Bebidas típicas na viagem a Machu Picchu
Machu Picchu em Cusco é famosa por sua deliciosa gastronomia. Porém, ao visitar a cidadela Inca você também poderá saborear deliciosas bebidas tradicionais, coquetéis, mates, sucos e muito mais. Destacam-se bebidas como coca mate, pisco sour, refrigerante inka cola, cerveja Cusco, chicha de jora, frutillada e muito mais. Descubra quais são as bebidas típicas na viagem a Machu Picchu!
- Restaurantes recomendados em Machu Picchu
- Bebidas típicas na viagem a Machu Picchu
- Mais informações sobre bebidas típicas na viagem a Machu Picchu
- Perguntas e respostas sobre as bebidas típicas de Machu Picchu
Infusão de folhas de coca
A deliciosa gastronomia de Cusco
O Peru é famoso por sua deliciosa culinária, uma das mais deliciosas do planeta. Cusco, na região andina peruana, também oferece deliciosos pratos com ingredientes nutritivos típicos da região. Os pratos mais recomendados são: chiri uchu, truta frita, sopa de chairo, sopa de quinoa, porquinho-da-índia assado, leitão assado, choco com queijo e zarza de patitas.
Restaurantes recomendados em Machu Picchu
- A cidade de Machu Picchu apresenta um bom número de casos de turistas com casos leves de intoxicação alimentar, na maioria dos casos é causada por comer em locais não confiáveis que costumam fazer alimentos de qualidade não muito boa.
- É recomendável que você coma apenas em restaurantes recomendados. Também é possível que a mistura de altitude, clima e comida local possa prejudicar a saúde do seu estômago.
- Recomenda-se evitar refeições pesadas, ainda mais se você vem de cidades de baixa altitude ou se chega diretamente a Machu Picchu, sem prévio tempo de aclimatação.
- Embora não seja muito consumido em Cusco, o coquetel Machu Picchu é um dos mais famosos do Peru. É feito com pisco, hortelã, granadina, suco de laranja e cubos de gelo. Destaca-se pelas cores variadas e sabor adocicado.
Bebidas típicas na viagem a Machu Picchu
- Chá de coca – O chá de coca (infusão feita com folhas de coca) e mascar folhas de coca vão ajudar na aclimatação do corpo, além de prevenir o mal da altitude, para a grande maioria das pessoas que mascam coca pela primeira vez é como beber uma lata de energético ou algumas xícaras de café. Mas cada pessoa reage de maneira diferente, porém não tem contraindicações.
- Chicha de jora – É uma bebida típica desta região, uma bebida intimamente associada às classes sociais mais baixas dos países andinos e que remonta à época pré-incaica, é uma bebida, geralmente feita de milho fermentado, de cor amarelo pálido, é espumosa e espumante, tem sabor forte, e em excesso pode causar embriaguez, mas também existe uma versão bem mais suave e refrescante, sem teor alcoólico, feita à base de quinoa.
- Pisco sour – O pisco sour é o coquetel mais famoso do Peru. Em Cusco, claro, está presente nos principais restaurantes e bares durante a viagem a Machu Picchu. É feito com pisco (o licor mais famoso do Peru), além de suco de limão, clara de ovo, calda de açúcar, angostura e cubos de gelo. Existem variantes como pisco sour de uva, maracujá, manga e muito mais.
- Inka cola – Inka Cola é o refrigerante mais famoso do Peru. Foi criado em 1935 por Joseph Robinson Lindley (pela então empresa Lindley). Possui uma cor amarela inconfundível. Seu design apresenta figuras que fazem alusão à cultura Inca. Hoje sua marca é propriedade da Coca Cola Company.
- Cerveja cusco – A cerveja Cusco é a mais famosa do Peru no território nacional e estrangeiro. Foi criado em 1908 pelo alemão Ernesto Gunther. A cerveja era muito popular no sul do país. Em 2000, a empresa Cervesur (dona da Cusqueña) vendeu a sua participação maioritária à Backus, uma empresa muito maior. Hoje é muito consumido nas viagens a Cusco e Machu Picchu.
- Frutillada – Frutillada é uma das bebidas mais populares em Cusco. É uma variedade de chicha de jora (milho fermentado), mas com adição de outros ingredientes como morango (ayrampo, morango e beterraba). É consumido em restaurantes turísticos, mas, sobretudo, nas chamadas chicherías.
- Chá forte – O chá sem caroço é uma infusão quente que inclui pisco em seu preparo (embora também se costuma usar Cañazo). Em Cusco é consumido à noite para combater o frio da cidade. Na viagem a Machu Picchu também pode ser consumido em restaurantes e bares turísticos. Os ingredientes também incluem: casca de laranja, cravo, canela e milho.
Chicha bebida típica Machu Picchu
Mais informações sobre bebidas típicas na viagem a Machu Picchu
- Na cidade de Cusco, as vinícolas normalmente vendem cervejas sem gelo e sem congelamento. Isto se deve ao frio da região (com temperaturas que podem cair até 0ºC negativos). Nos bares e restaurantes turísticos (assim como na visita a Machu Picchu), a cerveja é gelada ou servida com gelo.
- A chicha de jora e a frutillada são muito apreciadas e consumidas pelos moradores andinos nas ‘chicherías’. Nas cidades do Vale Sagrado dos Incas, a venda dessas bebidas é representada por uma sacola vermelha pendurada em uma vara nas portas das casas. Ao ver este símbolo, é aí que você pode comprar chicha ou frutillada.
Perguntas e respostas sobre as bebidas típicas de Machu Picchu
1. Qual é a cerveja mais famosa de Cusco e Machu Picchu?
A cerveja cusco é a mais consumida pelos turistas que visitam Cusco e Machu Picchu.
2. Qual é o refrigerante mais famoso de Cusco e Machu Picchu?
Inca Kola é o refrigerante mais famoso do Peru. É também o mais consumido pelos turistas que visitam Cusco e Machu Picchu.
3. Chicha de jora é uma bebida alcoólica?
Sim, a chicha de jora é feita de milho fermentado, portanto tem aproximadamente 9% de volume alcoólico.
4. A frutillada é uma bebida alcoólica?
Sim, a chicha de jora é feita de milho fermentado com frutas como morango e ayrampo. Portanto, possui aproximadamente 9% de volume alcoólico.
5. Qual é a melhor hora para beber chá sem caroço?
O chá sem caroço é uma bebida quente, por isso a melhor hora para saboreá-lo é nas noites frias de Cusco.
6. Quanto custa uma cerveja em Cusco?
Uma cerveja pessoal em um bar ou restaurante turístico em Cusco custa entre 10 a 20 soles (3 a 5 dólares), dependendo do local turístico.
7. O chá de coca ajuda a reduzir os sintomas do mal da altitude?
Sim, está comprovado que o chá de coca ajuda a reduzir os sintomas do mal da altitude. Recomenda-se beber na primeira e na segunda noite de visita a Cusco.
8. Onde consumir um pisco sour em Cusco?
Em Cusco e Machu Picchu existem muitas opções para saborear o pisco sour. Destacam-se locais como o Museu do Pisco ou Machupisco.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Valeu a pena!“
“A viagem é uma infinidade de coisas lindas, que vão se somando com o passar dos dias. Todos os lugares visitados têm seu charme e a cereja do bolo são as ruínas de Machu Picchu. Não há palavras para descrever a beleza e a energia que existe neste lugar. O calor e a gentileza das pessoas fazem você se sentir em casa.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024