Apus: Os Espíritos da Montanha
Em sua viagem a Machu Picchu no Peru e geralmente na Cordilheira dos Andes, você ouvirá ou lerá a palavra ‘Apu’. Na crença inca, ‘Apu’ era o nome dado aos espíritos da montanha. Hoje, muitas pessoas no Peru continuam a venerar as montanhas como entidades sagradas.
- O que são os ‘Apus’?
- Como os Incas adoravam o ‘Apus’?
- Estes são os mais importantes ‘Apus’ dos Incas
- Os Apus no Peru moderno
- O Apus na visita a Machu Picchu
- O ‘Apu’ Machu Picchu
- Outros significados de ‘Apu’
- Perguntas freqüentes sobre as montanhas na época inca
Apu Ausangate. Uma das principais divindades do Inca Cusco
As principais montanhas ou ‘Apus’ de Cusco são: Ausangate, Salkantay e Machu Picchu. Este último cume deu o nome à atual Cidade Inca, uma das 7 Maravilhas do Mundo.
O que são os ‘Apus’?
- ‘Apu’ é uma palavra quíchua que significa ‘Senhor’. Os incas o usavam para nomear as montanhas e montanhas cobertas de neve de grande importância.
- Os ‘Apus’ eram espíritos protetores e vigiavam as pessoas em seu território, seu gado e suas plantações.
- De acordo com a cosmovisão do homem andino ( antes, durante e depois dos Incas), as montanhas eram entidades divinas que governavam o destino dos seres humanos
- Para o homem andino, cada montanha tem seu próprio espírito, seu próprio nome e seu próprio domínio que protegem. Assim, cada região tem seu próprio ‘Apu’ ou montanha protetora.
- ‘Apus’ eram espíritos tipicamente masculinos, embora também existam divindades femininas.
- Os incas acreditavam que quanto mais alto o ‘Apus’, maior sua importância.
Como os Incas adoravam o ‘Apus’?
- De acordo com os Incas, o universo era dividido em três reinos: Hanan Pacha (reino superior / reino dos deuses), Kay Pacha (reino dos homens) e Uku Pacha (o reino inferior ou submundo).
- As montanhas se elevam do Kay Pacha ao Uku Pacha. Assim, os incas tinham a possibilidade de se comunicar com seus deuses.
- As pessoas adoravam o ‘Apus’ com chicha (licor de milho), sebo de lhama e folhas de coca. Além disso, os Incas realizavam sacrifícios humanos (Capacocha).
- Geralmente, esses sacrifícios eram feitos nos picos mais altos cobertos de neve.
- Uma das descobertas mais importantes foi a descoberta da ‘Múmia Juanita’ (também conhecida como a ‘Senhora de Ampato’). O corpo desta menina foi encontrado em 1995 no topo do Monte Ampato em 1995.
Incrível! Apu Salkantay
Estes são os mais importantes ‘Apus’ dos Incas
Em Cuzco:
- Salkantay.
- Ausangate.
Em outras regiões do Peru:
- Sara Sara (Ayacucho).
- Coropuna (Arequipa).
- Ampato (Arequipa).
- Misti (Arequipa).
- Chachani (Arequipa).
- Huarancante (Arequipa).
- Hualca Hualca (Arequipa).
- Allincapac (Puno).
- Ccarhuarazo (Ayacucho).
- Rasuwillka (Ayacucho).
No Chile:
- Paniri (Antofagasta).
- Licancabur (Antofagasta).
- Copiapó (Atacama).
- El Plomo (Santiago, Chile).
Na Argentina:
- Chañi (Jujuy).
- Quehuar (Salta).
- Aconcágua (Mendoza).
- Chuscha (Saltar).
Os Apus no Peru moderno
- Embora o império dos Incas tenha desaparecido há mais de 5 séculos, saiba que o culto dos ‘Apus’ não desaparece.
- Os peruanos de hoje, especialmente aqueles criados em comunidades andinas tradicionais, ainda mantêm essas crenças nos tempos incas.
- No entanto, as crenças ancestrais do mundo andino coexistem com as tradições cristãs trazidas com a conquista espanhola.
O Apus na visita a Machu Picchu
- Uma boa opção para observar a crença andina dos ‘Apus’ é fazer a Trilha Inca. Durante esta caminhada de 4 dias e 3 noites para Machu Picchu, guias turísticos e visitantes aprendem sobre os rituais diários que são realizados no ‘Apus’.
