o ingresso para os famosos banhos termais de Aguas Calientes.
Suas esculturas
- Durante a caminhada até as cachoeiras de Allcamayo, você pode ver uma série de esculturas de pedra com motivos andinos.
- A maioria delas está localizada na cidade de Aguas Calientes. Nesse vilarejo, há até 36 obras artísticas desse tipo. As mais notáveis são: La pachamama, La protección de los apus, El amor prohibido de los dioses, Taita inti y diosa killa e outros.
- As esculturas fazem parte do circuito “Crônicas de piedra” da cidade de Aguas Calientes. Você pode vê-las livremente nas avenidas Pachacutec, Hermanos Ayar e Torrechayoq. A cidade é tão pequena que não há táxis na área. Você pode chegar a qualquer lugar a pé.
No caminho para as cachoeiras de Allcamayo, você também pode ver esculturas em miniatura representando Machu Picchu e suas construções de pedra. Essas obras foram feitas por artistas locais que, com muito cuidado, imitaram com perfeição as portas, janelas e outros monumentos de pedra. A visita a essas obras é gratuita. Muitos turistas gostam de tirar suas fotos lá.
Suas paisagens de sonho
- A caminhada até as cachoeiras de Allcamayo é uma subida fácil e repleta de paisagens de tirar o fôlego. No topo das cachoeiras estão as montanhas imponentes repletas de árvores, bem como o murmúrio do rio e o canto distante dos pássaros.
- A estrada segue o rio Allcamayo. À distância, você pode ver a imponente montanha Putucusi, de cujo topo é possível ver parte de Machu Picchu.
- O prêmio final da caminhada é a grande cachoeira de Allcamayo, uma paisagem típica da Amazônia de Cusco. A maioria dos turistas gosta dessa caminhada repleta de paisagens memoráveis.
Onde fica?
- As cachoeiras estão localizadas a apenas 1 quilômetro da cidade de Aguas Calientes. Essa famosa cidade também fica a apenas 10 quilômetros de Machu Picchu.
- Aguas Calientes fica na área de selva alta de Cusco. Está situada a uma altitude de 2.040 metros acima do nível do mar.
Como chegar lá
- A única maneira de chegar às cachoeiras é por uma trilha confortável que leva de 30 a 45 minutos.
- O portão de entrada está localizado no final da rua Señor de Torrechachoq, ao sul de Aguas Calientes (seguindo a rota após a estação de trem). Qualquer habitante local pode lhe dar as referências para iniciar a caminhada.
Mapa da rota
Flora e fauna
- As cachoeiras de Allcamayo são famosas por sua grande diversidade de flora e fauna.
- As orquídeas são as espécies de flora mais famosas da região. Estima-se que em Machu Picchu existam mais de 425 variedades dessa bela e colorida flor. Há também samambaias, trepadeiras e muito mais.
- Com relação à fauna selvagem do local, destacam-se as variedades de pássaros, como o papagaio, o pássaro relojoeiro, o beija-flor e outros. Entretanto, entre todas as aves, vale a pena mencionar o galo da rocha, considerado a ave nacional do Peru.
- Os mamíferos selvagens que habitam a área incluem o urso de óculos, o lobo do rio, o cervo andino e outros. Lembre-se de que é proibido jogar lixo, fazer barulho incômodo e, é claro, beber e ameaçar os animais.
Taxa de entrada
- A taxa de entrada é de 5 soles peruanos para o público em geral.
- A entrada para as cachoeiras de Allcamayo também está incluída no ingresso para as fontes termais de Aguas Calientes. O preço para adultos estrangeiros é de 10 soles peruanos. O preço para turistas nacionais é de 5 soles peruanos.
O que mais fazer em Machu Picchu pueblo?
Aqui estão algumas outras atrações turísticas que você pode visitar na cidade de Machu Picchu:
- Montanha Putucusi – Esse cume é um dos três que cercam Machu Picchu. Está a 2.560 metros acima do nível do mar. Para chegar lá, é preciso começar em Aguas Calientes por uma exigente rota de trekking (quase 2 horas). A entrada é gratuita, embora poucos visitantes se atrevam a concluir a árdua caminhada.
- Museu de Machupicchu – O museu é chamado de “Manuel Chávez Ballón” em homenagem a um dos primeiros arqueólogos que trabalhou em Machupicchu e ajudou na implementação desse centro cultural. Ele exibe peças encontradas na cidade inca desde 1911, data de sua descoberta. Fica no meio da estrada Hiram Bingham, a cerca de 2,5 quilômetros de Aguas Calientes.
- Os banhos termais de Aguas Calientes – Esse centro recreativo fica na parte mais alta da cidade de Machupicchu. Possui duas piscinas de tamanho médio e várias piscinas pequenas com águas vulcânicas com temperaturas que variam de 38ºC a 46ºC. O local também tem vestiários, banheiros, chuveiros e um bar. A taxa de entrada é de 10 soles para turistas estrangeiros e 5 soles para peruanos. Esse ingresso inclui a visita às cachoeiras de Allcamayo.
- Mandorpampa – Mandorpampa é uma área natural próxima a Aguas Calientes e é adequada para visitas turísticas. Destaca-se por sua bela cachoeira de aproximadamente 30 metros de altura. Chega-se a ela em uma caminhada de 1 hora, em média. A taxa de entrada é de 10 soles peruanos. Há também uma grande diversidade de flora e fauna. Uma boa opção de aventura é acampar no local.
Mais informações sobre as cachoeiras
- A entrada nas cachoeiras é feita por turnos diferenciados. A capacidade é limitada. O objetivo é proteger o visitante, bem como a rica flora e fauna da área.
- O clima em Machupicchu pueblo é quente e úmido. Pode chover em qualquer época do ano, especialmente em janeiro, fevereiro e março. Não se esqueça de levar uma capa de chuva e calçados confortáveis para caminhar.
- Os mosquitos são abundantes na área. Para evitar ser picado por esses insetos, não se esqueça de usar calças ou macacões que cubram todas as suas pernas. Além disso, uma camisa polo ou jaqueta de mangas compridas que cubra os braços. É claro que também é aconselhável usar repelente de mosquitos.
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 27, 2024