Clique para classificar o artigo

Borboletas em Machu Picchu

Machu Picchu é uma das atrações turísticas mais importantes do mundo, mas por trás de suas incríveis estruturas e de todo o mistério que envolve a cidade inca do século XV, há uma beleza natural tão impressionante que lhe rendeu o título de Patrimônio Mundial Cultural e “Natural”. Machu Picchu está sendo considerada a sexta reserva de biosfera do Peru, um dos países mais diversificados do planeta.



Borboleta no santuário histórico de Machu Picchu
Borboleta no santuário histórico de Machu Picchu

Machu Picchu está localizada no meio de um dos ecossistemas mais imponentes, seu ambiente é considerado um dos mais incríveis do planeta. Essas montanhas cobertas de vegetação abrigam uma infinidade de espécies de plantas; bromélias, epífitas, samambaias, orquídeas, florestas e outras, que servem de lar para inúmeras espécies de aves e mamíferos, como o ucumari, o pudu ou sachacabra (o menor cervo do mundo) e outros em perigo de extinção, como o urso andino (urso de óculos) e o galo da rocha (ave nacional do Peru). Mas isso não é tudo, esse ambiente também abriga uma das mais incríveis “coleções” de borboletas do planeta. Machu Picchu é o lar de mais de 500 espécies de borboletas, muitas das quais não podem ser vistas em nenhum outro lugar do mundo.


A Casa das Borboletas em Machu Picchu (Wasi Pillpi)

Wasi Pillpi significa Casa das Borboletas em quíchua e está localizado dentro do Parque Nacional de Machu Picchu. O santuário tem mais de 100 espécies endêmicas diferentes e abriga outras 400 espécies conhecidas. Parar por algum tempo na Butterfly House lhe mostrará “algo” da diversidade do santuário.


Como chegar ao Borboletário?

A Butterfly House fica a apenas 15 minutos de Aguas Calientes (povoado de Machu Picchu); para chegar lá, você terá que seguir o caminho que leva à entrada da cidade inca de Machu Picchu, na mesma estrada que leva ao “Manuel Chavez Ballon Site Museum” ou aos Jardins Mandor.

Sabemos que você não virá a Machu Picchu apenas pelas borboletas, portanto, se ainda não reservou seus para a cidade inca, faça isso agora, verifique a disponibilidade do ingresso para ingressos Machu Picchu. Lembre-se de que o ingresso deve ser reservado com meses de antecedência, caso contrário, talvez você não consiga encontrar um de acordo com seu itinerário de viagem. Ah, e as montanhas de Machu Picchu lhe oferecem a oportunidade de ver as borboletas em todo o seu esplendor em seu habitat natural.


A visita

A Fazenda de Borboletas de Machu Picchu oferece passeios que duram cerca de 20 minutos e custam S/ 10 soles (aproximadamente US$ 3,00). As informações estão disponíveis em inglês e espanhol; infelizmente, as visitas guiadas são realizadas somente em espanhol.

Essa visita permitirá que você conheça a enorme variedade de borboletas do Santuário Histórico e Natural de Machu Picchu. Você ficará surpreso com os diversos tipos de camuflagem que as borboletas usam para se misturar às plantas da região. Você também aprenderá sobre seu desenvolvimento e estágios.

O local é administrado por Leonardo Serrano Gutiérrez, que conta com a ajuda de voluntários locais para realizar esse “projeto de conservação” dedicado às espécies de borboletas locais. Essa equipe de pessoas, além das visitas guiadas, também dedica grande parte de seu tempo para ajudar a aumentar as populações de borboletas por meio de programas de reprodução. As borboletas nascidas em cativeiro são liberadas e devolvidas à natureza quando atingem a maturidade necessária.

Borboletas de Machu Picchu
Borboletas de Machu Picchu

Qual é a melhor época para ir?

Se você quiser visitar a Casa das Borboletas em Machu Picchu, o melhor horário para fazê-lo é entre 8 e 11 horas da manhã, pois as borboletas podem ser encontradas em plena atividade pela manhã. A melhor época para vê-las em todo o santuário é entre abril e setembro (estação seca), devido à menor quantidade de chuvas. Durante a estação chuvosa, as borboletas se refugiam, o que torna mais difícil vê-las.


Por que visitar o viveiro de borboletas de Machu Picchu?

Acreditamos que uma parte importante da viagem é o turismo responsável; apoiar “projetos locais” (como a fazenda de borboletas) é uma das melhores maneiras de fazer isso; mas também acreditamos que é bom tentar fugir da visita banal a Machu Picchu.

Outro motivo para visitar a Butterfly House é ver de perto os diferentes estágios de reprodução das borboletas, desde o momento em que são larvas. Essa é uma experiência fascinante, especialmente se você vier com crianças; elas aprenderão, entre outras coisas, como algumas borboletas mudam seu contraste, tornando-se mais escuras para atrair o sol e aumentar sua temperatura.

Mais: Você também deve saber que Machu Picchu é um dos lugares favoritos dos observadores de pássaros; você pode encontrar espécies incríveis, como o galo da rocha ou o beija-flor gigante.


 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 26, 2024