- Em Cusco, a antiga capital dos Incas, é protegida por vários ‘Apus’ sagrados, como: o Ausangate (6.384 msnm) e o Salkantay (6.271 msnm).
- Da mesma forma, os incas que habitavam a ‘Cidade Inca’ adoravam a montanha Machu Picchu (3.082 msnm) e Huayna Picchu (2.720 msnm).
Huayna Picchu, montanha sagrada dos Incas
O ‘Apu’ Machu Picchu
- Machu Picchu está localizado na parte leste da Cordilheira dos Andes. A cidade inca é cercada por 3 montanhas: Machu Picchu, Huayna Picchu e Putucusi.
- Como Machu Picchu, os incas construíram suas principais cidadelas nas encostas das altas montanhas. Assim, eles poderiam adorar as montanhas e o sol.
- Nas encostas das montanhas Machu Picchu e Huayna Picchu, os incas construíram escadas até o topo para realizar rituais em homenagem aos ‘Apus’.
A montanha Huayna Picchu é uma das atrações turísticas mais importantes de Machu Picchu. Subir até o topo é uma das caminhadas curtas mais incríveis do planeta. Lá os incas construíram seu famoso ‘Templo da Lua’.
Outros significados de ‘Apu’
- A palavra ‘Apu’ também é usada para descrever um grande senhor ou outra figura de autoridade.
- Durante o tempo dos Incas, os governantes do 4 do Tahuantinsuyo (4 partes do império), receberam o título de ‘Apus’.
- Em quíchua, o termo ‘Apu’ tem muitos significados, incluindo chefe, rico, poderoso ou o mesmo no feminino.
Perguntas freqüentes sobre as montanhas na época inca
1) Os incas adoravam as montanhas?
Os Incas adoravam as montanhas. Para eles as montanhas eram ‘apus’ ou grandes senhores que mereciam respeito e veneração porque decidiam o futuro do povo. Esse culto vem de muitos séculos antes dos Incas e continua até hoje na cultura dos povos da Cordilheira dos Andes.
2) Quem são os apus ou montanhas mais importantes para os Incas?
Para os incas, as montanhas mais altas eram os apus mais poderosos. Assim, as montanhas mais importantes são: Aconcagua (Mendoza), Chuscha (Salta), Plomo (Santiago de Chile), Coropuna (Arequipa), Ausangate (Cusco), etc.
3) O apus se comunicou com os incas?
Os sacerdotes ou xamãs eram encarregados de realizar as cerimônias de pagamento à terra. Indicaram o que as montanhas pediam. Até hoje na cultura andina existe a crença no xamanismo e na comunicação com as montanhas.
4) Qual é o apu mais importante de Cusco?
As montanhas cobertas de neve Ausangate (6.384 msnm) e Salkantay (6.271), sendo as mais altas da região de Cusco, eram as mais importantes e poderosas na visão de mundo inca.
5) Que oferendas os incas deram aos apus?
Os incas costumavam oferecer oferendas de folhas de coca, iscas de animais, sacrifícios de lhamas e até sacrifícios de crianças por meio do ritual da capacocha.
6) Ainda hoje são feitas oferendas às montanhas?
Sim, muitas cidades e comunidades da Cordilheira dos Andes mantêm a tradição de fazer oferendas às montanhas. Desde simples saudações de respeito a rituais com oferendas de folhas de coca, como faziam os incas.
7) O que significa a palavra apu?
Apu é uma palavra quíchua que significa “Senhor”. Os incas o usavam para nomear as montanhas e montanhas cobertas de neve de grande importância.
8) Machu Picchu era um apu?
Machu Picchu é uma montanha ou ‘apu’ que foi considerada importante pelos Incas. Isso é demonstrado pelas oferendas que foram feitas na cidadela inca de Machu Picchu, bem como nos cumes do Huayna Picchu, Machupicchu e outras montanhas.
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Vertigo“
“A subida é por escadas sinuosas de tirar o fôlego, e não é adequada se você tem vertigem porque está continuamente olhando para o abismo. Agora que uma vez que você conseguir, você tem algumas vistas únicas, você terá muita sorte se conseguir que os ingressos sejam gastos 4 meses antes. Apenas 400 pessoas podem subir Huayna Picchu por dia e Machu Picchu só pode entrar 2.500“.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 14, 2024