A antiga vila inca e o mercado de Pisac são imperdíveis se você estiver a caminho de Machu Picchu, no Peru.
Machu Picchu é uma das atrações mais impressionantes do mundo e, caso você não saiba, o vilarejo de Pisac é o segundo lugar mais procurado em Cusco. Ela atrai milhares de visitantes todos os dias, tanto por sua antiga cidadela inca nas montanhas quanto pelo movimentado e crescente vilarejo “colonial” na base dessas montanhas.
Vilarejo inca de Pisac
E não é difícil sucumbir aos encantos desse lugar; de fato, nos últimos anos, ele tem tido um apelo universal, atraindo um grande número de seguidores da nova era e pessoas de todo o mundo que decidiram fazer de Pisac seu lar. É um ímã para os buscadores espirituais. É possível encontrar de tudo, desde retiros de ioga até sessões guiadas de medicina natural alucinógena com plantas como Ayahuasca e Chakruna.
Mas há mais em Pisac, uma antiga cidade inca no topo das montanhas atrás da cidade, e um mercado mundialmente famoso.
A cidade colonial de Pisac
Está localizada a 33 km de Cusco, é alcançada por uma estrada pavimentada e é onde começam as visitas guiadas ao Vale Sagrado dos Incas. Fundada em 1570 pelo vice-rei Toledo, a cidade de Pisac está localizada em um assentamento inca original. Estrategicamente construída ao longo do rio Urubamba, a cidade cresceu e passou a cobrir grande parte do fundo do vale em ambos os lados do rio. Os edifícios mais antigos da cidade estão localizados ao redor de uma praça central com uma árvore pisonay no meio, de onde partem todas as ruas centrais.
O mercado de artesanato de Pisac
O mundialmente famoso mercado de Pisac é realizado todos os dias, embora seja aos domingos que ele fica lotado de comerciantes e visitantes de todos os lugares. As barracas ocupam a praça principal e se estendem pelas ruas inclinadas até o pé da montanha; literalmente centenas de barracas individuais, que se estendem por toda a extensão da praça e continuam nas ruas adjacentes. Embora muitos dos vendedores comercializem produtos semelhantes, como tecidos de lã de alpaca e artesanato, há algumas barracas que vendem produtos exclusivos e de qualidade, ideais para uma ótima lembrança dessa bela cidade.
Uma das partes mais divertidas das compras nesse mercado pitoresco e para a qual você deve estar preparado é a negociação de suas compras; pedir um desconto e concordar com um preço faz parte do processo de compra.
Mercado de artesanato de Pisac
A aldeia inca de Pisac
O antigo vilarejo inca de Pisac fica nas montanhas atrás da cidade colonial. Situada nas encostas das montanhas, é imperdível para quem deseja visitar o Vale Sagrado ou se estiver a caminho de Machu Picchu. Entretanto, ela é desconhecida pela maioria dos turistas. Se quiser experimentar algo diferente, não deixe de incluir em seu itinerário a caminhada até a antiga cidade inca de Pisac.
Esse antigo assentamento inca é considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do Peru e uma das melhores amostras do que você verá em Machu Picchu. Muitos pesquisadores sugerem que o nome Pisac deriva da palavra quíchua (idioma dos incas) “Pisaca”, que significa perdiz, e que as asas do pássaro são representadas pelos vastos terraços agrícolas.
Em Pisac (Inca), você pode ver o maior e mais antigo cemitério inca da América do Sul, um assentamento residencial e banhos cerimoniais; descendo a montanha, encontra-se o complexo de templos, primorosamente esculpido em granito rosa; possui um templo do Sol, altares cerimoniais, canais de água e poços. Alguns metros mais abaixo, você pode ver uma bela área urbana, cercada por terraços agrícolas que se misturam com as curvaturas naturais da paisagem da montanha.
Como visitar Pisac?
Para entrar nas ruínas de Pisac ou em qualquer outra durante o passeio pelo Vale Sagrado, você precisará ter em mãos o bilhete turístico de Cusco. O ingresso parcial – Circuito 3 “Sítios Arqueológicos do Vale Sagrado”, inclui sítios arqueológicos em Pisac, Ollantaytambo, Chinchero e Moray.
A maioria das pessoas visita o local como parte de um grupo, que inclui um guia que o levará pela cidade inca de Pisac, com algum tempo livre para passear pela cidade colonial e pelo mercado de Pisac. É possível obter uma história diferente de Pisac de diferentes guias, e é muito divertido compará-la com as histórias de outras pessoas.
O passeio pelas incríveis construções incas de Pisac levará de 2 a 3 horas; você caminhará da praça da cidade até a antiga vila inca no topo da montanha. No entanto, uma maneira menos cansativa de visitar o sítio arqueológico é pegar um táxi na vila e contornar a parte de trás da montanha, ao longo de uma estrada que o levará ao topo.
Se você tiver tempo, recomendamos que passe pelo menos um dia inteiro em Pisac, seu mercado e suas magníficas construções incas. Você pode incluir o restaurante na excursão organizada e nós o escolheremos para você, ou você pode ver suas opções. Embora elas sejam bastante limitadas, há alguns restaurantes rurais na saída e, ao redor da praça, há também alguns bons restaurantes que oferecem um cardápio variado.
Vista geral do vilarejo de Pisac
Conselhos de pessoas que estiveram lá
“Belo lugar para se conectar“
“Passei cerca de 6 horas nesse lugar, vaguei por todas as ruas e sítios arqueológicos, e tudo o que pude observar foi simplesmente fantástico. Há pessoas de todo o mundo vivendo pacificamente nesse vilarejo. No dia de sua visita, recomendo que você traga água e uma mochila para o caso de o tempo mudar. Esse é um dos lugares mais bonitos de todo o vale. Use calçados confortáveis.“
Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, agosto 15, 2024