Clique para classificar o artigo

O Mercado de Pisac no Vale Sagrado

A 40 minutos da cidade de Cusco, no extremo oriental do Vale Sagrado dos Incas está o pequeno povoado de Pisac, e desde há um tempo a sua popularidade tem crescido muito, isso não só graças ao seu complexo arqueológico, mas também a seu belo mercado artesanal; mas, por que é tão popular o mercado de Pisac e que se pode encontrar lá?

Como começou o mercadode Pisac?

Mesmo durante o império dos incas há mais de 600 anos, a área de Pisac teve grande importância agrícola; as terras férteis do vale, banhadas pelo rio Urubamba e os terraços construídos na montanha, foram utilizadas para o cultivo de milho, quinoa, batata, quinoa, etc., Durante a conquista e, como outras cidades incas, a cidade inca de Pisac foi destruída no início de 1530; a atual cidade de Pisac foi construída no vale, por ordens do Vice-rei Toledo, na década de 1570.As crônicas da conquista, mostram que a praça principal não demorou em tornar-se em uma importante área comercial e, em seguida, no mercado, que hoje em dia se conhece.

Mercado de Pisac
Mercado de Pisac

O mercado hoje

Hoje em dia, o mercado de Pisac é um mar de barracas de madeira colocados aleatoriamente e muito juntos. A maior parte dele, está localizado na Plaza de Armas de Pisac, mas se estende para as pequenas ruas dos arredores. Durante a semana o mercado de Pisac é muito mais pequeno, e na maioria dos casos só se pode encontrar vendedores de artesanato; no entanto, o mercado é muito maior aos domingos; os vendedores chegam a ocupar até o último centímetro disponível; neste dia encontrasse também, postos de alimentos, frutas e verduras orgânicas, cultivadas no vale; e, inclusive, alguns postos com estranhos bebidas, utilizados desde a época dos Incas.

A seção de artesanato

A seção de artesanato do mercado está cheia de artigos relacionados com a cultura inca, pode ser o lugar ideal para comprar presentes e lembranças. Você vai encontrar produtos mão-tecidos de fibras de lã de alpaca e de algumas peças únicas jóias, lembre-se que este mercado é permitido pechinchar.

Artesanato, mercado de Pisac
Artesanato – Mercado de Pisac

A seção de refeições

Leve o seu tempo para percorrer a seção de alimentos; a maioria das coisas parecem maravilhosos, mas cuidado, nem todos os lugares são tão higiênicos. Você pode encontrar produtos naturais e orgânicos, como a batata nativa, o milho, o “rocoto”, uma espécie de pimenta bem picante; teste também o Pacay, uma fruta “incomum”, por fora parece uma enorme alverja (ervilha), com um doce, refrescante e delicioso fruto, de cor branca, que se assemelha a um pedaço de algodão.

Produtos orgânicos, mercado de Pisac
Produtos orgânicos – Mercado de Pisac

Como chegar ao mercado de Pisac?

Se você não está viajando por Pisac, como parte de um tour organizado e queira visitar o mercado de Pisac, por sua conta, a única coisa que tem que fazer é tomar um táxi a partir de qualquer parte da cidade do Cusco, e dizer-lhe que o leve para a rua Puputi, deste lugar saem carros, ônibus e minivans rumo a Pisac, os preços variam entre 4 e 7 soles. Mas se você pretende viajar algo mais confortável, você pode negociar um táxi, este lhe pode custar entre 30 e 50 soles.

Para aproveitar ao máximo seu tempo, é possível que você deseja incorporar em seu percurso as ruínas de Pisac. Pode ir a pé desde a Praça de Armas de Pisac, pode encontrar o caminho perguntando e segui-lo por sua conta; é um povo muito pequeno e é muito difícil se perder. O complexo arqueológico de Pisac e, claro, do seu mercado, são os locais que não deve perder-se em sua viagem a Machu Picchu.

 

Por Ticket Machu Picchu – Ultima atualização, maio 30, 2017