Atrações turísticas perto da cidade de Machu Picchu
Machu Picchu Pueblo, também chamada de Aguas Calientes, oferece uma paisagem natural espetacular e maravilhosa da selva alta de Cusco. Possui uma geografia que apresenta grande biodiversidade, ecossistemas e áreas naturais ideais para todos aqueles que gostam de caminhadas. A forma ideal de conhecer Machu Picchu Pueblo e seus arredores é passar 3 noites e fazer tours pitorescos com uma ampla visão da flora, fauna, geologia e história do lugar. Além de Machu Picchu, existem atrações turísticas incríveis nas proximidades. Conheça-os!
- Caminhe até os Jardins de Mandor
- O jardim de borboletas de Machu Picchu
- O mirante da montanha Putucusi
- Os banhos termais de Aguas Calientes
- Os banhos termais de Cocalmayo
- O museu local de Machu Picchu
Cachoeira Mandor – Machu Picchu
Machu Picchu, a grande atração turística de Cusco e Peru
Machu Picchu está localizada no distrito de Aguas Calientes, província de Urubamba, na região de Cusco, no Peru. Devido à sua fama e importância, Aguas Calientes também é chamada de cidade de Machupicchu. Está localizado a apenas 10 quilômetros do sítio arqueológico Inca. A cidade é um ponto obrigatório já que de lá partem os trens de retorno à cidade de Cusco. Tem um encanto especial e alguns atrativos turísticos que recomendamos visitar.
Caminhe até os Jardins de Mandor
- Mandor é uma cidade localizada no quilômetro 114 da linha ferroviária Cusco – Hidrelétrica. Isso significa uma caminhada de aproximadamente 1 hora desde a cidade de Machu Picchu.
- A estrada é paralela às margens do rio Vilcanota e entra em belos lugares da selva úmida de Cusco.
- Os Jardins Mandor apresentam uma bela cachoeira de aproximadamente 20 metros de altura. Além disso, uma geografia repleta de vegetação onde, com sorte, é possível avistar pássaros, orquídeas e até espécies da fauna local.
- A flora característica dos jardins de Mandor são: begônias, bromélias, orquídeas, arbustos diversos, samambaias, árvores nativas. Ainda durante este tour, será acompanhado pelos cantos das aves locais como beija-flores, papagaios, tarangas, poderá avistar borboletas (mais de 400 espécies) e uma complexa diversidade de cogumelos, de diferentes cores e tamanhos.
- Esses locais estão à disposição do público o dia todo, mas recomenda-se visitá-los das 6h30 às 16h30. O custo é de 5 soles para peruanos e 10 soles para estrangeiros.
O jardim de borboletas de Machu Picchu
- O borboletário Machu Picchu Pueblo está localizado a apenas 20 minutos de Machu Picchu Pueblo (no Km 112), na Rodovia Hiram Bingham (rota que liga Águas Calientes a Machu Picchu).
- O jardim de borboletas também é chamado de ‘Wasi Pillpi’, uma palavra quíchua que significa ‘Casa das Borboletas’. Lá você pode encontrar mais de quinhentas espécies de borboletas, das quais 100 pertencem à geografia de Machu Picchu e outras 400 são de outras espécies.
- O borboletário também possui espaços para conservação e reprodução de espécies de borboletas. Seu cuidado e evolução estão em todas as suas fases. Algumas borboletas que estão em cativeiro são soltas na natureza.
- O jardim de borboletas oferece uma amostra da grande diversidade de borboletas de Machu Picchu. Além disso, são realizadas atividades de interpretação de borboletas e você pode fazer uma visita guiada.
- O horário de funcionamento do jardim de borboletas é de segunda a domingo, a partir das 7h. às 4h30 da tarde. A entrada custa 10 soles para todos os turistas.
O mirante da montanha Putucusi
- A montanha Putucusi é uma das montanhas que circundam Machu Picchu. Seu nome ‘Putucusi’ é uma palavra quíchua que significa “Montanha Alegre”.
- É uma montanha circular, localizada a nordeste do rio Vilcanota, no distrito da cidade de Machu Picchu, província de Urubamba, departamento de Cusco.
- Putucusi tem uma altura de 2.500 metros acima do nível do mar e é a terceira montanha sagrada de Machu Picchu.
- O Putucusi é coberto por densa vegetação, com presença de samambaias, amieiros, pisonay e mais de 90 espécies de orquídeas. Além disso, destaca-se pela fauna silvestre própria. Possui uma importante diversidade de borboletas, pássaros, papagaios, uma variedade de insetos, etc.
