Clique para classificar o artigo

Rio Urubamba de Machu Picchu

O nome do rio Urubamba vem do quíchua Urupampa que significa “planalto das aranhas”. Era conhecido no tempo dos Incas como Willkamayu e foi sagrado para eles. É um dos principais rios peruanos e faz parte da bacia do Amazonas. Por tradição, o rio Urubamba, está dividido em dois o pongo de Mainique, um pequeno canhão perigoso de navegar e com uma reputação um pouco sinistra.

Rio Urubamba
O Willkamayu, o rio sagrado dos Incas

Características do rio Urubamba

O rio para o lado sul do ponho é conhecido como o “alto Urubamba”, nasce no nó do Vilcanota, e era conhecido como Wilcamayu (río sagrado pelos incas); enquanto que o lado norte do pongo de Mainique deságua no rio Ucayali, e é conhecido como o “baixo Urubamba”, percorrer grande parte do departamento de Cusco com o nome do rio Vilcanota, mas ao entrar na cidade de Urubamba, recebe o nome de rio Urubamba. Este rio percorre todo o Vale Sagrado dos incas, no seu percurso passa ao pé da montanha, onde está Machu Picchu, mas antes passa por Ollantaytambo. Após isso, dá vida a um dos vales mais frutíferos da província da Convenção, na cidade conhecida como Vale Sagrado dos Incas.

Rio Alto Urubamba

O lado sul do rio antes do pongo de Mainique, recebe o nome de Alto Urubamba.

  • O rio Urubamba, no Vale Sul de Cusco

    Sua excursão pelo nordeste, do departamento de Cusco o leva para o Complexo Arqueológico de Raqchi, onde está o famoso Templo do Deus Viracocha (Criador do universo segundo os Incas); percorre o Vale Sul pelo povoado de Andahuaylillas, onde fica a chamada Capela Sistina da América, a 36 km da cidade de Cusco.

  • O rio Urubamba, no Vale Sagrado dos Incas

    Depois de passar por esta cidade, o rio continua seu percurso pelo Vale Sagrado, onde passa por um dos povos mais bonitos do vale e onde se podem encontrar impressionantes ruínas incas; trata-se da antiga cidade inca e a vila colonial de Pisac, de onde podia vigiar a entrada do Vale Sagrado dos Incas e o passo a cidades como Urubamba, de quem recebe o nome, Cusco e Machu Picchu.

  • O rio Urubamba em Urubamba

    Urubamba é a província que produz o milho branco, o maior do mundo e onde o rio Vilcanota muda seu nome para Urubamba; à altura desta cidade, o rio fica mais rápido e turbulento, permitindo-lhe praticar rafting, nível III, ao longo de 110 km e com uma vazão de 600 m3/s, em seguida, enriquecer esta terra para a produção de milho, o rio continua a sua descida até o povoado de Ollantaytambo, onde você terá que embarcar no trem para Machu Picchu, ou se inicia o incrível Trilha Inca para Machu Picchu.

  • O io Urubamba em Machu Picchu

    O rio Urubamba rodeia as montanhas, onde se encontra construída a cidade Inca de Machu Picchu e percorre o vale desde a cidade de Ollantaytambo até o povoado de Águas Calientes, ao pé da montanha onde se encontra construído Machu Picchu; os trens para Machu Picchu viajam pelas margens do rio Urubamba até a llacta (cidade) Inca. O rio rodeia a montanha Huayna Picchu, de forma circular, dando lugar a uma paisagem fascinante e original, que inspirou milhares de pessoas.

Rafting en el Río Urubamba
O Rio Urubamba é ideal para a prática do Rafting

Rio Bajo Urubamba

Depois de passar por Machu Picchu continua sua viagem pela província de Convenção, onde ingressa no pongo de Mainique e de onde é conhecido como “Bajo Urubamba”; se interna na floresta amazônica, se une a Bacia do Amazonas, no rio Ucayali e Marañon, para desaguar no Oceano Atlântico.

Rafting no rio Urubamba

O rio Urubamba oferece uma das melhores oportunidades para fazer rafting. O rafting no rio Urubamba, é uma das melhores experiências que se pode obter no Vale Sagrado dos Incas. O rio Urubamba normalmente oferece rafting de níveis I, II e III, no entanto, fazer a sua visita a Cusco em tempo de chuvas lhe oferece a oportunidade de praticar rafting de níveis IV e V. Os níveis do caudal do rio fazem com que as embarcações deslizem a grandes velocidades; os níveis a partir de III são considerados de risco. O vale de Urubamba conta com um clima temperado e a temporada é de todo o ano, a parte navegável do rio Urubamba cobre cerca de 2 km que descem desde os 2,700 m acima acima do nível do mar.

Achados incas no rio Urubamba

Há apenas alguns anos, encontrou-se um altar inca enterrado entre as rochas do rio Urubamba, foi encontrado na altura do povoado de Ollantaytambo, foi encontrado por conservadores, enquanto eles limparam as margens do rio. Esta peça inca é finamente cinzelada e só se pode ver a 35% de todo o corpo lítico. Tem 2.50 metros de comprimento por 1 metro de largura e pesa cerca de 20 toneladas. É uma das melhores mostras de devoção que tiveram os incas por água, e por este rio, sagrado para eles. A relíquia inca será limpada, estabilizada e em seguida transferida para um desses lugares: a a praça principal em Ollantaytambo, ou dentro de seu parque arqueológico.

Flora e fauna do rio Urubamba

Hoje em dia os lugares por onde passa o rio Urubamba tornou-se um dos melhores lugares para a observação de aves na região de Cusco e Machu Picchu. São mais de 400 espécies de aves que habitam o Parque Nacional de Machu Picchu. À medida que se adentre no vale, a quantidade de plantas e animais aumentasse; várias delas são espécies que não vai ver em nenhum outro lugar do mundo. O Santuário Histórico e Natural de Machu Picchu é o lar de espécies em perigo de extinção como o urso de óculos e o gallito de las rocas; e de uma infinidade de insetos, borboletas, muitas plantas únicas, entre as que se encontra em torno de 500 variedades de orquídeas.

Río Urubamba Machu Picchu
Vista do rio Urubamba, a partir de Machu Picchu

 

Conselhos de pessoas que estiveram lá

O rio Urubamba

Cynthia DPor: Cynthia D

“Rio Selvagem“

“Depois de Pisac, o rio se torna mais turbulento. Vivo numa zona costeira e a verdade nunca vi um rio com tanta força; eu recomendo reservar um hotel longe do rio em Águas Quentes, a menos que você queira que arrulle durante toda a noite.“


 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, março 26, 2019