Vale Sagrado de quadriciclo
Clique para classificar o artigo

Aventura em Cusco e no Vale Sagrado em quadriciclos

O Vale Sagrado dos Incas é uma terra fértil cercada por paisagens fantásticas e ideal para esportes de aventura. Para os amantes da velocidade, andar de quadriciclo é uma experiência que deve ser feita pelo menos uma vez na vida. Eles passam por paisagens incríveis, além de vilarejos importantes como Chinchero, Maras, Moray etc. Conhecer Cusco nesses veículos é uma ótima opção para o visitante que deseja fazer um pouco mais do que apenas chegar a Machu Picchu.



Vale Sagrado de quadriciclo
Vale Sagrado de quadriciclo

Passeio pelo Vale Sagrado

A sensação de liberdade produzida pela paisagem do Vale Sagrado dos Incas faz com que esse passeio de quadriciclo seja mais do que apenas uma viagem em quatro rodas. A aventura começa em Cruzpata, uma pequena comunidade localizada no distrito de Chinchero. É lá que o visitante é treinado no uso dos quadriciclos. Em seguida, começa o passeio de aproximadamente 80 quilômetros.

As estradas são caminhos cercados por campos verdes e protegidos por enormes montanhas. Ao longo do caminho, você pode ver os camponeses locais trabalhando na terra ou pastoreando o gado. Após a primeira dose de adrenalina, você chegará ao vilarejo de Moray, onde encontrará um sítio inca com terraços circulares. Esse laboratório agrícola é hoje uma das principais atrações de Cusco.

A cerca de 7 quilômetros de Moray, você encontrará outra das principais atrações do Vale Sagrado: as minas de sal de Maras. São 3.000 poços de sal naturais que atraíram a atenção das pessoas antes e depois da época dos Incas. Isso se deve ao fato de terem sido formados há 110 milhões de anos. Atualmente, continuam a cativar pessoas de todo o mundo.

Depois de visitar essas incríveis atrações turísticas localizadas no Vale Sagrado dos Incas, começa a viagem de volta. A paisagem única dessa parte do Peru se despede dos visitantes até que eles cheguem novamente à comunidade de Cruzpata. A partir daí, retorna-se a Cusco de ônibus, mas a experiência dura para sempre.

O Vale Sagrado dos Incas é formado pelos distritos de Pisac, Calca, Chinchero, Urubamba e Ollantaytambo. Cada um deles tem atrações turísticas incríveis que cativam o visitante. Visitá-lo é uma obrigação antes ou depois de visitar Machu Picchu.

O Vale Sagrado de quadriciclo
O Vale Sagrado de quadriciclo

Passeio por Cusco

O Vale Sagrado não é o único lugar para andar de quadriciclo. Nos arredores da cidade de Cusco também há paisagens ideais para sentir a liberdade de dirigir esses veículos. Uma delas é o vilarejo de Pumamarca. Lá, há trilhas cercadas por campos cultivados que cobrem até 75 quilômetros de viagem. A aventura é coroada pelo sítio arqueológico de Pumamarka.

Outra opção é caminhar os 30 quilômetros de trilhas cheias de aventura na comunidade de Quillawata. Também localizada nos arredores da cidade de Cusco, essa rota alternativa oferece as mesmas vistas espetaculares dos Andes a uma distância menor. Ela também oferece a oportunidade de visitar sítios arqueológicos.

Por fim, há a rota de 45 quilômetros pela comunidade de Yuncaypata. Essa rota tem trilhas incríveis, entre as quais se destaca a montanha Ccorao, um mirante de onde se pode ver todo o esplendor da paisagem de Cusco.

Passeio de quadriciclo pelas belas paisagens de Cusco
Passeio de quadriciclo pelas belas paisagens de Cusco

Outras aventuras

  • Ciclismo no Vale Sagrado: O Vale Sagrado dos Incas oferece outras opções de aventura para os amantes da velocidade. Uma das mais recomendadas são os passeios de bicicleta. Eles são feitos descendo por estradas asfaltadas cercadas por uma das mais belas paisagens de Cusco. No caminho, você visitará vilarejos representativos, como Pisaq, Urubamba e Ollantaytambo.
  • Canoagem no rio Vilcanota: Se a dose de adrenalina ainda não for suficiente, a canoagem no rio Vilcanota é a melhor opção para acalmar o espírito aventureiro. Dependendo da estação do ano, as águas desse rio emblemático de Cusco são adequadas para diferentes níveis desse esporte. A estação chuvosa (de janeiro a março) seria a mais adequada para visitantes experientes. A estação seca (de março a outubro) é ideal para iniciantes.
  • Tirolesa: também conhecido como ziplining, esse esporte radical é a segunda melhor opção para voar. Ele envolve deslizar por um cabo de aço. No Vale Sagrado, há várias cordas de diferentes alturas e velocidades. No entanto, todas elas permitem que você aprecie a incrível beleza cênica do local.

Informações importantes

  • Ao procurar opções para uma aventura de quadriciclo, certifique-se de que ela inclua: o traslado, o guia, o quadriciclo, os capacetes e todas as medidas de segurança para o passeio.
  • No Vale Sagrado, é aconselhável usar roupas leves. Entretanto, podem ocorrer chuvas em qualquer época do ano. Portanto, é aconselhável levar um poncho em caso de chuva.
  • Embora qualquer época seja uma boa época para uma aventura. O clima em Cusco é dividido principalmente entre a estação chuvosa (de outubro a março) e a estação seca (de março a outubro). A última é a mais recomendável para um passeio de quadriciclo.

Conselhos de pessoas que estiveram lá

Vale Sagrado dos Incas

Jazar N.Por: Jazar N.

“Inacreditável!“

“Fui andar de quadriciclo no Vale Sagrado com amigos. Saímos no horário combinado e chegamos a Cruzpata, onde começa o passeio. Os quadriciclos são quase novos e estão em perfeitas condições. Os guias são muito bons. O passeio todo foi incrível e a vista é um sonho, eu recomendo!“

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, julho 18, 2024