- A subida até Putucusi tem um alto grau de dificuldade. O percurso começa na cidade de Aguas Calientes seguindo os trilhos do trem. Então você faz um desvio até a montanha. Você continua subindo pelo caminho marcado e de diferentes maneiras, com pequenos passos. A parte mais perigosa são escadas de madeira com quase 12 metros de altura, presas à montanha e com inclinação de 80º e 90º.
- A caminhada dura aproximadamente 2 horas, dependendo do físico do passageiro, visto que as paredes da montanha são praticamente verticais.
- O Putucusi era um local de vigilância e controle da cidade inca de Machu Picchu. Chegar ao topo é um grande desafio. Do alto você pode ver em todo o seu esplendor o cânion Vilcanota, a montanha Machu Picchu e a montanha Huayna Picchu.
- Assim que a subida começar, você encontrará muita vegetação. É uma subida difícil porque exige muito esforço físico.
- A caminhada apresenta alto grau de risco e nível médio de dificuldade. Não é recomendado para pessoas que sofrem de vertigens. Se você decidir fazer esta caminhada, lembre-se de ter muito cuidado, principalmente ao subir as escadas de madeira, para evitar acidentes e enfrentar o desafio de chegar ao topo.
Vista de Machu Picchu do topo de Putucusi
Os banhos termais de Aguas Calientes
- Os banhos termais de Aguas Calientes são a principal atração turística da cidade de Machupicchu. Eles estão localizados na parte alta da cidade, a uma distância de aproximadamente 400 metros. A caminhada dura apenas 15 minutos.
- Embora o local seja pequeno, os banhos termais oferecem um momento de relaxamento após a visita a Machu Picchu. As temperaturas dos seus sete poços de água variam entre os 38ºC. e 46ºC.
- As águas são de origem vulcânica e apresentam cor amarela opaca, ricas em minerais que são benéficos para relaxar músculos e ossos, além de oxigenar a pele.
- Os banhos termais contam com bar, banheiros, chuveiros e muito mais. O horário de atendimento está disponível das 5 da manhã às 8 da noite. O custo é de 10 soles para turistas peruanos e 20 soles para turistas estrangeiros.
Os banhos termais de Cocalmayo
- Os banhos Cocalmayo são conhecidos pelos afloramentos de suas águas que lhes conferem uma bela e idílica paisagem sob as montanhas..
- Os banhos termais estão localizados nas encostas de uma montanha e às margens do rio Urubamba. Pertence ao distrito de Santa Teresa, a cerca de 30 quilômetros da cidade inca de Machu Picchu.
- As águas destes banhos provêm do subsolo e são de origem mineral-medicinal com inúmeras propriedades curativas. Eles estão localizados em um local ideal para descansar no ambiente natural, onde abundam as culturas de café, abacate e maracujá.
- A maioria dos visitantes conhece os banhos termais na caminhada Salkantay de 5 dias ou na Selva Inca de 4 dias. Porém, também é possível visitá-lo a partir da cidade de Aguas Calientes.
- Suas três piscinas naturais possuem temperaturas que variam de 38ºC. até 44ºC. Possui águas de cores claras.
- O percurso inclui a caminhada de Aguas Calientes até a estação Hidroeléctrica (percurso pedestre de 10 quilômetros). Depois você pega um ônibus para a cidade de Santa Teresa e, por fim, para os banhos termais.
- O horário de visitação aos banhos termais Cocalmayo é todos os dias das 6 da manhã às 17 da tarde. O custo é de 5 soles para peruanos e 10 soles para turistas estrangeiros.
Fontes termais de Cocalmayo
O museu local de Machu Picchu
- O museu do sítio de Machupicchu chama-se ‘Manuel Chávez Ballón’ em homenagem ao pesquisador de Cusco que trabalhou no sítio arqueológico inca em meados do século XX.
- O museu local Manuel Chávez Ballón está localizado na Rodovia Hiram Bingham, que vai de Aguas Calientes a Machu Picchu. O percurso a pé dura aproximadamente 30 minutos.
- O museu local possui sete sequências com material audiovisual sobre a descoberta e valorização de Machu Picchu. Além disso, existem objetos cerâmicos, líticos, metalúrgicos e restos de esqueletos obtidos durante escavações em Machu Picchu.
- O museu também possui um jardim botânico com espécies de flores que abundam em Machu Picchu. O horário de visitação do museu é das 8h às 16h.
- O preço da visita é de 22 soles peruanos para adultos. A entrada é gratuita mediante apresentação do ingresso para Machu Picchu a partir do meio-dia.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Valeu a pena!“
“A viagem a Machu Picchu é algo que deve ser feito pelo menos uma vez na vida. Fiz isso com esta agência por recomendação de um amigo. Não tenho nenhuma reclamação, exceto que fiquei muito cansado depois da viagem. Bom, pelo menos o cansaço passou, mas a lembrança de Machu Picchu continua.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024